Um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra de um cliente é o atendimento que ele recebe e o estado do espaço que está oferecendo o produto que ele deseja.
Quanto mais bem arrumado e organizado for um ambiente maior será a confiança que ele irá passar ao consumidor.
Se você deseja elevar as vendas de seu negócio, uma ótima estratégia a ser considerada é a decoração do espaço, que inclusive é abordada dentro dos estudos de marketing.
Pensando nisso, separamos 5 ideias e dicas de decoração que você pode usar para deixar sua loja muito mais confortável e aconchegante para você e seus clientes. Continue a leitura e confira dicas que irão alavancar as vendas de seu comércio!
1. Defina uma paleta de cores
Antes de tudo, a primeira dica para que uma loja tenha um acabamento mais harmônico é trabalhar uma paleta de cores – com certeza a diferença vai ser notada logo de cara.
Esse passo não é tão simples quanto parece, uma vez que as cores devem ser escolhidas de acordo com a proposta do que você vende. Afinal, a psicologia das cores diz que a nossa mente associa diferentes desejos a determinadas tonalidades.
Ótimos exemplos são as franquias de restaurantes, que adotam cores quentes em sua paleta de cores, pois elas remetem à fome.
Pense em restaurantes famosos de fast food que, sem dúvidas, o amarelo, o vermelho ou o laranja estarão presentes por lá.
Se você não tem certeza de qual paleta de cores escolher para sua loja, faça uma análise de mercado e busque inspiração em seus concorrentes. Provavelmente eles terão uma cor em comum que você pode considerar para sua loja.
Lojas infantis sempre ficam numa paleta de cores pastéis, aquelas bem clarinhas. Lojas de materiais e construção mantêm tons neutros, mais ligados à masculinidade. Boutiques e salões com tonalidades douradas ficam muito sofisticadas.
Percebe o quanto as cores afetam a percepção que temos do tipo de estabelecimento? Estude essa técnica, ela será muito valiosa!
Leia também: Cores para pintar a casa: o guia para você se inspirar
2. Enriqueça os detalhes da decoração
Mesmo que pequenos, os detalhes chamam muito a atenção, então é importante que você os leve em conta. E isso se torna ainda mais importante quando pensamos que sua loja é pequena!
A escolha dos artigos de decoração, a sua disposição no espaço, a altura em que ficarão, onde ficarão e por aí vai… Esses detalhes vão deixar a sua loja melhor decorada e organizada.
Alguns pontos que recomendamos: posicionar cadeiras e bancos pela loja para os clientes sentarem, instalar um filtro de água (e quem sabe até uma máquina de café!), decorar o teto, pintar os cestos de lixo, assim por diante.
3. Inove na iluminação
Se você já entrou em um ambiente com grandes lustres e lâmpadas em formatos e tonalidades diferentes, sabe que o impacto que uma boa iluminação causa é grande. Por isso, ela precisa ser escolhida com muito carinho.
Um dos preceitos que toda loja deve adotar para sua iluminação é evitar ao máximo deixar espaços escuros ou com sobras, uma vez que isso pode diminuir o interesse de seus clientes em produtos que estiverem próximos ali.
Nossa principal sugestão de iluminação são lustres. Por possuírem diversas lâmpadas, podem ser ótimas opções para deixar o ambiente mais claro e iluminado. Além, claro, de ser extremamente sofisticado.
Os trilhos de spots de LED também são ótimos, já que oferecem a possibilidade de serem movimentados em diferentes ângulos. Assim, você pode direcionar a luz para uma seção ou manequim em específico.
Assim, é possível voltar a iluminação a espaços mais escuros do ambiente.
Leia também: Quais luminárias usar em cada cômodo? Saiba mais!
4. Incremente a decoração com plantas
Por se tratar de um espaço reduzido, a decoração da sua loja precisa se esforçar para deixar o ambiente mais confortável e aconchegante em suas limitações.
E uma ótima maneira de fazer isso é com uso de plantas na decoração, que fazem sua loja ficar similar a espaços abertos e naturais.
Essa aproximação com a natureza em estabelecimentos comerciais têm se tornado cada vez mais popular e deixa o ambiente muito bonito.
Caso você não tenha tempo ou interesse no cultivo de plantas naturais, existem diversas opções artificiais que ainda deixarão o espaço muito charmoso e aconchegante.
Já falamos por aqui sobre decoração com plantas na sala. Aproveite para conferir o post e conhecer quais são as melhores espécies para o ambiente!
5. A organização precisa estar sempre intacta
Imagine o quão desconfortáveis seus clientes se sentirão ao entrarem em um espaço todo desorganizado que torna difícil até mesmo encontrar os produtos para venda? Horrível, não é?
Por isso, é preciso que o espaço esteja sempre bem organizado. A primeira impressão de quem entra em sua loja deve ser de um espaço totalmente arrumado e visualmente agradável.
Não precisamos nem mencionar que o ambiente precisa estar limpo e livre de sujeiras pelo chão, balcões e paredes, né?
Lembre-se de que seu cliente precisa sentir confiança e conforto no ambiente em que está gastando seu dinheiro. Caso a disposição dos produtos e organização em geral não o agrade, dificilmente ele voltará a comprar ali novamente.
Com essas dicas, temos certeza de que sua loja terá uma grande mudança, não só em sua aparência mas também no bem-estar de seus clientes.
Como escolher e montar a decoração de loja pequena?
Existem muitas opções de decorações que podem ser trabalhadas em uma loja, tudo depende do nicho com que o local atua e, claro, das preferências do proprietário.
Se você pretende revitalizar a decoração de um estabelecimento comercial, existem duas formas de fazer isso: uma reforma completa ou ir decorando em partes. Entenda:
A reforma completa é a que oferece o melhor acabamento, uma vez que ela irá melhorar o ambiente de maneira brusca, evitando delongas para deixar o espaço mais convidativo.
O ponto negativo é que o investimento, consequentemente, será mais alto. Se essa reforma estiver dentro do orçamento de despesas da loja, nossa recomendação é que você opte por esta opção.
Por outro lado, se você deseja cuidar da aparência do ambiente, mas não pode mudar tudo de uma hora para a outra, a decoração a longo prazo pode ser uma ótima opção para você.
A vantagem aqui é que você pode montar cada detalhe com uma atenção especial e, caso mude de ideia durante o processo, pode pensar em novas opções para um acabamento inteiramente idealizado por você.
Uma vez definido esse processo, você já pode seguir nossas dicas para seu comércio.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos inspirado você a deixar sua loja com uma aparência ainda melhor.
Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre estilo minimalista e entenda de uma vez por todas o que é esse estilo tão comentado nos últimos tempos!
- Como fazer restauração de móveis antigos: passo a passo + dicas de uso - 9 de setembro de 2024
- Cores que combinam com cinza: 17 dicas para não errar - 2 de setembro de 2024
- Vermelho combina com que cor na decoração? 10 alternativas - 26 de agosto de 2024