Mesa para área externa que pode molhar — como escolher?

Sempre buscamos otimizar todas as partes da nossa residência, certo?

Como a área externa pode agregar muito valor à harmonização da sua casa, a Lemare Móveis elaborou um guia perfeito para você que busca deixar o lugar requintado e útil.

Para isso, elencamos algumas informações que devem ser consideradas na escolha de uma mesa externa! Até porque como o quintal é aberto, torna-se inviável apostar em materiais que podem ser danificados ao entrar em contato com sol, chuva e vento.

Prontos para saber como escolher uma mesa que pode molhar?!

Que tipo de mesa pode tomar sol e chuva?

Os móveis que podem ficar expostos à chuva e ao sol dependem do material utilizado na fabricação do produto.

Basicamente, as mesas precisam ter propriedades impermeáveis – ou, pelo menos, bastante resistência. Considerando esse detalhe, a Lemare recomenda alguns materiais com tais características, são eles:

  • Plástico;
  • Alumínio;
  • Madeira.

No primeiro caso, o plástico é um material parcialmente impermeável – isso significa que a água não consegue penetrar no material. Consequentemente, pode ser exposto sem sofrer muitos danos.

Mesa de alumínio e plástico impermeável

Já no segundo caso, o alumínio é metal nobre que possui alta resistência à oxidação. O material é elaborado com uma espécie de barreira protetora que protege-o contra a ação do tempo.

Mesa de alumínio

Por último, temos a madeira que normalmente não é um material que fica exposto, pois geralmente são higroscópicos – propriedade que certos materiais possuem de absorver água.

Entretanto, existem alguns tipos que são bastante resistentes, como a madeira Teca – que é utilizada em aplicações marítimas!

A madeira Ipê também é referência quando o assunto é resistência à umidade. Assim, ela pode ser aplicada em inúmeros tipos de projetos devido à sua versatilidade.

Além delas, existem outros tipos de madeiras recomendados para móveis externos, como Tatajuba, Peroba Rosa, Cumaru, Maçaranduba, Mogno etc.

Já que o assunto é mesa, nada mais justo do que você conferir 11 modelos próprios para o jantar!

Como escolher uma mesa para área externa?

Se você está com dúvidas sobre qual mesa escolher para o seu jardim, veja alguns pontos que devem ser considerados na hora da compra.

Invista em uma mesa resistente

Não é viável investir em um modelo para o quintal se ele vai estragar em alguns meses, certo?

Dessa forma, o primeiro passo é certificar que o material não seja danificado quando exposto ao tempo. Garantindo isso, você pode seguir para a segunda recomendação.

Mesa branca área externa

Adquira um modelo que seja funcional

Depois de certificar que a mesa não estrague com a chuva, é necessário atribuir uma funcionalidade, até porque não adianta ter uma mesa se ela não tiver utilidade.

Então, se você está pensando em fazer um café da tarde, uma boa opção é investir em modelos circulares, assim todas as pessoas ao redor da mesa conseguem pegar as coisas com facilidade.

Para churrascos, uma mesa retangular pode ser a melhor opção, pois permite que os convidados posicionem pratos, copos, bandejas em um só lugar.

Esses detalhes fazem toda a diferença. Portanto, pense bastante na serventia do modelo.

Mesa de madeira com cadeira embutida para área externa

Saiba como escolher a altura ideal da sua mesa!

Harmonize a mesa com outros móveis

Por último, mas não menos importante: a combinação!

Como sabemos, a decoração é a alma de um ambiente. Portanto, devemos, ao máximo, elaborar tudo com perfeição.

Assim, todos os elementos do seu jardim estarão em conjunto para fornecer conforto e muito estilo ao local.

Área externa decorada com plantas e móveis de madeira

Veja algumas dicas para decorar a área externa com praticidade e funcionalidade!

Como fazer um móvel externo durar mais tempo?

Para que o mobiliário externo da sua casa dure por mais tempo, você precisa realizar alguns cuidados básicos, como a manutenção.

Como mencionamos, o plástico, o alumínio e a madeira estão no top 3 materiais para serem utilizados ao ar livre. Então, vamos ensinar alguns passos para cuidar de cada um deles.

Manutenção de móveis plásticos

O primeiro passo para realizar os cuidados com uma mesa de plástico é protegê-la. Isso porque ela pode ficar manchada ou suja quando exposta. Para evitar essas condições, cobri-la com uma capa pode ser uma ação efetiva na preservação do móvel.

Outro detalhe importante é apostar em uma boa limpeza! Felizmente, o plástico é um material simples de ser higienizado. Dessa forma, você pode lavar a mesa quinzenalmente com um pano macio, água e sabão.

Sofá para área externa

Conservação de móveis elaborados em alumínio

O material é sinônimo de durabilidade e força, certo? Porém, não é só isso! A praticidade também deve ser adicionada à lista das propriedades do metal, uma vez que os produtos elaborados com a matéria-prima não precisam de manutenções rotineiras.

A higienização dos produtos em alumínio é esporádica – com cera para peças com tonalidades mais brilhantes ou silicone líquido para pinturas foscas.

Para manter o aspecto de novo nos móveis externos em alumínio, evite substâncias abrasivas e materiais que raspem o material – como palhas de aço.

Você pode saber todas as diferenças entre aço e alumínio clicando aqui!

Jogo de mesa e quatro cadeiras para área externa

Cuidando de móveis externos elaborados em madeira

Além de belíssimos, os móveis de madeira são simples de cuidar!

Sempre que possível, remova o pó da mobília utilizando pano umedecido para evitar o acúmulo de sujeira. Para proteger o móvel você pode realizar a proteção básica para itens em madeira:

  • Limpe o móvel com um pano úmido;
  • Lixe-o com uma lixa fina;
  • Aplique um impermeabilizante;
  • Remova possíveis excessos do produto;
  • Utilize uma esponja abrasiva para limpar a superfície;
  • Aplique uma segunda demão após alguns dias.

Ao aplicar um impermeabilizante, você estará oferecendo uma camada protetora para a madeira, protegendo contra diversas ações, como chuva, raios solares etc.

Aplicando impermeabilizante em mesa de madeira

Assim, a sua mesa externa terá uma durabilidade ainda maior!

Gostou de saber mais sobre o assunto?! Aqui no Blog da Lemare Móveis, você encontra tudo sobre móveis e decorações!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

7 cores de portas internas para conhecer e se inspirar

6 tipos de iluminação para sala que você precisa conhecer

Próximo Post

3 comentários em “Mesa para área externa que pode molhar — como escolher?”

Deixe um comentário