11 tipos de mesa de jantar e como escolher a sua

Conheça os melhores tipos de mesa para sala de jantar e como escolher a sua!

Além de ser um espaço que contempla as refeições de toda a família, as salas de jantar são ambientes que podem agregar muito à decoração da casa, uma vez que são o ponto central do layout da maioria dos imóveis.

Com isso em mente, devemos sempre estudar as melhores formas de deixar esse ambiente harmônico e bem decorado. Nele, existe uma mobília em especial que é peça-chave: as mesas de jantar.

Desde as pequenas às maiores, elas são um dos móveis mais importantes de toda a casa. Pensando nisso, neste post nós preparamos uma lista com os principais tipos de mesas para salas de jantar. Conheça e escolha a sua!

1. Mesa para sala de jantar pequena

Um dos tipos mais procurados para imóveis pequenos são as mesas pequenas, pois são ideais para casas ou apartamentos com espaço reduzido – ou famílias compostas por um número reduzido de pessoas.

Mas não pense que isso faz das mesas de jantar pequenas inferiores a outros modelos maiores, muito pelo contrário! Os modelos continuam oferecendo todo o conceito de praticidade e beleza para seu lar, apenas em um tamanho reduzido.

A dica é posicionar a mesa em um local estratégico da sua sala de jantar, em que a passagem não seja obstruída.

Além disso, a escolha entre um modelo redondo ou quadrado (veja mais sobre nos próximos tópicos) também é importante para um melhor aproveitamento do espaço.

Leia também: Mesa para apartamento pequeno: saiba como escolher

2. Mesa de jantar redonda

As mesas redondas são modelos ideais para serem colocados bem ao centro dos espaços, pois naturalmente já chamam atenção. Se posicionadas estrategicamente, são as melhores opções para salas com tamanhos menores.

Outra qualidade da mesa redonda é que ela pode acomodar mais pessoas sentadas, uma vez que, por ser redonda, é mais fácil adaptar cadeiras lado a lado – o que é muito útil para receber convidados.

3. Mesa de vidro de jantar

Com um design clean e requintado, as mesas de jantar feitas em vidro conferem ao espaço um charme único e especial, além de serem muito práticas na hora de sua limpeza e organização.

Existem diversos tipos de vidro para mesa de jantar e a vantagem é que todos são muito flexíveis e se adaptam a outros lugares, como escritórios, comércios e empresas.

Isso faz com que você tenha possibilidades de reaproveitamento caso queira trocá-la no futuro.

E não pense que essa adaptação é incomum, viu? A tendência dos dias de hoje é que os móveis sempre sejam otimizados para um melhor aproveitamento de espaço, então é possível encontrar mesa de centro que vira mesa de jantar, mesa de jantar que vira mesa de escritório e outras mobílias com funções flexíveis.

Ao adotar móveis harmônicos e flexíveis na decoração, como este exemplo em vidro, tudo é possível!

4. Mesa de jantar moderna

Em ambientes que possuem toques de decoração contemporâneos, as mesas de jantar modernas são as opções perfeitas. Seus acabamentos e detalhes são mínimos, focados em um design clean e minimalista que remete à arquitetura moderna.

Além disso, seu foco está na praticidade oferecida pelas mesas, enaltecendo sua função de comportar você e seus familiares para um jantar confortável e com todos presentes.

Leia também: Como montar mesa Eiffel? Siga o tutorial simplificado

5. Mesa de jantar retrô

Em contrapartida, se você prefere um modelo com um toque que remete à decoração de época, as mesas de jantar retrô são opções fascinantes!

Em seu acabamento, o que chama a atenção é a riqueza de detalhes, entre os quais os principais são os pés inclinados e as laterais inferiores com curvas e bordas arredondadas.

Outra característica muito presente nas mesas de jantar retrô são as cores, geralmente oferecidas em tons pastéis e/ou madeira.

6. Mesa de canto para sala de jantar

Novamente direcionando a espaços reduzidos, as mesas de canto podem ser ótimas opções para aproveitar qualquer canto ou até mesmo hall disponível em seu lar.

Assim, sua casa também conta com uma sala de jantar para reunir a família durante as refeições.

Dentre os modelos mais conhecidos e procurados para compor o ambiente, as mesas de canto alemão vêm fazendo muito sucesso entre os consumidores, pois aproximam esse cantinho da estética usada por restaurantes e lanchonetes.

O conforto promovido por esses modelos é notório, fazendo com que toda a família e até mesmo as visitas consigam um espaço para ficarem mais próximos.

Leia também: Altura de Mesa Ideal | Aprenda a Escolher com a Lemare

7. Mesa de jantar de madeira

É impossível não mencionar as mesas de madeira sem falar do clássico e atemporal estilo rústico que conquista o coração e o lar de muitas pessoas.

O acabamento inconfundível dessas mesas é encontrado em formatos variados, o que faz da peça muito flexível e adaptável a qualquer estilo.

O tampo da mesa pode ser encontrado com bordas assimétricas e simétricas, tudo depende das preferências de cada um.

O principal ponto de vantagem dessas mesas é a durabilidade – ao escolher um modelo produzido em madeira de qualidade, é certo que se tratará de um móvel para toda a vida, podendo até ser passado às gerações futuras.

8. Mesa lúdica de jantar

Fazendo jus a seu nome, as mesas de jantar lúdicas são pensadas de modo a brincar com a decoração do espaço.

Com detalhes mais despojados e despretensiosos, elas podem variar muito entre si, com opções com cores, desenhos e formas diferentes.

Se você gosta de uma decoração mais alegre e divertida, os modelos lúdicos são ideais. Ainda é possível complementá-los com cadeiras em diferentes acabamentos entre si para valorizar o assimétrico e encontrar harmonia nos opostos.

9. Mesa quadrada e retangular de jantar

Indicada para ambientes mais amplos, as mesas quadradas e retangulares contam com um diferencial bastante convincente em relação às mesas redondas: elas podem ser encostadas na parede.

E suas vantagens não param por aí: seu formato também eleva a capacidade de comportar alimentos e pessoas durante as refeições, deixando todos mais próximos.

Essas mesas também podem ser usadas em ambientes pequenos, mas é necessário tomar cuidado para não obstruir a passagem, já que as quinas oferecem riscos ao bem estar de todos – especialmente das crianças.

Leia também: Mesa redonda ou retangular: saiba como escolher

10. Mesa de jantar com bancada

As mesas de jantar com bancadas são ideais para complementar espaços planejados com muita elegância e sofisticação: além de possuírem a clássica função de mesa para as refeições, essas opções ajudam na introdução das ilhas, o que as tornam mais adequadas para cozinhas americanas.

A ideia é que a bancada e a mesa possuam o mesmo acabamento para torná-los harmônicos entre si, mas é possível encontrar modelos com detalhes diferentes também, como as mesas com o tampo em madeira e a bancada em mármore, ou vice-versa.

11. Mesa laqueada de jantar

Outra opção que vem sendo muito procurada atualmente são as mesas laqueadas de jantar, que possuem um acabamento com pintura de laca visando deixar o móvel com uma superfície lisa, completamente livre de texturas.

Trata-se de um móvel que agrega muita sofisticação à decoração do ambiente, e por ser encontrado majoritariamente em cores neutras não é difícil adaptá-lo à decoração.

O melhor de tudo é que o acabamento em laca garante muita praticidade e facilidade, especialmente na hora da limpeza e organização.

Como escolher uma mesa de jantar?

Para escolher a melhor mesa de jantar para você, recomendamos se atentar ao formato, tamanho e cor do móvel.

O formato redondo, quadrado, retangular ou mesmo oval é o primeiro a ser escolhido, e precisa ser escolhido de acordo com o tamanho de sua sala de jantar e, é claro, suas preferências pessoais;

O tamanho também precisa ser definido de acordo com a quantidade de pessoas em sua família, caso tenha uma família pequena, considere as visitas que costuma receber;

A cor também tem sua importância para harmonizar o espaço de acordo com a paleta predefinida.

Leia também: Mesa para sala de jantar: critérios para facilitar a escolha

O que colocar em cima da mesa de jantar?

Vasos, adornos decorativos e toalhas de mesa são os objetos mais colocados sobre as mesas.

Além disso, como são muitos os tipos de tampo de mesa de jantar, combinar os objetos de decoração com o acabamento do tampo pode ser uma ótima técnica para auxiliá-lo a decorar o móvel com muito requinte e elegância.

Onde comprar mesa de jantar?

Na Lemare Móveis, há um grande catálogo de mesas de jantar, tal como as opções trazidas neste conteúdo.

Caso você esteja procurando por uma nova mesa de jantar para seu lar, vale a pena conferir todos os modelos oferecidos para contar com qualidade e eficiência em toda a sua jornada de compra.

Seja mesa Saarinen, Eiffel ou qualquer outro modelo, na Lemare Móveis você encontra.

Agradecemos por sua leitura e esperamos você novamente aqui no blog para conferir nossas dicas sobre decoração e móveis para seu lar. Até a próxima!

Avalie este post
Referência no segmento de móveis, o Blog da Lemare transpassa inovação e paixão pelo segmento de casa e decoração. Por aqui, você encontra as melhores dicas transformadoras sobre iluminação, decoração e ainda aprende a criar ambientes aconchegantes e confortáveis.
Equipe Lemare Móveis
Post Anterior

7 tipos de tapete para investir e onde usar cada um

Decorações em gesso: 6 ideias para teto, parede e mais

Próximo Post

Deixe um comentário