Móveis multifuncionais: o que são, como usar e mais!

A preferência por bons móveis multifuncionais tem se tornado cada vez mais frequente por serem produtos de qualidade e que oferecem um bom custo-benefício. Os modelos, além de serem confortáveis, ajudam a economizar espaço e permitem que os pertences sejam inseridos em seus compartimentos inteligentes quando utilizados corretamente.

Enfim, sem dúvidas, essa é uma ótima alternativa de móvel para você investir. Neste post, vamos te mostrar os motivos e como aderir em sua casa.

Acompanhe:

O que são móveis multifuncionais?

Os móveis multifuncionais são objetos que oferecem uma variedade de funções em um só, como o sofá-cama ou uma cama-baú, que serve para guardar itens. O diferencial desse tipo de produto é combinar beleza e sofisticação com funcionalidade para o lar, proporcionando mais praticidade e conforto.

Além dos exemplos que citamos, existem também os sofás-baú que permitem inserir objetos no interior, como almofadas, toalhas e até mesmo cobertores. Essa é uma boa opção para considerar na hora de escolher um sofá. Afinal, ela é ideal para pessoas que têm uma casa menor e querem economizar espaço organizadamente para não deixar nenhum item perdido pelo lar.

sofa retratil reclinavel com bau holanda veludo terracota

Como usar os móveis multifuncionais? 5 ideias!

Todos os móveis multifuncionais ajudam a aumentar o espaço disponível no imóvel e permitem também realizar uma boa organização de objetos pessoais.

Com eles, é possível realizar uma boa adaptação no ambiente para atender todas as necessidades diárias, sem precisar inserir os pertences em um espaço diferente ou inadequado, por exemplo.

1. Coloque-os em pequenos espaços da casa

Em quartos pequenos, as camas-baú são opções ideais de móveis multifuncionais. Basta inserir os principais pertences na área reservada para economizar espaço. Neste caso, não é necessário, por exemplo, adquirir um guarda-roupa grande porque a cama oferece boa funcionalidade e, talvez, um gaveteiro seja o adequado para o cômodo.

Na sala de estar ou na cozinha, para poupar espaço, pode-se incluir uma mesa dobrável. Este é um modelo versátil que pode ser usado para as principais refeições do dia e deve ser escolhido conforme as necessidades do ambiente.

mesa dobravel suspensa para cozinha

2. Aposte em opções com mais de uma função

Para fazer escolhas assertivas de móveis multifuncionais, analise se os modelos oferecem mais de uma função, como as bicamas. Estas são opções adequadas para inserir no quarto, pois, além de ocuparem pouco espaço, têm uma área exclusiva para uma segunda pessoa dormir. Ainda, contam com gavetas para colocar roupas e demais pertences que não puderam ser postos no guarda-roupa.

Se uma pessoa adora receber visitas em casa, mas não tem um bom espaço para isso, por que não investir em um sofá-cama? Esse é um modelo multifuncional e ideal para recepcionar todos os que vão precisar passar uma noite no local, afinal, ele pode ser transformado em uma confortável cama, bastando apenas um cobertor aconchegante!

cama dupla para quarto de menino

3. Use os móveis multifuncionais para manter a casa organizada

Os móveis multifuncionais são essenciais para todos os tipos de casa por ajudarem a manter o lar devidamente organizado. Uma opção ideal é o nicho suspenso que possui um compartimento secreto, sendo perfeito para inserir pequenos objetos no interior e que não cabem nas prateleiras ou nichos. Conheça também os seguintes modelos que podem fazer parte da sua casa:

  • Prateleira esconderijo, que possui gavetas secretas;
  • Nicho suspenso com trava e compartimento secreto;
  • Gaveteiro com compartimento secreto;
  • Cômoda com compartimento extra;
  • Aparador com compartimento extra.

As mesinhas de canto, embora aparentem ser apenas objetos para uso decorativo, são extremamente versáteis e funcionais. Existem muitos modelos que possuem uma gaveta e permitem a colocação de itens variados para assegurar organização e praticidade no dia a dia.

aparador com compartimento extra compondo um cantinho do café na sala

Como organizar o quarto – 10 dicas práticas e fáceis!

4. Aposte em opções com materiais de qualidade

Todos os móveis multifuncionais precisam ser de alta qualidade para garantir durabilidade e funcionalidade. Assim, as peças conseguem resistir ao desgaste natural pelo uso diário e se mantêm reforçadas mesmo após muitos anos de utilização. Ainda, existem os seguintes motivos para se adquirir um produto excelente:

  • Conforto e ergonomia;
  • Sustentabilidade;
  • Economia;
  • Design exclusivo;
  • Excelente custo-benefício.

Escolher por novos móveis é um processo que exige atenção e análise dos tipos de materiais utilizados na confecção. Para prevenir que aconteçam problemas de corrosão ou expansão do produto, o MDP é um dos mais recomendados.

5. Opte por móveis que combinem com a sua decoração

A escolha de móveis multifuncionais precisa também combinar com diferentes estilos de decoração para se ter uma harmonia. Dessa forma, em espaços menores, por exemplo, é possível selecionar cores mais claras que incluem o branco, bege, areia e os pastéis que ajudam a iluminar o cômodo e dão a sensação de amplitude.

As peças confeccionadas em madeira ajudam a dar o aspecto de conforto e calor no espaço, e os feitos de metal ou vidro dão a sensação de modernidade. Neste caso, estes itens devem dialogar para não acontecer o excesso de informações que pode prejudicar todo o décor de interiores.

estante dividindo a casa

Como escolher o móvel multifuncional perfeito?

Para escolher bem os móveis multifuncionais, analise o espaço disponível no cômodo e quais são as necessidades do momento. Ao definir essas informações, é necessário verificar qual modelo combina com o seu estilo pessoal e dialoga perfeitamente com a decoração já presente no espaço.

É muito importante escolher uma opção de qualidade, que seja duradoura para evitar trocas em poucos meses de uso. Não deixe de verificar se os móveis são fáceis de usar, têm um bom espaço para guardar os pertences e se são fabricados com um material excelente.

Como cuidar dos móveis multifuncionais?

Os cuidados com os móveis devem ser feitos com frequência através da limpeza regular e prevenção contra exposição direta aos raios de sol. Em produtos compostos por madeira, é importante ter atenção quanto à umidade porque este é um fator que pode prejudicar o material em pouco tempo, além de considerar estas seguintes dicas:

  • Uso de tapetes ou feltros de proteção;
  • Proteção contra calor ou líquido;
  • Tratar a madeira regularmente;
  • Seguir as instruções de montagem;
  • Não sobrecarregar os móveis;
  • Não realizar movimentações bruscas;
  • Armazenamento correto;
  • Limpeza contra poeira.

A manutenção frequente é importante para impedir que os produtos estraguem e percam integralmente a qualidade. Dessa forma, é indispensável verificar se existem dobradiças quebradas, estofamento em desgaste ou parafusos soltos para apertar.

Caso se tenha um sofá-cama, a melhor forma de realizar a limpeza é através do aspirador de pó que ajuda a remover a poeira e demais sujeiras presas entre os vãos. Com essas dicas e ideias sobre como escolher e usar os móveis multifuncionais, você tem a oportunidade de adquirir o modelo ideal para combinar com a sua casa e atender as suas necessidades!

Agora, continue nos acompanhando e confira a lista de móveis completa que você precisa ter em casa

Avalie este post
Post Anterior

Tendências de Decoração para 2024: crie ambientes modernos

Conheça TODOS os tipos de luminárias de mesa e saiba como usá-los

Próximo Post

Deixe um comentário