Tendências de Decoração para 2024: crie ambientes modernos

Utilizar as tendências de decoração de 2024 é a chave para criar ambientes modernos, com texturas, cores e móveis inovadores. Sem dúvida, essa é uma forma de possuir um ambiente confortável, relaxante, funcional, que aproveita todo o espaço inteligentemente.

Não seguir, por exemplo, algumas das tendências de decoração, pode deixar o ambiente sem um estilo próprio definido. O recomendado é que sejam escolhidas características que ajudem a realçar mais a personalidade da pessoa e harmonizem quando postas em conjunto.

Pensando em tudo isso, separamos essas 10 tendências para você aderir nos seus espaços. Acompanhe:

1. Cores do ano: pêssego e verde são boas apostas

Para incluir as tendências de decoração de 2024 no lar é importante incorporar algumas das cores eleitas pela Pantone em diferentes ambientes. O principal tom é o pêssego, que pode ser incluído no carpete, nas cortinas do quarto ou até mesmo nas roupas de cama para se ter um cômodo harmonioso e confortável.

Quarto cor pessego com cortina e parede dessa cor

O verde é mais um tom que faz parte da tendência de cores para móveis para este ano e ele pode ser inserido na cozinha através dos armários ou da mesa. Na sala de estar, é possível incluir almofadas verde-menta ou um sofá marrom para contrastar com as cores neutras presentes no cômodo.

sofá de canto na cor verde com almofadas manta e grandes janelas ao fundo istock

2. Decoração sustentável e eco-friendly

Uma das tendências de decoração deste ano é a sustentável e eco-friendly, que não prejudica o meio ambiente e ainda deixa o lar bonito, confortável e aconchegante. É indispensável optar por materiais sustentáveis, principalmente no momento de pintar a casa, ao existirem tintas ecológicas que não agridem a natureza e você pode escolhê-las para utilizar. É importante considerar, também:

  • Usar plantas na sala de estar e na cozinha;cozinha decorada com plantas
  • Apostar na prateleira verde;prateleira de madeira california com ganchos verde
  • Fazer uma esquina de vasos perto da escada ou sacada;plantas ao lado de uma escada de mármore
  • Escolher estampas com padrão botânico para os sofás, tapetes ou almofadas;almofadas verdes e com estampas de folhas
  • Itens de cozinha como os pratos e copos podem ter tons verdes;pratos, copos e xícaras em tons de verde
  • Papéis de parede com folhagens são ideais para ter um ambiente aconchegante;papel de parede adesivo folhagem verde
  • Móveis precisam ser compostos de materiais naturais que incluem a palha, sisal e madeira.armários de palha com madeira em sala com parede azul e branca banco

Além dessas dicas, é possível desenvolver um telhado verde composto de manta drenante, uma camada de substrato e outra de vegetal. O adequado é conversar com um especialista para saber se o telhado consegue suportar o peso da decoração a fim de prevenir problemas, e com as devidas instruções, fazer a instalação com segurança.

Telhados verdes ajudam a absorver agua da chuva e garantem casa mais silenciosa

3. Espaços multifuncionais

Lares com espaços menores podem se tornar multifuncionais ao utilizar elementos que ajudem a dar a sensação de que os cômodos estão divididos. A varanda, por exemplo, pode se transformar em um prolongamento da sala de estar, sendo uma forma de deixá-la mais ampla, que pode ser feito através da junção dos pisos de ambas áreas do lar.

A cozinha americana ainda é uma das mais versáteis que existem e é ideal para poupar espaço e trabalhar com as tendências de decoração. Uma bancada é suficiente para auxiliar na separação da sala de estar, além dessa ser uma forma eficiente de trabalhar com as cores nos dois cômodos para criar uma boa harmonização.

cozinha mutifuncional

4. Estilo Japandi

Procurar por um design de interiores modernos tem se direcionado ao estilo japandi que é a junção do minimalismo japonês com as características escandinavas. Dessa forma, é utilizado espaços funcionais e itens repletos de texturas que possuam algum tipo de mensagem.

Com relação à paleta de cores, o tom é sempre mais neutro e as principais texturas são a madeira, bambu, cerâmica e também a palha. É fundamental que cada ambiente da casa receba muita luz natural e seja composto de objetos que proporcionem aconchego.

sala de estar sofisticada com o estilo japandi

5. Tecnologias integradas

As casas inteligentes são fortes tendências de decoração e podem fazer parte do lar sem causar desarmonias no estilo já escolhido. Com poucos comandos por meio de um dispositivo móvel, é possível, por exemplo, fechar as cortinas da sala e até mesmo ligar o ar-condicionado sem precisar se levantar.

Integrar a “internet das coisas” nos lares se tornou parte da decoração para muitas pessoas que prezam pela praticidade no dia a dia. Essas inovações tecnológicas podem ser incluídas na casa sem atrapalhar a decoração, pois são discretas e não ocupam espaço.

casa inteligente

6. Decoração com texturas naturais

As texturas naturais podem fazer parte da decoração através dos móveis ou acessórios, por exemplo, em que são comuns os materiais de seda, juta, algodão e o linho. Nesse caso, é possível usar almofadas, tapetes e cortinas para compor a decoração da sala de estar.

Os vasos de planta auxiliam na decoração e podem ser postos na parte interna da casa, desde que a espécie seja adaptada ao clima local. Além disso, também é possível apostar nos modelos sintéticos que têm a função de auxiliar no decorativo e deixar o espaço com um toque mais verde e natural.

Por fim, alguns tipos de madeiras específicos podem te ajudar a aderir a essa tendência na decoração. Você pode incorporá-los nos móveis e em outros elementos da casa.

Decoração com texturas naturais

7. A arte como foco

As peças statement, que colocam a arte como o foco principal da decoração, são ideais para inserir na sala de estar ou na de jantar, por exemplo, a fim de desenvolver mais os gostos pessoais e evidenciar melhor a personalidade. Para dar um destaque aos objetos, o uso de luminárias ou spots com o tipo de iluminação direta são recomendadas.

obras de arte na sala

É possível escolher elementos com texturas e cores mais fortes ou formatos diferentes, que dialoguem com a decoração presente no cômodo. Escolher por estilos que contrastem e não pesem o ambiente é uma maneira de garantir que a decoração fique perfeita, funcional e estilosa.

8. Espaços com iluminação dramática

Trabalhar com a iluminação é extremamente importante, pois através dela é possível definir tons de luz difusos, diretos ou indiretos para determinadas áreas da casa. Isto é, você consegue direcionar a luminosidade a uma parte que precisa ficar mais à mostra para visitas, por exemplo.

Dentre as principais tendências estão os perfis de LED, mini-spots, iluminação micro-embutida e telas tensionadas que ajudam a criar um espaço sofisticado e agradável. Com a escolha correta de luz, você consegue desenvolver uma decoração única e especial para combinar com os demais componentes dispostos no ambiente.

Espaços com iluminação dramática

9. Espaços de bem-estar

Ter um espaço especial apenas para relaxar e realizar diferentes atividades é muito importante. Por isso, você pode investir em mini-spas para praticar o autocuidado e ter um momento apenas seu, em um cômodo exclusivo que ajuda no bem-estar.

Fortes tendências de decoração de 2024, os cantinhos de café e de leitura são ideais para aproveitar um momento agradável para ler, porém, a escolha deve ser feita por um ambiente bem iluminado, aconchegante e silencioso. É adequado selecionar um cômodo longe da televisão para não atrapalhar na concentração e garantir uma experiência positiva.

cantinho da leitura

10. Plantas e elementos naturais

Elementos naturais têm sido cada vez mais procurados por pessoas que querem incluir a natureza no décor de interiores. Desenvolver uma conexão com a natureza por meio de itens como vasos de flores e plantas, texturas e cores esverdeadas são maneiras de promover também o bem-estar.

A madeira também é ideal para trabalhar nas tendências de decoração de 2024. Ela é uma escolha clássica e confortável e, ainda, facilita na hora de desenvolver composições exclusivas. Isso porque se pode aplicar na sala de estar, cozinha e no banheiro — cômodo este que harmoniza facilmente com o material.

decoracao de banheiro branco com madeira


Todas as tendências de decoração precisam ser adaptadas ao seu estilo pessoal ao invés de seguir tudo o que é recomendado fortemente pela moda de interiores. Deixe nos comentários os tipos de estilos que você quer adotar para a sua casa ou compartilhe as suas dicas de decoração para esse ano!

Ah, e aproveite que está por aqui e conheça a beleza do muxarabi! Te esperamos por lá!

Avalie este post
Post Anterior

Madeira freijó: guia completo para utilização e manutenção

Móveis multifuncionais: o que são, como usar e mais!

Próximo Post

Deixe um comentário