Conheça TODOS os tipos de luminárias de mesa e saiba como usá-los

Luminárias de mesa são equipamentos que têm a função de iluminar um determinado espaço da casa e o deixar ainda mais funcional. Para isso, é necessário avaliar quais das opções são ideais para o ambiente, como abajures, que podem ser incluídos no cômodo para atender às suas necessidades.

Neste post, vamos mostrar quais são os modelos de luminárias de mesa e como usá-los em diferentes tipos de iluminação. Acompanhe!

1. Luminárias de LED

Um dos principais tipos de luminárias de mesa é a de LED, que possui excelente eficiência energética por produzir mais luz por consumo de watt. Com isso, a eletricidade pode ser reduzida entre 50% a 80%, evitando ser necessária a alteração da lâmpada a cada ano.

Luminárias de LED

Além disso, a luminária feita em LED fornece uma visibilidade melhor no ambiente e impede que uma iluminação extra seja utilizada no escritório. Dessa forma, você consegue reduzir a poluição visual para ler com tranquilidade, realizar o trabalho ou tirar um momento para estudar.

2. Luminárias com braço articulado

Dentre os tipos de luminárias de mesa mais interessantes, temos a de braço articulado, que permite direcionar a iluminação para uma área específica de forma simples. Essa luminária é ideal para locais de estudo e de escritório, justamente por oferecer boa iluminação e permitir plena concentração nos afazeres.

 Luminárias com braço articulado

Em alguns modelos, é possível esticar o corpo em até 69 centímetros para elevar a área de iluminação, caso necessário. A base da luminária tem um espaço mínimo, desenvolvido especialmente para oferecer uma boa experiência no dia a dia por economizar metragem.

Leia também: Tons terrosos: como usar e combinar as cores na decoração

3. Luminárias de toque (touch)

A instalação da luminária de toque é extremamente prática, porque possui na base um ímã que se fixa onde você quiser e o processo de ligação é feito por meio da tomada. Tudo o que deve ser feito é acender a luz pelo botão disponível no utilitário.

Luminárias de toque (touch)

O modelo é ideal para usar durante a noite devido à sua funcionalidade prática e exclusiva. Existem produtos compostos por uma haste flexível que permite movimentá-los para diversas direções a fim de melhorar a iluminação e, assim, ter uma boa leitura ou conseguir trabalhar no período noturno com segurança.

4. Luminárias decorativas

Um dos tipos de luminárias de mesa que auxiliam na decoração e são perfeitos para incluir no quarto ou no escritório são as arandelas. São opções que geram conforto, sofisticação e proporcionam mais estilo na decoração.

Luminárias decorativas

Para deixar o ambiente mais moderno e iluminado, é possível apostar nas luminárias pendentes que ajudam a aumentar a iluminação de um determinado espaço. Os abajures com os respectivos protetores também podem fazer parte da decoração, porque impedem que as pessoas enxerguem a luz sem uma proteção.

5. Luminárias coloridas

Para a decoração com luminária de chão ficar perfeita, o adequado é analisar os tipos de cores que mais combinam com o seu ambiente. Muitas das luzes RGB podem dialogar com o projeto luminotécnico, além de fazer bem à saúde física e mental, assim como na concentração, como pode ser o caso do amarelo, laranja e azul.

Luminárias coloridas

Os exemplares para incluir no cômodo permitem desenvolver um ambiente temático e também fugir do tom tradicional branco ou amarelo das lâmpadas fluorescentes. Se você quer deixar o tradicional de lado, mas, ao mesmo tempo, deseja que a decoração com luminária de mesa seja funcional, é possível implementar spots com cores compostas em áreas inteligentes da casa.

Como usar luminárias de mesa na decoração?

As luminárias de mesa possuem a sua respectiva funcionalidade e se adaptam adequadamente para atender determinadas finalidades. Neste caso, a iluminação direta é ideal para ter mais foco, ler livros ou trabalhar com mais tranquilidade sem precisar utilizar a luz principal.

No entanto, luminárias que têm a luz indireta são adequadas para reduzir a luminosidade do ambiente a fim de o deixar relaxante. Existe também a iluminação difusa usada para reduzir as sombras e pode ser aplicada em diferentes ambientes para realçar objetos.

luminária de mesa decorativa em formato de lua

Luminárias de mesa no escritório

Para o escritório ou área de estudos, o adequado é escolher uma luminária que ajude a diminuir o cansaço visual. A luz branca de LED é uma das principais para fazer parte do cômodo, porém o recomendado é escolher o modelo articulado que permite direcionar a claridade para um ponto específico.

Ao fazer isso, a intensidade que antes era incômoda pode ser controlada de forma prática. A luminária de mesa é ideal para auxiliar a melhorar o foco e a aumentar a produtividade, porque pode ser posta em diferentes posições com poucos movimentos e ainda se mantém clara o suficiente para enxergar e não incomodar visualmente.

luminária de mesa articulavel na cor vermelha em um escritório home office

Luminárias de mesa ao lado da cama

Dentre os tipos de luminárias de mesa que ajudam a proporcionar conforto e relaxamento, essa é uma opção ideal para incluir na mesinha de cabeceira ou na parede próxima da cama. Você consegue ler livros sem cansar a vista e pode aproveitar um momento agradável de leitura pelo tempo que desejar.

luminaria industrial na mesa de cabeceira ao lado da cama king size no interior do quarto branco

Luminárias de mesa na sala de estar

A sala de estar precisa de uma luz de complemento para dar destaque em áreas específicas do ambiente, como os nichos, prateleiras, estantes ou até mesmo a televisão. O adequado é definir o tipo de luminosidade ao espaço, porque existem algumas opções a considerar, como:

  • Luz direta: tem foco direto em uma superfície e ajuda a destacar artigos decorativos;
  • Luz indireta: ajuda a criar efeitos mais suaves ao refletir a luz de diversas direções;
  • Luz difusa: se espalha pelo ambiente e não causa sombras intensas.

Como se sabe, a sala de estar atende uma variedade de funções, sendo usada para relaxar, conversar, ler livros ou ter um momento descontraído. Por isso, o projeto de iluminação com os tipos de luminárias de mesa precisam ser flexíveis para não cansar os olhos e serem, ao mesmo tempo, funcionais.

Deve-se considerar os tipos de lâmpadas que existem, pois cada uma funciona de uma forma. Por exemplo, as incandescentes têm um tom amarelo, ideais para a sala de estar que requer um espaço intimista e confortável.

Dicas de iluminação para sala que você precisa conhecer!


Analisar os tipos de luminárias de mesa é um processo interessante, e permite encontrar as luzes que mais combinam com o ambiente. Experimentar novas opções também é uma forma eficiente de inovar na decoração e de conquistar um espaço confortável, harmonioso e que te agrade.

Continue nos acompanhando e confira outros conteúdos como este! Aproveite que está por aqui e confira formas criativas para usar a geometria na sua decoração. Boa leitura!

Avalie este post
Post Anterior

Móveis multifuncionais: o que são, como usar e mais!

Móveis para espaços pequenos: dicas práticas para otimizar o ambiente

Próximo Post

Deixe um comentário