Luminárias de mesa são equipamentos que têm a função de iluminar um determinado espaço da casa e o deixar ainda mais funcional. Para isso, é necessário avaliar quais das opções são ideais para o ambiente, como abajures, que podem ser incluídos no cômodo para atender às suas necessidades.
Neste post, vamos mostrar quais são os modelos de luminárias de mesa e como usá-los em diferentes tipos de iluminação. Acompanhe!
1. Luminárias de LED
Um dos principais tipos de luminárias de mesa é a de LED, que possui excelente eficiência energética por produzir mais luz por consumo de watt. Com isso, a eletricidade pode ser reduzida entre 50% a 80%, evitando ser necessária a alteração da lâmpada a cada ano.
Além disso, a luminária feita em LED fornece uma visibilidade melhor no ambiente e impede que uma iluminação extra seja utilizada no escritório. Dessa forma, você consegue reduzir a poluição visual para ler com tranquilidade, realizar o trabalho ou tirar um momento para estudar.
2. Luminárias com braço articulado
Dentre os tipos de luminárias de mesa mais interessantes, temos a de braço articulado, que permite direcionar a iluminação para uma área específica de forma simples. Essa luminária é ideal para locais de estudo e de escritório, justamente por oferecer boa iluminação e permitir plena concentração nos afazeres.
Em alguns modelos, é possível esticar o corpo em até 69 centímetros para elevar a área de iluminação, caso necessário. A base da luminária tem um espaço mínimo, desenvolvido especialmente para oferecer uma boa experiência no dia a dia por economizar metragem.
Leia também: Tons terrosos: como usar e combinar as cores na decoração
3. Luminárias de toque (touch)
A instalação da luminária de toque é extremamente prática, porque possui na base um ímã que se fixa onde você quiser e o processo de ligação é feito por meio da tomada. Tudo o que deve ser feito é acender a luz pelo botão disponível no utilitário.
O modelo é ideal para usar durante a noite devido à sua funcionalidade prática e exclusiva. Existem produtos compostos por uma haste flexível que permite movimentá-los para diversas direções a fim de melhorar a iluminação e, assim, ter uma boa leitura ou conseguir trabalhar no período noturno com segurança.
4. Luminárias decorativas
Um dos tipos de luminárias de mesa que auxiliam na decoração e são perfeitos para incluir no quarto ou no escritório são as arandelas. São opções que geram conforto, sofisticação e proporcionam mais estilo na decoração.
Para deixar o ambiente mais moderno e iluminado, é possível apostar nas luminárias pendentes que ajudam a aumentar a iluminação de um determinado espaço. Os abajures com os respectivos protetores também podem fazer parte da decoração, porque impedem que as pessoas enxerguem a luz sem uma proteção.
5. Luminárias coloridas
Para a decoração com luminária de chão ficar perfeita, o adequado é analisar os tipos de cores que mais combinam com o seu ambiente. Muitas das luzes RGB podem dialogar com o projeto luminotécnico, além de fazer bem à saúde física e mental, assim como na concentração, como pode ser o caso do amarelo, laranja e azul.
Os exemplares para incluir no cômodo permitem desenvolver um ambiente temático e também fugir do tom tradicional branco ou amarelo das lâmpadas fluorescentes. Se você quer deixar o tradicional de lado, mas, ao mesmo tempo, deseja que a decoração com luminária de mesa seja funcional, é possível implementar spots com cores compostas em áreas inteligentes da casa.
Como usar luminárias de mesa na decoração?
As luminárias de mesa possuem a sua respectiva funcionalidade e se adaptam adequadamente para atender determinadas finalidades. Neste caso, a iluminação direta é ideal para ter mais foco, ler livros ou trabalhar com mais tranquilidade sem precisar utilizar a luz principal.
No entanto, luminárias que têm a luz indireta são adequadas para reduzir a luminosidade do ambiente a fim de o deixar relaxante. Existe também a iluminação difusa usada para reduzir as sombras e pode ser aplicada em diferentes ambientes para realçar objetos.
Luminárias de mesa no escritório
Para o escritório ou área de estudos, o adequado é escolher uma luminária que ajude a diminuir o cansaço visual. A luz branca de LED é uma das principais para fazer parte do cômodo, porém o recomendado é escolher o modelo articulado que permite direcionar a claridade para um ponto específico.
Ao fazer isso, a intensidade que antes era incômoda pode ser controlada de forma prática. A luminária de mesa é ideal para auxiliar a melhorar o foco e a aumentar a produtividade, porque pode ser posta em diferentes posições com poucos movimentos e ainda se mantém clara o suficiente para enxergar e não incomodar visualmente.
Luminárias de mesa ao lado da cama
Dentre os tipos de luminárias de mesa que ajudam a proporcionar conforto e relaxamento, essa é uma opção ideal para incluir na mesinha de cabeceira ou na parede próxima da cama. Você consegue ler livros sem cansar a vista e pode aproveitar um momento agradável de leitura pelo tempo que desejar.
Luminárias de mesa na sala de estar
A sala de estar precisa de uma luz de complemento para dar destaque em áreas específicas do ambiente, como os nichos, prateleiras, estantes ou até mesmo a televisão. O adequado é definir o tipo de luminosidade ao espaço, porque existem algumas opções a considerar, como:
- Luz direta: tem foco direto em uma superfície e ajuda a destacar artigos decorativos;
- Luz indireta: ajuda a criar efeitos mais suaves ao refletir a luz de diversas direções;
- Luz difusa: se espalha pelo ambiente e não causa sombras intensas.
Como se sabe, a sala de estar atende uma variedade de funções, sendo usada para relaxar, conversar, ler livros ou ter um momento descontraído. Por isso, o projeto de iluminação com os tipos de luminárias de mesa precisam ser flexíveis para não cansar os olhos e serem, ao mesmo tempo, funcionais.
Deve-se considerar os tipos de lâmpadas que existem, pois cada uma funciona de uma forma. Por exemplo, as incandescentes têm um tom amarelo, ideais para a sala de estar que requer um espaço intimista e confortável.
Analisar os tipos de luminárias de mesa é um processo interessante, e permite encontrar as luzes que mais combinam com o ambiente. Experimentar novas opções também é uma forma eficiente de inovar na decoração e de conquistar um espaço confortável, harmonioso e que te agrade.
Continue nos acompanhando e confira outros conteúdos como este! Aproveite que está por aqui e confira formas criativas para usar a geometria na sua decoração. Boa leitura!
- Estilo moderno de decoração: conheça todos os detalhes - 14 de abril de 2025
- Design biofílico: o que é e como aplicar no seu lar - 14 de abril de 2025
- Estilo retro: saiba o que é e como usar na decoração! - 7 de abril de 2025