Horta vertical em casa: aprenda como fazer de forma simples

A horta vertical é a nova tendência do momento. Além dessa ser uma ótima técnica para otimizar os espaços de casa, os diferentes tipos de horta vertical dão um toque especial na decoração de todos os ambientes em que estão inseridas.

Quem é que não gosta de consumir temperos e ervas fresquinhas, não é mesmo? As hortas verticais são ótima para quem não possui um canteiro de terra em casa, pois as plantas são colocadas em paredes. Essa é uma técnica que tem conquistado as pessoas adeptas ao plantio orgânico, pois além de saudável, contribuir para o meio ambiente.

Se interessou? Saiba de fato o que é e como montar uma horta vertical em casa com esse post:

Horta vertical: adote esse conceito para sua vida!

Quando adotamos o conceito da horta vertical, colocamos em prática o hábito de cuidar da nossa saúde e da saúde das pessoas que amamos, evitando consumir alimentos cultivados convencionalmente com compostos químicos. Como mencionamos acima, essa é também uma boa maneira de contribuir mais com o meio ambiente, uma vez que o solo não é agredido e o cultivo da horta utiliza adubos naturais.

Passo a passo para montar uma horta vertical:

1- Escolha o suporte para sua horta

Para fazer essa horta vertical, um dos materiais mais usados são as telas de aço e os pallets, que funcionam como suportes capazes de segurar a horta , oferecendo uma maior possibilidade de inserir mais de um vazio de planta.

No entanto, você também pode montar a sua horta vertical utilizando garrafas pet ou até mesmo um cano de PVC.

Se você procura por algo mais elaborado, pode optar por vasinhos inseridos diretamente na parede, porém, a cada vez que escolher cultivar um novo tempero, mais um furo na parede será necessário.

Sendo assim, essa não é uma opção muito viável para todos. Uma boa forma de você escolher o suporte ideal, é verificar qual combina mais com o ambiente, leia o nosso post com as dicas de decoração na área externa, com certeza ele vai te ajudar a criar a hortinha vertical perfeita!

2- Cuidado com o tempo de exposição ao sol

A horta vertical é uma ótima solução para quem não tem muito espaço em casa, ou quer deixar suas hortaliças e ervas à mão. Como elas ficam em áreas externas, na maioria das vezes, o importante é que o local onde você vai colocar a sua hortinha esteja exposto ao sol e suas ervas permaneçam por no mínimo 2 horas ali, para que você obtenha um resultado ideal no seu cultivo.

3- Distância ideal entre as plantinhas

Nas hortas verticais, diferentemente dos jardins verticais, as plantas não podem ser colocadas muito próximas umas das outras, pois elas precisam de um espaço entre elas para que o ar circule livremente e cada uma delas receba a quantidade certa de raios solares.

4- Escolha as espécies para a horta vertical

As nossas hortinhas verticais precisam de alguma erva ou tempero para estarem completas, podemos dizer que a tarefa de escolher essa espécie vai de acordo com as necessidades de cada um. Você pode decidir entre os temperinhos que você mais consome em casa, e se você adora cozinhar, escolha aqueles que você gosta de adicionar nos seus pratos para dar aquele toque especial!

Um ponto importante a se observar, é o tamanho das plantinhas e a proporção do recipiente em que vão ser plantadas. Existem alguns temperos que crescem muito em altura até ficarem adultas e acabam não sendo a melhor opção para se ter em uma horta vertical.

Algumas opções ótimas de temperinhos para sua horta vertical são: salsinha, alecrim, orégano, hortelã, menta, manjericão, cebolinha e muitas outras que são perfeitas para uma horta vertical!

A arte do cultivo orgânico: são tantos benefícios!

O cultivo orgânico é uma prática que traz inúmeros benefícios à saúde, evitando os problemas causados pelos produtos químicos que estão presentes nos alimentos de cultivo convencional.

Devido à ausência dos produtos químicos, todos os alimentos, consequentemente, são mais saborosos e possuem aroma mais intenso. O solo em que os alimentos são cultivados organicamente são livres de quaisquer contaminações e nutridos com adubos totalmente naturais.

Além de tudo isso, o cultivo orgânico preserva o não só o meio vegetal, mas também o meio ambiente e o mundo animal.

Quais os cuidados devo ter com minha horta vertical?

Os cuidados básicos que devemos ter com nossa hortinha são os mesmos que teríamos com qualquer outro tipo de horta, como a com vasos, ou mesmo no canteiro. Além disso, é necessário o cuidado com o sol pleno, ou seja, a iluminação que irá favorecer o crescimento das plantas, para que não ela não ultrapasse o tempo de exposição.

O hábito de regar frequentemente para que as plantas se desenvolvam e cresçam com saúde também deve ser uma prioridade na sua lista de cuidados.

Apostamos que a sua horta vertical vai ficar linda com essas dicas! Se inspire e solte a sua criatividade para decorar de acordo com o seu gosto e personalidade, e não se esqueça de cuidar bem das plantinhas, viu? Para mais dicas de decoração para sua casa, acesse o nosso Blog e confira as dicas de decoração com plantas na sala!

Avalie este post
Post Anterior

Decoração de Home Office: dicas para transformar a casa em escritório!

Como fazer cimento queimado: conquiste o visual industrial

Próximo Post

Deixe um comentário