Como fazer um bar em casa? 7 dicas para montar o seu cantinho

Ter um bar em casa é a escolha mais prática para receber convidados, ou, até mesmo, degustar um bom vinho sozinha. Nele, você pode organizar suas bebidas, copos, taças e acessórios em um único espaço.

Assim, quando for aproveitar os seus momentos de lazer, seus drinks estarão no jeito. Legal, não acha? Além dessa praticidade, ter um bar dentro de casa eleva a aparência da decoração e constrói um ambiente moderno e sofisticado.

Quer montar um cantinho com a sua cara e personalidade? Continue nesta página e veja 7 dicas de como fazer um bar em casa. Fique até o final deste conteúdo e confira inspirações supersimples de aderir.

1. Escolha um ambiente adequado

O primeiro passo para montar um bar em casa é definir qual será o ambiente que irá mantê-lo. Mas fique tranquila, essa escolha não é muito difícil — exceto se você estiver muito indecisa — afinal, o bar caseiro se encaixa em diferentes ambientes com a cozinha, área externa ou sala de jantar.

O ideal é que você escolha um espaço confortável, que acomode você, os amigos e a família. Caso contrário, seu bar pode se tornar desconfortável, o que não é nada receptivo para as visitas. Nada legal, não?

Para não errar, uma boa escolha é incluir o bar junto a decoração da sala. Assim, você consegue trazer modernidade para o ambiente e preservar o conforto necessário para beber suas bebidas à vontade.

Cristaleira Adega Milão - Verde Cristaleira Adega Milão - Verde Cristaleira Adega Milão - Verde Cristaleira Adega Milão - Verde Cristaleira Adega Milão - Verde Cristaleira Adega Milão - Verde Cristaleira Adega Milão - Verde Cristaleira Adega Milão - Verde

 

2. Aposte em copos e taças com designs que combinam com a decoração

Os copos e taças são utensílios indispensáveis para montar um bar em casa. Além de servirem a bebida para seus convidados, os copos também fazer parte da decoração do bar. Por esse motivo é preciso investir em um jogo de copos que combine com o seu aparador.

Ah, inclusive, vale lembrar que para cada bebida existe um modelo de taça ou copo de vidro. Então, fique atenta na hora de comprar os copos e bebidas para o seu bar. Cada drink que você adquirir, procure o copo ideal para o tipo.

bar simples em casa

 

3. Use as bandejas para manter o cantinho organizado

As bandejas são acessórios indispensáveis para manter qualquer espaço organizado. Não só os bares, mas também cantinhos de café, balcões de cozinha etc. Com elas você pode arrumar os copos, coqueteleiras, canudos e outros utensílios utilizados para preparar um drink, tudo em um só lugar.

Assim, quando desejar transferir o seu bar para outro espaço, a arrumação fica muito mais simples. Basta mover a sua bandeja de lugar.

Mas, além disso, não podemos esquecer que esse acessório tão útil em uma decoração, também traz elegância para o bar. Isso, com a ajuda do brilho de seu material, que, normalmente, é de metal dourado, prata ou rosê.

Então, na hora de escolher a bandeja para aderir em seu bar, tome essa decisão com bastante cuidado. Opte pela versão que mais se enquadra com o estilo, paleta de cores e outros artigos já presentes em sua decoração.

bar caseiro com bandejas

 

4. Escolha as bebidas para o seu bar e coloque-as na decoração

Bom, as bebidas são um dos pontos principais em um bar caseiro. Afinal, não tem como existir um bar sem nenhuma bebida, concorda?!

Então, ao montar esse espaço em sua casa, você vai precisar tirar um tempinho para decidir quais tipos de líquidos irá incluir em seu bar — pode ser alcoólico ou não. Para ajudar, preparamos uma listinha que pode ser bastante proveitosa para você. Confira!

  • Vodca;
  • Vinho;
  • Gim;
  • Cerveja artesanal;
  • Água tônica;
  • Tequila;
  • Rum;
  • Whisky
  • Energético;
  • Conhaque;
  • Licores;
  • Chá gelado;
  • Xarope de sabores.

Essas são apenas algumas alternativas para incluir no bar de sua casa. Caso a sua bebida favorita tenha ficado de fora, está tudo bem. Afinal, não existe nenhuma regra específica do que colocar ou não no espaço. O interessante é você montá-lo conforme os seus gostos pessoais.

Uma dica extra é aproveitar as bebidas secas e destiladas para usar em sua decoração. Como elas não precisam ir à geladeira, não estragarão e trarão um toque rústico para o bar.

bar sob a escada

 

5. Invista em uma mini geladeira para sua casa

Embora boa parte das bebidas de um bar sejam destiladas, existem algumas outras que realmente precisam de refrigeração, como: o chá gelado, a água tônica ou a cerveja artesanal.

Para não precisar ficar transportando as bebidas de um espaço para o outro, o ideal é que você tenha uma mini geladeira em seu bar. Ao contrário das geladeiras tradicionais, possuem um design moderno, que não interfere na estética do bar e deixa a decoração com estilo industrial e sofisticado.

bar caseiro com geladeira e banqueta em estilo industrial

 

6. Monte uma iluminação agradável

Independente de qual seja o ambiente que você decida incluir o seu bar em casa — cozinha, área de churrasco ou sala — a iluminação não pode ser deixada de lado. Será ela que tornará o cantinho mais aconchegante e acolhedor. Logo, se tornando perfeito para aproveitar uns bons drinks.

Uma ideia interessante para inserir mais luz para o bar é incluir uma fita de led em torno da adega de destilados e na geladeira de bebidas. Assim, além de tornar o espaço mais sofisticado, a iluminação também destaca o que mais importa em um bar: a bebida.

Veja também: os designers de móveis brasileiros mais conceituados!

bar caseiro com prateleira bem iluminada

 

7. Não se esqueça dos utensílios para preparar as bebidas

Por último, mas não menos importante, estão os utensílios que você irá precisar para preparar seus drinks. Eles são acessórios indispensáveis para um bar em casa, afinal, serão usados sempre que receber uma visita. Alguns dos itens que o seu bar irá precisar são:

  • Coqueteleira;
  • Canudos de metal;
  • Saca rolhas e abridor de garrafas;
  • Porta copos;
  • Espremedor;
  • Dosador;
  • Açucareiro;
  • Colher bailarina;

Para manter todos esses utensílios bem organizados, nossa sugestão é guardá-los junto aos copos e taças em uma bandeja, assim como falamos em uma das dicas anteriores. Essa é uma forma para deixar tudo o que irá precisar para servir uma bebida à vista, facilitando ainda mais o processo.

utensílios para drinks

 

3 inspirações para montar um bar em casa simples e sofisticado

Bom, antes de colocar a mão na massa e começar a montar o seu bar em casa, que tal se inspirar com algumas referências? A Lemare Móveis preparou 3 ideias que podem te ajudar a montar o seu cantinho. Confira!

Bar de canto para a sala

O bar de canto é uma excelente alternativa para salas pequenas. Isso porque, o modelo é compacto e não ocupa muito espaço do ambiente. Com uma organização adequada, uma decoração bem elaborada e um toque de personalidade, ele fica perfeito em um apartamento sofisticado.

bar de canto para a sala

 

Bar embutido com a área de lazer

Apostar em um bar na área de lazer é uma ótima escolha para quem gosta de reunir os amigos em um bom churrasco. Dessa forma, as bebidas ficam próximas à carne e outros alimentos que estão sendo servidos, simplificando na recepção da galera.

Uma opção para você otimizar o espaço da cozinha externa e incluir o bar no mesmo ambiente, é apostar em nichos e prateleiras na parede. Assim, se torna possível aproveitar todo o espaço de sua área e criar uma decoração vertical.

bar embutido na área gourmet

 

Bar na bancada da cozinha

O bar na bancada da cozinha é uma escolha compacta e supersofisticada. A alternativa se encaixa tanto em casas maiores quanto em apartamentos. Isso porque, o espaço que o bar irá ocupar será definido conforme o tamanho do balcão de sua cozinha. Legal, não acha?

bar caseiro com balcão

 

Agora, sim, você está preparada para montar o seu bar em casa, com todos os acessórios necessários para incrementar sua decoração. Para continuar acompanhando outras dicas como essas, veja como escolher a cor de tinta para parede externa e encontre a melhor opção para sua casa!

Avalie este post
Post Anterior

Veja tudo que você precisa saber sobre design biofílico

Como escolher sofá? 9 passos para achar o mais confortável

Próximo Post

Deixe um comentário