Móveis industriais: o que é, de onde surgiu e 5 modelos exemplares

Os móveis com estilo industrial vêm se tornando cada vez mais presentes em decorações de casas e apartamentos modernos. Minimalistas e cheios de sofisticação, eles elevam o ar de qualquer ambiente.

Se você deseja adotar os móveis estilo industrial para o seu lar, uma coisa é certa: são infinitas as opções para aderir. Afinal, muitos designs atuais, são reconhecidos especificamente por produzirem esse tipo de peça.

Então, antes de realizar a sua escolha, confira as nossas dicas. Neste texto, entraremos de cabeça no estilo industrial. Continue em nossa página e descubra o que é essa forma de decorar e 5 opções de móveis para aderir! Vamos lá?

O que é a decoração com estilo industrial?

Uma decoração com estilo industrial, está ligada a móveis simples e sem muitos detalhes, normalmente, inspirados em armazéns americanos do século XX. Para compô-la, é utilizado materiais arquitetônicos despojados e rústicos. Por exemplo: metais, tijolos e a madeira.

Basicamente, esse é um estilo adotado por muitos designers famosos, inspirados em fábricas industriais, metalúrgicas e galpões, que focam em entregar móveis funcionais e que complementam o ambiente caseiro.

Quais os modelos de móveis com um estilo industrial?

Agora que você identifica algumas das características principais de um móvel industrial, chegou a hora de conhecer algumas peças com esse conceito. Para isso, preparamos uma lista com alguns dos principais móveis de nosso catálogo online. Confira!

1. Banqueta e cadeira Tolix

As cadeiras e banquetas Tolix são um marco no mundo do design de interiores. Os modelos foram elaborados por Xavier Pauchard, arquiteto mobiliário que revolucionou o mercado de móveis na Europa.

Tanto as banquetas quanto as cadeiras Tolix contam com chapas de aço — característica forte dos móveis industriais! — que garantem uma resistência maior à cadeira.

balcão com banqueta tolix

2. Estante Tube Industrial

A estante Tube Industrial é um móvel minimalista, prático e funcional. O modelo conta com um design superversátil e pode ser utilizado em diferentes cômodos como: salas de lazer, quartos e escritório.

Com a decoração de estante ideal, o modelo Tube consegue elevar o nível de modernidade e sofisticação de um ambiente. Sem dúvidas, ele é a escolha perfeita para um apartamento jovem e contemporâneo.

estante tube à frente de uma parede de mármore

3. Mesa York

A linha de Mesas York é uma escolha autêntica e urbana para as salas de jantar e estar. Normalmente, seus designs contam com um fino tampo de madeira e uma estrutura de aço.

Na linha de Mesas York você encontra peças laterais, centros de mesas e, até mesmo, um lindo aparador industrial — perfeito para montar um cantinho do café.

sala decorada com mesa york no centro

4. Cadeira Amanda

A cadeira Amanda une o estilo industrial, com o conforto ergonômico. Seu design é minimalista, sem muitas informações. Contudo, foi pensado especialmente para proporcionar comodidade ao sentar em uma mesa de jantar.

Além de tudo, essa coleção conta com cores atemporais, que combinam com qualquer decoração: marrom, branco, creme e grafite são apenas umas delas.

mesa de jantar com quatro cadeiras amanda

5. Mesa Bistrô

Esse é um excelente modelo de mesa para área de lazer. O conceito da mesa de um bistrô junto ao estilo industrial resulta em uma peça moderna e contemporânea — é definitivamente a alternativa ideal para receber os amigos.

Mas é claro que a peça pode ser utilizada em outros espaços da casa além da área de lazer, afinal, seu design versátil combina em qualquer ambiente.

Quais as principais características dos móveis industriais?

Os móveis com estilo industrial, possuem algumas características bem individuais. Dentre elas, está uma ideia minimalista. Esse é o norte para muitos artistas e arquitetos produzirem peças decorativas com estilo industrial.

Contudo, não podemos deixar de destacar os como os móveis desse estilo de decoração são confeccionados. Afinal, o tipo de matéria-prima utilizada traz características bem importantes à mobília.

Metais

O metal representa boa parte das características de um móvel industrial. Sua presença, muito bem marcada, surgiu com a intenção de criar móveis super-resistentes, assim como as máquinas das indústrias.

Normalmente é encontrado móveis com metais na cor preta, ou com um acabamento que simula ferrugem — criando um estilo rústico para o ambiente. Em alguns casos, é possível usar até o aço cromado!

Madeira

O metal é leve e prático. Para compor uma peça funcional, é preciso de uma base que combine com esse conceito, assim como a madeira.

Nesse tipo de móvel a madeira pode ser utilizada de duas formas: envelhecida, com um estilo retrô, ou a madeira nova, retirada da fábrica. Ambas são alternativas elegantes e requintadas.

bar caseiro decorado no estilo industrial, com peças em madeira rústica

Couro

O couro é responsável por deixar o móvel industrial mais aconchegante. Por mais que esse não seja o conceito principal desse estilo, ele é muito importante ao pensarmos em uma decoração de interiores.

Em quais ambientes aderir o estilo industrial?

Como ressaltamos bastante, os móveis industriais são versáteis e combinam em muitas decorações. Normalmente, eles são encontrados em ambientes como: salas, quartos, escritórios e principalmente a cozinha.

Independente de qual seja esse modelo, existem algumas dicas básicas para a hora de aderir os móveis com estilo industrial em uma casa. São ela:

Prefira por cores sóbrias

O estilo industrial tem muitas referências minimalistas. Na hora de adotá-lo para a sua decoração, valorize essas referências e monte um ambiente sem muitas cores extravagantes: preto, marrom e cinza, são tons-chave.

Integre os espaços livres com móveis estilo industrial

Na hora de decorar o seu espaço, não tenha medo! Aposte no máximo de móveis possíveis com um estilo industrial. Sejam elas, peças grandes como as mesas ou estantes, ou uma simples luminária.

área externa integrada no estilo industrial

Capriche na iluminação

A iluminação é essencial para dar destaque ao seu móvel. Para isso, aposte em cores quentes, mais aconchegantes. Elas podem quebrar um pouco o estilo bruto dos móveis industriais.

Agora, você conhece um pouco sobre os móveis com um estilo industrial. Com todas essas informações que mostramos aqui, que tal partir para um próximo ponto? Entenda como decorar o seu apartamento de uma maneira simples e saiba como aderir os móveis industriais em casa!

Até a próxima!

Avalie este post
Post Anterior

Cores de parede para sala: 14 dicas para combinar

Como escolher a cor de tinta para parede interna?

Próximo Post

Deixe um comentário