O que colocar na decoração da sala? Confira dicas baratas e modernas!

A sala é um dos principais ambientes de uma casa. É nela onde recebemos amigos, familiares e outros convidados queridos. Justamente por esse motivo, é importante que esse cantinho seja agradável, confortável e, claro, elegante.

Quer tornar a sua sala em um ambiente mais receptivo tanto para você e sua família quanto para os seus convidados? Então, continue nesta página e veja 13 dicas de decoração de sala que deixarão o seu lar mais sofisticado. Aproveite!

1. Invista em um sofá de qualidade e atemporal

O primeiro passo para definir a decoração de uma sala é escolher o modelo de sofá ideal para toda a família. Ele estará ao centro do cômodo e pode ser considerado um dos móveis principais para ter em uma sala.

Por mais que seja tentador escolher uma alternativa colorida ou com uma estampa fora do comum, o mais ideal é que você opte por uma versão que tenha um design atemporal. Afinal, esse é um móvel que acompanhará a decoração de sua casa por um longo período.

Assim, você pode mudar o estilo da decoração de sua sala sem precisar trocar o sofá. Para isso, basta você apostar em novas almofadas, tapetes ou quadro de decoração que são itens mais baratos e que cabem em seu bolso.

Invista em um sofá de qualidade e atemporal

2. As mesas de canto são sempre bem-vindas!

Além dos sofás, as mesas de canto são fundamentais para deixar a decoração da sala mais sofisticada. Embora não sejam comuns em ambientes menores, elas são muito bem-vindas em salas maiores, que precisam de móveis para preencher o espaço.

Aqui, o segredo é o mesmo dos sofás: os móveis atemporais são a melhor escolha. Afinal, eles podem ser combinados com diferentes cores, estilos e iluminações.

Uma ótima saída para apostar em sua sala são os modelos de mesa Saarinen, elaboradas por um renomado designer, com uma altura ideal para a sala e tons que conversam com qualquer cor de parede. Interessante, não acha?!

As mesas de canto são sempre bem-vindas!

3. Aposte em puffs e cadeiras mais despojadas

Para você que deseja montar uma decoração de sala mais jovial e divertida, a escolha ideal é apostar em puffs ou cadeiras coloridas. Ao contrário dos sofás e mesas, eles, são móveis que podem ser substituídos facilmente.

O legal é que a decoração com puff, além de tornar o ambiente mais casual e aconchegante, também leva vida para a sala, ocupando um espaço que poderia passar despercebido.

Aposte em puffs e cadeiras mais despojadas

4. Escolha um tapete que converse com a sua decoração

O tapete é um artigo necessário para incorporar a decoração da sala. Contudo, no momento de escolher o modelo que irá fazer parte de sua sala é importante avaliar alguns aspectos como tamanho, estampa e textura, que combinem com a decoração.

Afinal, uma escolha incorreta pode pesar em sua sala e criar uma estética desagradável para os olhos, nada legal. Caso não queira arriscar, você pode optar pelas versões de tapetes tradicionais, assim, não tem como errar. Algumas alternativas são:

  • Tapete de sisal;
  • Tapete de felpudo, com cores neutras como: cinza, preto ou branco;
  • Tapete com estampa geométrica;
  • Tapete de crochê;
  • Tapete texturizado.

Essas são versões clássicas, mas que se encaixam em diferentes estilos de decoração, seja em uma sala vintage, rústica, clássica ou boho.

Escolha um tapete que converse com a sua decoração

5. Use prateleiras e nichos para otimizar o seu espaço

Essa é uma dica de ouro, principalmente para quem mora em apartamento com uma sala muito pequena. As prateleiras e nichos são uma forma de otimizar o espaço do ambiente, organizar melhor a casa e, ainda por cima, complementar a decoração.

Nelas você pode guardar os seus livros preferidos, objetos de recordações, placas de neon e porta-retratos. Aliás, todos esses artigos são esteticamente agradáveis e combinam perfeitamente com uma sala de TV. Ou seja, você pode expô-los sem medo!

Use prateleiras e nichos para otimizar o seu espaço

6. Decore sua estante com objetos que contem uma história

Tem estante em sua casa? Então esse móvel também fará parte da decoração de sua sala. Afinal, ele abre oportunidades para várias ideias criativas de organização que dão o toque final para um ambiente.

O segredo para usar a estante na decoração é investir em objetos decorativos que conte uma história, pode ser de recordações, de um filme que você gosta, ou, até mesmo, a sua história — com porta-retratos e artigos que representam os seus gostos pessoais.

Quer decorar a sua estante e não sabe por onde começar? Então, aproveite que está em nosso blog e veja inspirações divertidas e sofisticadas para a decoração da estante.

Decore sua estante com objetos que contem uma história

7. Aposte em uma cortina para deixar a sala mais aconchegante

A cortina é um item multifuncional para casa. Além de exercer o seu papel principal: controlar a entrada de luz pela janela, ela também deixa a sua decoração mais sofisticada. Não à toa, elas são queridinhas por muitos designers de interiores.

Então, por que não apostar em uma cortina na decoração de sua sala? Para isso, opte por versões mais compridas, que vão do início da parede até o final. Elas deixarão a sua decoração com um estilo clean, com uma sensação de amplitude.

Aposte em uma cortina para deixar a sala mais aconchegante

8. Aposte em uma cortina para deixar a sala mais aconchegante

Foi o tempo em que os espelhos se limitavam a apenas a decoração de quartos, banheiros e closets. Atualmente esses artigos estão super em alta na decoração de outros cômodos da casa — não só na sala, mas também cozinha, área externa e mais.

Enfim, a decoração com espelho é uma ótima saída para:

  • Melhorar a iluminação do ambiente;
  • Passar a sensação de amplitude, principalmente para as salas pequenas;
  • Trazer requinte para a decoração.

Viu só? São só benefícios para a sua decoração, corda? Para aderi-lo em sua sala, você tem algumas alternativas que são: as versões menores, que vão à estante; as opções maiores, de chão; ou os modelos embutidos na parede.

Aposte em uma cortina para deixar a sala mais aconchegante

9. Use os artigos de iluminação para incorporar na decoração

Os espelhos realmente ajudam a melhorar a iluminação dos ambientes. Porém, vale lembrar que, eles apenas refletem a luz. Ou seja, para garantir uma sala bem iluminada é preciso investir também em artigos de iluminação além das lâmpadas tradicionais.

Algumas opções para você investir em sua decoração podem ser:

  • Arandelas;
  • Pendentes;
  • Abajures (tanto os de chão quanto os de mesa);
  • Placas de led;
  • Fitas de iluminação;
  • Luminárias;
  • Spots.

Todas essas alternativas podem ser encontradas com lâmpadas de luz fria (branca) ou quente (amarelada). Então, ao fazer a sua escolha, opte por aquela que se enquadra no conceito que deseja criar para a sua decoração.

A Luz quente é perfeita para instalar em salas mais aconchegantes e confortáveis. Já a luz fria transpassa a sensação de modernidade e é a escolha adequada para quem deseja uma decoração elegante.

Use os artigos de iluminação para incorporar na decoração

10. Utilize as plantas para dar vida à sua sala de TV

As plantas são um charme a mais para a casa e combinam perfeitamente com a decoração de sala. Além de serem super lindas, elas trazem vida para ambientes fechados — até mesmo as artificiais. Inclusive, essas são uma alternativa válida para quem não leva jeito com as versões de verdade ou não tem tempo suficiente para cuidar.

Caso opte pelas opções naturais, lembre-se de escolher entre plantas suculentas, orquídeas, samambaias e outras alternativas que se adaptam ao ambiente interno.

Utilize as plantas para dar vida à sua sala de TV

11. Invista em uma poltrona confortável para sua sala

Não dá para negar, toda sala de TV precisa de uma poltrona confortável. Afinal, este é um dos móveis que você mais irá passar tempo assistindo filmes, séries ou novelas em momentos de lazer.

Por esse motivo, invista em um modelo que tenha um design ergonômico e que consiga incorporar a sua decoração. Nesse nosso outro post, separamos os melhores modelos do mercado para você aderir. Confira!

Invista em uma poltrona confortável para sua sala

12. Escolha quadros que combinem com a decoração de sua sala

Os quadros são mais um artigo que torna a decoração de sala mais completa. Eles carregam história, arte e cultura, automaticamente trazendo mais sofisticação para as suas paredes.

Por esse motivo, é importante escolher obras que ornem com o restante de sua decoração, seja com uma arte contemporânea, de paisagem ou geométrica.

Uma dica é escolher a moldura que deseja aderir em sua sala conforme a paleta de cores da parede de sua sala. Assim, fica fácil, não acha?

Escolha quadros que combinem com a decoração de sua sala

13. Combine as almofadas do sofá com o restante do ambiente

As almofadas são uma boa saída para você que deseja levar cores para a sua decoração. Elas são versáteis, fáceis de substituir e podem ser encontradas com diversas versões: lisas, estampadas ou com desenhos de personagens.

O mais interessante é que, além de proporcionarem uma decoração mais colorida, elas também dão texturas para o seu sofá. Assim, o móvel não fica liso e sem graça.

Combine as almofadas do sofá com o restante do ambiente

Claro que se caso desejar, você também pode optar por almofadas mais neutras, como as versões cinza, bege ou creme. Ambas as alternativas são muito bem-vindas.

Bom, com essas dicas você está preparada para montar uma decoração de sala com o seu jeitinho, com muito estilo próprio e personalidade. Para deixar o seu ambiente ainda mais agradável, confira o nosso guia de combinação de cores para usar em sua decoração. Aproveite!

Avalie este post
Post Anterior

Plantas para quarto: lista com as 17 melhores

Veja tudo que você precisa saber sobre design biofílico

Próximo Post

Deixe um comentário