Eero Saarinen: conheça a biografia, principais obras e os móveis que fizeram história

Eero Saarinen é um dos maiores nomes do design e da arquitetura mundial. Esse profissional de origem finlandesa, mas radicado nos Estados Unidos, cresceu em um ambiente que proporcionava o desenvolvimento das suas habilidades artísticas. Afinal, seu pai, Eliel, também era arquiteto.

Ao longo de sua carreira, Eero desenhou e planejou desde terminais de passageiros em aeroportos, até as famosas mesas as quais — no Brasil — levam seu sobrenome! Isso mostra como as obras desse arquiteto marcaram a sua geração modernista.

Preparamos um post que vai te contar a biografia, as principais obras e as características do trabalho de Eero Saarinen. Então, se você gosta de arquitetura, design de interiores e arte, este é o conteúdo certo! Acompanhe a leitura e aprenda mais sobre o assunto.

Quem foi Eero Saarinen? Conheça a sua biografia

Eero Saarinen nasceu em Kirkkonummi, no sul da Finlândia, no dia 20 de agosto de 1910. Seu pai, Eliel, era arquiteto famoso e teve diversos trabalhos de notoriedade durante os seus anos de atuação. Eero cresceu em um ambiente que estimulava sua criação artística e, desde cedo, tomou gosto pela área.

Aos 12 anos de idade, em 1922, o pequeno finlandês venceu um concurso de design na sua cidade. No ano seguinte, seus pais migraram para os Estados Unidos. Nessa época, seu pai uniu-se ao grupo que fundou a Academia de Artes de Cranbrook. O jovem Eero trabalhava ao lado do patriarca como aprendiz.

Em 1929, Eero mudou-se para Paris, a fim de estudar sobre escultura. Após um período na Cidade Luz, retornou aos EUA e estudou na Universidade de Yale. Apenas anos depois de trilhar o próprio caminho e construir sua carreira, voltou para Michigan para trabalhar em desenhar móveis e trabalhar em projetos arquitetônicos com o pai.

Nesse período, em que ele trabalhava em Cranbrook, o designer conheceu Charles Eames — sim, o mesmo criador das famosas cadeiras, poltronas e mesas Eames! – e uma amizade começou. Ambos trabalharam juntos em vários projetos e a parceria rendeu vários frutos.

No ano de 1940, surgiu o projeto mais inovador da dupla: uma coleção de cadeiras de compensado moldado. Ela foi desenhada para o concurso Design Orgânico em Mobiliário Doméstico (Organic Design in Home Furnishings, em inglês), o qual foi patrocinado pelo Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque. Saarinen e Eames venceram a competição em duas categorias: design de cadeiras e sala de estar.

O prêmio lançou Charles Eames e Eero Saarinen ao mercado e deu notoriedade aos dois. O protagonista do nosso post era amigo de outra designer famosa: Florence Knoll. A ligação com ela fez com que Eero trabalhasse e projetasse vários móveis para a marca que levava o sobrenome da amiga.

A principal coleção de Saarinen para Knoll foi a coleção de mesas e cadeiras Tulipa, que ficou tão famosa que, hoje, o nome do designer finlandês se confunde ao desses móveis. Além do trabalho com móveis, a produção de Eero Saarinen também abrange edificações.

Continue a leitura e conheça mais sobre as demais obras deste designer! Confira!

Móveis, obras de arte e produções de Eero Saarinen

Ao longo da carreira, Eero Saarinen atuou como designer e como arquiteto. Durante seus anos de atuação, ele colecionou prêmios, obras de relevância e que estão presentes até hoje na paisagem das principais cidades do mundo.

Veja as principais obras de arte de Eero Saarinen:

Miller House

Miller House é uma casa de arquitetura bem característica da metade do século XX. Ela fica em Columbus, Indiana, nos Estados Unidos. A edificação leva o sobrenome dos patrocinadores do projeto: Irwin e Xenia Miller. Desde 2009 boa parte dos móveis originais foram doados pela família ao Museu de Arte de Indianápolis.

O desenho e construção da casa levou quatro anos para ser finalizado. Isso aconteceu em 1957. Até então, o projeto residencial mais famoso de Saarinen era uma casa de veraneio no Canadá. A Miller House tinha como intuito ser o lar da família e, por serem influentes, ter espaço para receber e entreter alguns chefes de estados e empresários.

Ao olhar para as fotos da Miller House, atualmente, vemos que muita da decoração pode ser considerada datada. Contudo, existem pessoas que podem recorrer a esse estilo. Por falar nesse assunto, veja nosso post e conheça a diferença entre vintage e retrô!

Poltrona Womb

A poltrona Womb é uma das principais obras de design de Eero Saarinen. Ela tem formas orgânicas e fluidas. Originalmente, foi desenvolvida para a marca de sua amiga Florence Knoll. Na época, ela foi considerada revolucionária devido à aparência e aos materiais empregados.

Atualmente, é um dos principais tipos de poltronas para quem gosta de design de interiores. Você já a conhecia? Conte para gente nos comentários o que achou!

Auditório Kresge

Um verdadeiro exemplo de experimento de formas na arquitetura, o Auditório Kresge é um marco de tecnologia e inovação para a sua época. Além de uma verdadeira façanha da engenharia estrutural e escultural, seu apelo estético é muito característico e suas formas são bem fluidas!

O Auditório Kresge foi o primeiro edifício em grande escala dos Estados Unidos a usar uma estrutura de casca de concreto. Sua cúpula de concreto armado corresponde a um oitavo da superfície de uma esfera. Ela é suportada por três pilares e cobre uma área de 2 mil metros quadrados, com uma altura de 15 metros.

Mesa Tulipa

A mesa Tulipa, atualmente chamada de Mesa Saarinen, foi desenvolvida para a marca Knoll. Ela fazia parte da Coleção Pedestal, a qual tinha mesas ovais, redondas, de canto e de jantar. Além disso, o designer fez algumas cadeiras para a mesma linha. Não saia daí, porque falaremos delas daqui a pouco.

Enquanto isso, aproveite para conhecer mais sobre quais são os melhores modelos de mesa de jantar!

TWA Hotel

TWA Hotel é uma estrutura muito característica do design nos anos 1960 e ele foi feito originalmente para ser um centro para passageiros da companhia aérea TWA. O terminal de passageiros foi fechado em 2001 e o prédio principal foi protegido da demolição.

Atualmente, o prédio é um hotel que usa decoração original — e inspirada — no trabalho de Eero Saarinen.

Cadeira Tulipa

A cadeira Tulipa faz parte da Coleção Pedestal. Sua base se parece com a das mesas da mesma linha. Além disso, a redonda ao centro dos móveis cria uma sensação extremamente natural e estratégica!

Por conta dessas características, os móveis desenvolvidos para a Coleção Pedestal são alguns dos principais do século XX. Por exemplo, vários modelos de cadeiras acabaram sendo influenciados por esse design!

Gateway Arch

O Gateway Arch é um dos principais pontos turísticos de Saint Louis, Illinois, nos Estados Unidos. Ele fica no Jefferson National Expansion Memorial. O design e construção da obra tem muitas das características da segunda geração modernista. A construção da obra foi a premiação de um concurso vencido por Eero Saarinen.

O arco está na margem do Rio Mississippi e representa o espírito pioneiro das pessoas que venceram o Oeste para a colonização da região.

Características das obras de Eero Saarinen

Eero Saarinen fazia parte da segunda geração de arquitetos modernistas. Por conta disso, suas obras têm:

  • Linhas orgânicas;
  • Design fluido;
  • Formas curvas.

O que você achou de conhecer mais do trabalho de Eero Saarinen? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conhecer alguns dos móveis desenhados por designers famosos. Temos certeza que eles podem ficar incríveis na sua casa!

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Mauricio Mareto
Post Anterior

Como fazer um cantinho do café: tudo que você vai precisar + 3 ideias

O que usar para decorar uma estante? Acompanhe as dicas

Próximo Post

Deixe um comentário