Tijolo de vidro é seguro? Descubra na Lemare Móveis!

Um clássico da construção e decoração, os tijolos de vidro são belíssimos, além de serem extremamente funcionais. Entretanto, quando pensamos em utilizá-los, uma dúvida pode surgir: eles são realmente seguros?

É uma pergunta bem interessante, pois a ideia de ter um material com risco de quebrar e trincar embutido nas paredes não é das mais confiáveis. Neste post, vamos explicar tudo sobre esse projeto. Tire as suas dúvidas abaixo!

Os tijolos de vidro são resistentes?

Sim! Elaborados com duas paredes de vidro, esses tijolos podem ser uma opção viável para compor a estrutura e a decoração do seu imóvel.

Parede de tijolos de vidro na área externa

Nós sabemos, é difícil acreditar que eles podem servir para sustentar uma construção, mas se o material for elaborado por uma empresa responsável, definitivamente será resistente.

Isso porque, nos estágios finais da criação dos tijolos de vidro, as amostras são submetidas ao departamento de controle de qualidade para um teste de impacto.

Normalmente, a avaliação é realizada utilizando uma ferramenta que verificará a força da parede lateral e também do selo que junta as duas metades do tijolo.

Se o material não apresentar nenhuma irregularidade durante o procedimento, ele está pronto para ser embalado e enviado. Caso apresente defeitos, o lote inteiro terá que passar por uma revisão de qualidade.

Então, dá para erguer uma casa apenas com tijolo de vidro? Tecnicamente, sim!

No entanto, apesar de serem resistentes, é contraindicado usá-los para sustentar um imóvel por completo. Isso porque as paredes de vidro podem dificultar as instalações de canos hidráulicos, cabeamento de rede elétrica, internet, etc.

Dessa forma, para levantar uma casa, recomendamos os bons e velhos tijolos de areia e argila.

Mas se o seu intuito é ter uma fachada bonita, uma parede com detalhes decorativos modernos ou um ambiente mais iluminado, pode apostar sem medo nos tijolos de vidro.

Definitivamente, você também vai gostar de conferir o nosso post sobre tijolinho de vidro no banheiro! Então, já deixe a aba aberta para ler depois, viu?

Qual a diferença entre tijolo de vidro e bloco?

Vamos dizer que você gostaria de aprimorar a sua residência com o auxílio dos materiais em vidro. Ao chegar na loja, você nota que existe o bloco e o tijolo. E aí, o que fazer?

A boa notícia é que você pode solicitar o produto normalmente, pois os blocos de vidro são popularmente conhecidos como tijolos – e vice-versa.

Entretanto, é válido mencionar que existem tijolos de vidro maciço, apesar de serem mais difíceis de serem encontrados. Nesse caso, você pode diferenciá-los da seguinte maneira:

  • Formato: o tijolo é retangular muito semelhante ao paralelepípedo, já o bloco é quadrangular;
  • Preço: o tijolo maciço é mais caro e o bloco é mais barato.

Blocos de vidro

Qual a medida de um tijolo de vidro?

O bloco de vidro mais comum de ser encontrado é o modelo elaborado em 19×19. Entretanto, existem versões que carregam outras medidas, como 19×9,5 cm, 20×10 cm, etc.

Quantos tijolos eu preciso para construir uma parede?

Para saber quantos blocos de vidro serão necessários para montar a sua futura parede, nós te ajudamos.

O primeiro passo é escolher os tamanhos dos blocos. Caso você opte pelo tamanho mais comum, normalmente são utilizados 25 tijolos de vidro para construir um metro quadrado.

Ah, não podemos deixar de mencionar que cada bloco precisa de, aproximadamente, menos um quilo de cimento para ser assentado.

Além disso, requerem vergalhões – não podemos deixar a parede sem estrutura, é? Para cada metro quadrado de parede, são necessários 8 metros de vergalhões de 3/16.

Tijolos de vidro no banheiro

Onde posso usar tijolos de vidro?

Se tem uma característica dos tijolos de vidro que merece ser compartilhada é a sua versatilidade. Então, se você gostaria de aprimorar ambientes como:

  • Sala;
  • Quarto;
  • Cozinha;
  • Banheiro;
  • Escritório;
  • Churrasqueira;
  • Área de serviço.

Com os tijolos de vidro, você conseguirá. E eles não param por aí, viu. A instalação do material pode ser feita até em piscinas e jardins!

Caso esteja pensando em instalar no banheiro, você pode aproveitar a construção para instalar um novo box, temos um post exclusivo sobre o assunto.

Banheiro com uma parede panorâmica de tijolos de vidro

Quais são as vantagens de utilizar o bloco de vidro?

A Lemare tem uma explicação da razão do item ser empregado em, praticamente, todos os ambientes de uma residência: suas vantagens. Veja quais são os benefícios de optar por blocos de vidros.

Iluminação

Os azulejos de vidro são translúcidos. Isso significa que eles possibilitam a entrada de luz externa natural, deixando os ambientes claros e bem iluminados;

Economia

Por permitirem a passagem de luz e melhorarem a iluminação, você não precisa deixar as lâmpadas ligadas, impactando positivamente as contas de energia da casa;

Funcionalidade

O vidro é um material com propriedades isolantes. Ou seja, a temperatura e os ruídos podem ser controlados.

Amplitude

Aprimorar a iluminação significa mais visibilidade, então para ambientes pequenos ou apartamentos, é possível causar a sensação de amplitude com os tijolos de vidro;

Design

É inegável que uma parede de vidro torna o ambiente muito mais charmoso, então não podemos terminar a lista sem mencionar a importância do design. Ele é moderno e tradicional ao mesmo tempo, um verdadeiro coringa das decorações.

Você pode conferir uma lista repleta de benefícios e desvantagens do tijolo de vidro em outro post do blog, basta clicar aqui e conferir!

Tijolos de vidro na parede de uma escadaria

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre os tijolos de vidro? É sempre um prazer trazer novas técnicas que podem deixar a sua casa ainda mais linda!

Se você aproveitou as dicas, continue navegando pelo blog da Lemare! Com certeza, você vai encontrar outros temas que podem aprimorar a decoração do seu lar – como o nosso texto sobre 4 luminárias de cozinha para você se inspirar.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Referência no segmento de móveis, o Blog da Lemare transpassa inovação e paixão pelo segmento de casa e decoração. Por aqui, você encontra as melhores dicas transformadoras sobre iluminação, decoração e ainda aprende a criar ambientes aconchegantes e confortáveis.
Equipe Lemare Móveis
Post Anterior

Parede de tijolinho: como fazer? 4 ideias acessíveis

Mesa redonda ou retangular: saiba como escolher

Próximo Post

Deixe um comentário