15 plantas para banheiro: deixe o cômodo da sua casa com mais vida!

As plantas são conhecidas por proporcionarem um ambiente mais arejado, decorado e com vida. O que poucas pessoas sabem é que elas podem ser usadas em vários cômodos diferentes da casa, no quarto, cozinha e, até mesmo, no banheiro. No entanto, é preciso levar em consideração diversos fatores na hora de escolher uma muda.

Se você tem um banheiro pequeno, por exemplo, é preciso entender se há muita ventilação e luz do sol, além da presença da umidade e vapor que ficam no ar principalmente após o banho. Todos esses detalhes precisam ser levados em consideração ao escolher uma planta para banheiro.

Por esse motivo, preparamos o conteúdo de hoje com 15 plantas perfeitas para banheiros. Leia com atenção cada espécie que preparamos e suas principais dicas, cuidados, para quem é indicado e muito mais. Confira a lista completa a seguir:

1. Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge é uma planta muito comum em jardins e quintais de casas, por não precisar de muita luz direta para sobreviver e por se adaptar muito bem em espaços quentes e úmidos, acaba sendo uma ótima opção de planta para colocar no banheiro. Tem pouco espaço disponível? Sem problemas, ela cresce na vertical e não vai ocupar muito espaço no cômodo.

Para deixar o ambiente ainda melhor, que tal usar cestos e criar uma decoração maravilhosa? Esse item pode ajudar a deixar o espaço ainda melhor para combinar com a sua planta. Saiba mais clicando no link!

Espada-de-São-Jorge

2. Costela de Adão

Outra ótima opção de planta para banheiro é a Costela de Adão. Por ser uma planta de origem tropical que se desenvolve com certa facilidade, acaba vivendo muito bem em espaços úmidos. No entanto, o banheiro precisa ter luminosidade abundante, muito importante para a sua sobrevivência.

Costela de Adão

3. Bromélias

É claro que não poderíamos escolher as queridinhas dos banheiros: as bromélias. São plantas perfeitas para esse tipo de cômodo por se adaptarem muito bem à umidade e não necessitarem de luz direta. Fácil de cuidar, necessitam ser regadas a cada 2 dias. Existem vários tipos de Bromélias diferentes, pesquise e encontre a ideal para o seu cômodo.

Bromélias

4. Planta Aranha

A Planta Aranha é uma opção diferente para você que quer uma planta para banheiro. Ela necessita de alguns cuidados especiais: precisa ser cultivada com luz direta do sol ou a meia-sombra. Nessa espécie em específico, é preciso regar frequentemente, de maneira que a planta sempre fique com seu substrato úmido, jamais seco.

Outra dica é sempre olhar o vaso em que a espécie se encontra, certificando-se de que ela se mantém bem drenada, sem água em excesso.

Planta Aranha

5. Cactos e suculentas

Agora, se você está procurando uma planta para banheiro que não dê muito trabalho, certamente os cactos e suculentas podem ser a escolha ideal. São muito resistentes e exigem poucos cuidados, perfeito para quem trabalha ou precisa ficar alguns dias longe de casa.

Devem ser regados uma vez por semana no verão ou duas vezes por semana no inverno. É válido lembrar que é preciso regar apenas o substrato, não toda a planta. O ar fresco e o contato direto com a luz solar também são indicados.

Cactos e suculentas

Além de plantas, um banheiro precisa de um box para ficar bem decorado. Caso tenha interesse, acesse o post com 5 modelos de box para banheiro pequeno e confira todas as opções!

6. Bambu-da-Sorte

O Bambu-da-Sorte é uma planta popular devido à sua associação com a sorte e prosperidade. Muitos acreditam que ela atrai energias positivas para o ambiente, além de ser muito bonita. O melhor lugar para colocá-la é próximo a prateleiras, armários e outros cômodos do banheiro que não recebam luz direta do sol.

Pode ser cultivado tanto na terra como na água, podendo ser regado a cada 2 ou 3 dias, mantendo seu solo úmido. Não exige muita manutenção, o que o torna uma excelente oportunidade para quem não tem muito conhecimento em jardinagem.

Bambu-da-Sorte

7. Samambaia

Aos amantes da Samambaia, saiba que ela é uma ótima planta para colocar no banheiro, desde que cuidada da maneira certa. A dica principal é escolher espécies que sejam apropriadas para sombra, elas irão demandar que o solo sempre fique úmido, mas não encharcado.

É importante regar as Samambaias todos os dias e, até mesmo, borrifar as suas folhas. A luz, por sua vez, precisa ser indireta, sem o contato direto com o sol.

Samambaia

8. Pacová

Pacová é uma planta de origem tropical que pode viver muito bem em ambientes úmidos como o banheiro. Um detalhe muito importante é que essa espécie prefere a iluminação, ou seja, é indicada para ambientes que tenham uma janela que receba luz direta do sol.

Sua aparência ornamental é um detalhe a mais em qualquer tipo de decoração. Para regar, a indicação é que seja feita a cada duas ou três vezes por semana.

Pacová

9. Alocasia

Você também pode escolher a Alocasia como planta para o seu banheiro pequeno. Sua luminosidade deve ser boa, mas não diretamente em suas folhas. Colocá-la próxima à janela é o suficiente para que receba a luz necessária para o seu desenvolvimento. Regue mais vezes no verão e borrife suas folhas, elas adoram!

Alocasia

10. Tostão

O Tostão é uma ótima planta para quarto e banheiro que pode ser colocada no ambiente de várias formas, seja pendente no teto ou plantada em pequenos vasos. É uma espécie que gosta de luminosidade, ou seja, é indicada para ambientes que tenham luz do sol frequente. A regagem deve ser feita a cada 2 dias.

Tostão

11. Lavanda

A lavanda, além de deixar o seu banheiro mais bonito e decorado, irá deixar o ambiente super cheiroso! Elas amam a luz do sol, por isso, deixe-as expostas à luminosidade entre 3 a 4 horas por dia. Evite o exagero de água, isso não vai fazer nada bem para elas. Certifique-se de que seu substrato sempre fique úmido, mas não encharcado.

vasos de lavanda decorando a cuba do banheiro

12. Antúrio

Se você está buscando uma planta para banheiro que entregue mais cor, vida e beleza para o ambiente, o Antúrio é o que você está procurando. Com folhas exuberantes e uma flor chamativa, pode ser cultivada em espaços que oferecem meia-sombra. Para regar, a indicação é fazer de uma a duas vezes por semana.

Antúrio na decoração do banheiro

13. Jiboia

Se você tem mais espaço disponível e ama espécies mais volumosas, com ramos pendentes e que ficam pendentes, a Jiboia é uma planta que irá deixar o seu banheiro com muito mais vida. Para conseguir se desenvolver, deve ficar em um espaço com ventilação, de preferência próxima a janelas.

planta jiboia em vaso sobre estante

Para regar, a indicação é que seja feita a cada 3 ou 4 dias, ou quando a planta estiver com seu substrato seco. É uma planta tóxica, por isso todo cuidado caso tenha crianças ou pets em casa, ok?

14. Babosa

Conhecida por suas propriedades medicinais, a babosa pode ser uma excelente opção de planta para banheiro escuro, pois não precisa de iluminação direta para a sua sobrevivência. O vapor é absorvido muito bem por ela, por isso, a indicação é regar apenas quando o seu solo estiver muito seco.

 Babosa

Leia também: Quais são e como usar as cores neutras na decoração.

15. Cipó-Uva

O Cipó-Uva é uma trepadeira muito comum na América do Sul. É conhecida por se desenvolver muito bem em ambientes internos, e, no banheiro, especificamente, pode ser uma ótima escolha. Ele cresce em espaços onde a iluminação é semi-sombreada ou com luz abundante e difusa.

Seu substrato precisa ser drenável e rico em material orgânico. Para a rega, ele gosta que o solo seja mantido ligeiramente úmido, mas evitando o encharcamento.

Cipó-Uva


Com esse conteúdo, foi possível encontrar uma lista com diversas plantas para banheiro. Encontre aquela que é a ideal para o seu ambiente e renove a sua casa com mais frescor, beleza e tranquilidade. Continue navegando em nosso site e conheça outros conteúdos sobre decoração que podem ser do seu interesse.

Aproveite para ler também nosso post especial: Cor Marsala: combinações e como usar na decoração dos ambientes da casa. Confira!

Avalie este post
Post Anterior

Como usar a cor creme na decoração? 8 dicas práticas

Dopamine Decor: o que é e como usar as cores na decoração da sua casa

Próximo Post

Deixe um comentário