Banheiro pequeno: 9 dicas para otimizar o espaço do cômodo

O banheiro pequeno está presente em muitas residências e gera dúvidas em pessoas que o tem e não fazem ideia de como decorar adequadamente. Mas temos uma boa notícia para você: há métodos práticos que devem ser seguidos para adicionar beleza e elegância no cômodo.

Neste artigo, você entenderá tudo o que deve fazer para conseguir realizar uma decoração e arrumação prática. Acompanhe:

1. Use luz branca

A iluminação em tons brancos auxilia a criar uma sensação de ambiente maior e mais espaçoso. Não à toa, ela faz com que o cômodo transmita esta impressão a qualquer pessoa. Por esse motivo, é recomendável usar tanto a lâmpada de LED em tons brancos quanto a luz externa.

banheiro pequenos com iluminação clara de luz branca

No caso de luzes de apoio, que ficam acima do espelho, você deve apostar mais no modelo em LED, que traz economia e permite que a sua arrumação seja realizada em minutos. O seu banheiro permanece iluminado de dia pela luz natural e de noite, quando for necessário, pela luz artificial. Isso tudo é claro, com uma decoração bem clean.

Dica extra: tenha atenção às janelas

Na hora de planejar a iluminação natural, evite fazer janelas muito altas onde você não consegue abrir o vitrô para fazer o ar ventilar e remover o vapor que fica no ambiente. Caso essa umidade não seja dispersa, as chances de oxidar e estragar as madeiras dos móveis que ficam no cômodo são maiores.

2. Dê prioridade para cores claras

Para criar um ambiente mais iluminado, que crie a impressão de ser um cômodo maior, é recomendado trabalhar sempre com cores claras, como o branco. Ou seja, ao invés de escolher tons sóbrios e escuros, como o preto ou dourado, você deve decidir por tons de gelo, branco, bege, palha ou areia.

banheiro pequeno com cores clara como o creme, o branco e o transparente

Banheiros azulejados necessitam de cores sempre brancas ou próximas, porque elas ajudam a aumentar a luminosidade.

Pode pintar a parede do banheiro?

Os banheiros podem ser pintados com uma tinta própria que é resistente a umidade. Dessa forma, ao invés de investir em azulejos, você consegue trabalhar com uma pintura prática que tornará o cômodo robusto e elegante.

Escolha tons neutros como o gelo, palha, cinza-claro ou o próprio branco. Você mesmo consegue pintar o banheiro, mas caso veja a necessidade de contratar um profissional, procure sempre uma pessoa de confiança para fazer o trabalho perfeito.

3. Prefira um box transparente

O que também cria em um banheiro a impressão de ser mais espaçoso é o box ser transparente — o que, aliás, não acontece em suas versões mais escuras já que elas causam sensação de estreitamento.

banheiro pequeno com box transparente e espelho na pia

Se você nunca considerou ter uma área de banho mais clara, chegou o momento de analisar as características e decidir o tipo de transparência desejada. Leia algumas sugestões para considerar:

  • Box com porta fosca transparente;
  • Box com cortina;
  • Porta do box feita de vidro;
  • Porta de plástico transparente.

Para criar o aspecto de luxo e originalidade, o box em vidro é uma das principais escolhas de muitas pessoas que estão construindo o banheiro. Resumidamente, ele é ideal para fugir do estilo mais tradicional e fazendo com que o cômodo seja o destaque com uma bela decoração clean.

No caso de preferências por modelos de plástico que não geram perigo, o box com o modelo transparente é mais adequado. O seu banheiro pequeno ganhará um bom destaque devido à luz natural e fará com que pareça maior do que de fato é.

4. Não use muitos acessórios

Em áreas menores, não há a necessidade de acrescentar uma diversidade de acessórios desnecessários, pois a poluição visual é a maior inimiga dos espaços pequenos. Escolha apenas os objetos que tornarão o cômodo bem organizado e completo, que não ocupem espaço e o tornem prático e eficiente.

pia de banheiro básica com uma planta e duas toalhas do santos

O banheiro não comporta uma diversidade de itens grandes ou em abundância. Você terá de investir mais em artigos que os comportem de diferentes maneiras. Mantenha a sua cuba e pia livres de qualquer objeto (o ideal é que eles sejam guardados no interior do espelho ou nas gavetas).

Lembre que quanto mais artigos decorativos você acrescentar no banheiro, mais se criará o aspecto de um cômodo bagunçado. Para não dar esta sensação, é recomendável escolher o que deve ser inserido e tudo aquilo que compromete e não agrega à sua decoração deverá ser removido. Analise abaixo os acessórios ideais:

  • Cesto de palha;
  • Lixeira em inox;
  • Porta sabonetes e escova de dentes;
  • Toalhas de rosto e corpo;
  • Vasos de plantas.

5. Aposte em espaço de armazenamento vertical

Para criar uma atmosfera mais completa e organizada, invista em nichos e prateleiras na parede. Ou seja, ao invés de posicioná-los na parte de baixo, faça a verticalização e decore com os itens essenciais de uso regular e que devem ficar sempre à mão.

Dessa forma, você poupa espaço no chão, evita que a área fique apertada e complicada de locomover. Além disso, a inserção adequada permitirá que o cômodo fique bonito, organizado e apresente uma decoração adequada ao seu tamanho. Ah, e essa dica pode ajudar na decoração de todos os cômodos do apartamento, viu?

6. Deixe o banheiro com o seu estilo

Por mais que o ambiente seja mais neutro, nada te impede de trazer um pouco mais de cor e vida ao cômodo. Dessa forma, cabe a você escolher tons mais fortes como o marrom dos vasos de flores ou plantas, que ajudam a criar um contraste belíssimo.

banheiro personalizado com armário de madeira e vaso de plantas

O banheiro pequeno deve ter o espaço bem utilizado. E, com os tons corretos, você faz com que este ambiente fique com a sua personalidade. Não é necessário usar apenas o marrom, mas outras cores que sejam do seu agrado e que combinem com o branco. Observe abaixo quais as tonalidades para adéquar ao cômodo:

  • Azul-claro;
  • Verde;
  • Tons de rose;
  • Dourado.

Estas são algumas das principais cores que podem fazer parte da decoração sem comprometer os tons neutros. De modo geral, elas são fáceis de combinar e permitem brincar com os acessórios sem sentir medo de errar ou exagerar.

7. Use gavetas e portas

As gavetas são essenciais para auxiliar melhor a organização do ambiente, bem como fazem com que o espaço não fique apertado e promovem maior mobilidade. Com elas, você consegue guardar os seus pertences básicos, desde toalhas, cremes e demais objetos, e não precisa sair do banheiro para buscar qualquer item.

armário de banheiro embutido na pia para colocar toalhas

No caso de portas, opte por aquelas de correr ao invés das que são abertas ao puxar para trás. Elas ocupam espaço e o banheiro pequeno precisa de área livre para a locomoção. Saiba que o mesmo vale para a porta de entrada e até a do box, portanto, investir mais nestes modelos fará com que se tenha uma área eficiente.

8. Invista em um espelho grande

Assim como as janelas e a iluminação, os espelhos são responsáveis por criarem uma atmosfera maior, espaçosa e requintada. Nesse caso, para acertar na decoração com espelho, ao invés de apostar nos modelos médios ou pequenos que são compactos, escolha aqueles que são grandes e ocupam boa parte da parede.

cuba de banheiro dupla com espelho grande

Quanto maior for o tamanho do espelho escolhido, mais as chances de o seu banheiro transmitir a ideia de grandiosidade. Os espelhos são práticos e itens de uso diário, que não podem faltar em qualquer casa.

9. Tenha nichos na parede

Os nichos para a parede são artigos que não podem faltar e são necessários para manter a mobilidade acessível. Com eles, você garante mais espaço, faz com que os seus objetos fiquem na parte superior do banheiro e tudo sem atrapalhar o seu caminhar.

banheiro pequeno com nichos na parede e azulejos verde agua

Entender como decorar os banheiros pequenos, auxiliará no processo de decisão sobre o que fazer, o que é melhor escolher e os itens que não podem faltar no cômodo a fim de torná-lo maior e menos limitado.

Por falar em decorações aconchegantes, vale apena conferir as nossas dicas para criar um espaço com estética rústica. Quem sabe, o estilo não combine com o seu banheiro, né? Aproveite a leitura!

1/5 - (Total de avaliações: 1)
Mauricio Mareto
Post Anterior

Dicas para construir uma adega de vinhos em um apartamento pequeno

Como usar cestos na decoração? Veja 7 ideias para cada cômodo

Próximo Post

Deixe um comentário