Box para banheiro pequeno – 5 Tipos para conhecer

Conforme a população vai crescendo, os ambientes urbanos passam a ficar bem ocupados e, consequentemente, os imóveis perdem tamanho. Num cenário urbano, pouquíssimas casas e apartamentos têm escritórios, quartos espaçosos, salas separadas de estar e banheiros amplos, o que pode inspirar dificuldades na hora de organizar e decorar.

Neste post, nós, do Blog da Lemare Móveis, viemos apresentar ideias para otimizar o espaço desse último cômodo. Um banheiro clean, decorado e espaçoso é o sonho de muitas mulheres, e o box é um componente que tem grande potencial para ajudar a entregar esse resultado.

Por isso, acompanhe a leitura e descubra quais os melhores box para banheiro pequeno!

1. Box com quina arredondada

O box com quina arredondada é ótimo para otimizar o espaço, pois as suas bordas arredondadas interferem bem menos na circulação do cômodo. Em comparação com os box de quina reta, esses oferecem um visual mais clássico e vintage, o que é ideal para quem prefere decorar a sua casa de forma intimista, sem estruturas muito diretas e sóbrias.

A única desvantagem desse modelo é que as suas portas geralmente precisam ser de abertura tradicional e não ‘de correr’, já que o vidro é curvado.

Isso pode restringir a facilidade de acessar o espaço do chuveiro, então se o seu banheiro tiver um tamanho muito reduzido, leve isso em consideração. Ah, e não se esqueça dos espelhos na decoração para aumentar a sensação de espaço!

2. Box de quina reta

O box de quina reta também pode ser usado em banheiros pequenos, só é preciso ter cuidado com as suas dimensões, já que nem sempre o formato adequado será o de um quadrado.

Se o espaço reservado para o chuveiro for mais comprido do que amplo, você pode encomendar um box num formato mais retangular.

Esse tipo de box costuma ir com portas de correr, que são capazes de ampliar o espaço do vão de entrada/saída da área molhada.

O estilo do modelo é básico e moderno, então pode ser ideal para quem está planejando uma decoração clean no banheiro para aumentar a amplitude e a sensação de higiene do cômodo.

3. Box com porta de correr

Os box com portas de correr geralmente são os de quina reta. Esse tipo de porta é o mais indicado para banheiros pequenos, mas é preciso ter atenção a um detalhe: o seu vão de entrada precisa ter, pelo menos, 1,10m.

Se o cômodo preencher esse requisito, a porta de correr que é deslizada de maneira lateral num trilho será perfeita.

Ela não interfere no espaço de circulação da pia e do vaso sanitário, além de não esbarrar em objetos e pessoas.

Ah, outro benefício desse modelo é que ele oferece uma base muito neutra para inserir qualquer decorações de sua preferência: pode ser no estilo escandinavo (fica ótimo para dar aquela sensação de limpeza no banheiro), num estilo mais colorido e vários outros.

4. Box com porta sanfonada

Essa opção não é a mais desejada, mas merece entrar na lista de box para banheiros pequenos.

O box com porta sanfonada ocupa bem pouco espaço e oferece um aproveitamento excelente e equilibrado do espaço do vão de passagem e da área molhada, além de ser um modelo acessível.

As suas desvantagens é que é menos resistente e durável, além de ter um visual mais proeminente e chamativo. Nesse caso, uma boa solução é investir em luminárias corretas, que ajudam a equilibrar a atenção geral do cômodo por meio de uma mistura de luzes diretas e indiretas.

5. Box semiaberto

O box semiaberto é formado por apenas um dos lados do que seria um box normal, é como se tivesse uma porta só. É uma opção que pode ser incrivelmente decorativa dependendo da cortina de sua escolha (pode ser de vidro, concreto, tecido, plástico, estrutura de madeira e etc.).

A otimização do espaço também é muito beneficiada pelo box semiaberto, que garante a retenção dos respingos de água sem restringir as áreas valiosas de circulação de pessoas do banheiro.

Caso essa seja a sua escolha, você pode aproveitar o potencial do box escolhendo um material interessante para a sua fabricação e completando o restante do cômodo com um estilo minimalista.

Dicas para escolher o box ideal para banheiro pequeno

  • Material: os mais comuns são vidro, acrílico e PVC. Os de PVC são mais acessíveis, mas menos resistentes e duráveis. Os de acrílico também costumam ter uma faixa de preço menor, além de não oferecer um risco de estilhaçar. Por último, os de vidro devem ser temperados e com película, o que é mais caro (mas tem o visual mais clean e é duradouro);
  • Cor: Para banheiros pequenos, é necessário escolher cores de parede que promovem a sensação de amplitude e profundidade. O box transparente é o que melhor pode alcançar essa estratégia, ainda mais se tiver um acabamento liso: aqueles texturizados e mais opacos não contribuem tanto para ampliar o local, além de serem mais difíceis de limpar;
  • Tipo de ducha: Por último, é essencial que você leve em consideração como é o chuveiro/ducha do banheiro. Se o equipamento tiver um longo alcance de liberação de água, um box semiaberto pode ser inviável, já que há chances dos jatos vazarem e molharem o cômodo.

Esperamos que as dicas tenham sido valiosas. Se quiser receber mais dicas de organização e decoração do seu lar, o Blog da Lemare Móveis está repleto de conteúdos incríveis – que tal começar descobrindo como escolher a melhor mesa para apartamentos pequenos?

Avalie este post
Post Anterior

Tipos de pisos para casas: saiba como escolher o ideal

Cores para cozinha – Como escolher e 5 ideias incríveis

Próximo Post

Deixe um comentário