Planta para escritório: 5 opções para transformar o espaço

Quando o assunto é decoração de escritório, é necessário pensar além dos tipos de móveis, iluminação e cores de tinta. O que trará um toque diferenciado ao seu espaço de trabalho é aderir às plantas de escritório como elementos-chave.

Quer entender mais sobre esse assunto? Acompanhe a Lemare Móveis neste guia sobre plantas para escritório e descubra quais são as 5 melhores opções de plantas, como dispor no ambiente e quais os cuidados necessários. Vamos lá?

Por que ter plantas no escritório?

As plantas são grandes aliadas à decoração tanto de espaços casuais quanto de espaços corporativos, como o escritório. Agregar um toque verde ao seu local de trabalho trará mais vida e frescor ao ambiente, especialmente àqueles que são decorados no estilo industrial, que tem uma estética bem urbana.

Além de lindo, uma vez que seu ambiente de trabalho estiver decorado com plantas, isso melhorará seu foco e, consequentemente, sua produtividade. Os níveis de estresse também tendem a reduzir quando estamos em constante contato com as plantas, trazendo tranquilidade e leveza para o nosso cotidiano.

Benefícios de plantas no escritório

Investir em plantas para incorporar seu escritório trará uma série de benefícios à sua rotina. Confira os principais deles:

  • Melhoria da qualidade do ar: algumas plantas eliminam toxinas do ambiente, purificando o ar;
  • Redução do estresse: o verde traz tranquilidade e melhora o humor;
  • Aumento da produtividade: alguns estudos mostram que plantas podem auxiliar na concentração;
  • Decoração funcional: além de lindas, as plantas ocupam pouco espaço e agregam valor ao ambiente.

Melhores plantas para escritórios

Agora que você já conhece alguns benefícios de aderir às plantas para seu ambiente de trabalho, conheça quais são as 5 melhores espécies de plantas para escritório. Cada uma delas trará vida e deixará sua decoração de escritório ainda mais linda!

1. Cactos e suculentas

Se você procura por plantas que exijam pouco cuidado, os cactos e suculentas são as opções certas. Além de serem práticas de cuidar, essas plantas são extremamente compactas, ideal para quem não tem tanto espaço livre para a decoração do ambiente.

Sua resistência também é um forte atrativo para quem está iniciando no mundo das plantas e ainda não possui muitas habilidades.

Quanto aos cuidados, certifique-se de regá-las com moderação, afinal são plantas que não demandam muita água, e deixe-as em contato com a luz indireta.

2. Espada-de-São-Jorge

Esta planta é outra opção clássica de planta para escritório, ideal para quem ainda não está muito familiarizado com os cuidados com plantas ou não tem tanto tempo para realizar essas manutenções.

Devido a sua beleza e praticidade, esse é um tipo de planta usada em salas-de-estar, quartos e outros ambientes internos, afinal, ela é altamente resistente a falta de luz e falta de água. O ideal para a espada-de-são-Jorge é regar uma vez a cada duas semanas, sempre evitando o excesso de água.

3. Lírio-da-paz

Para os amantes de flores, nossa indicação é o lírio-da-paz. Esse tipo de planta confere um ar delicado e elegante ao ambiente, além de conseguir melhorar a qualidade do ar, contribuindo para um ambiente mais saudável.

Controlando a umidade do ar, o lírio-da-paz é a planta para escritório que remove as toxinas do ar, deixando o ambiente mais leve. Para mantê-la, basta regar regularmente e evitar a luz solar direta.

4. Zamioculca

A zamioculca é perfeita para ambientes que possuem pouca iluminação, por ser capaz de se desenvolver com pouco contato com a luz solar. Além de fácil de cuidar, essa planta é muito escolhida para ambientes que possuem ar-condicionado devido à sua resistência a lugares mais secos e frios.

Esta é a opção certa de planta para escritório para quem desejar conferir um ar moderno, podendo se adaptar a diferentes estéticas, como o estilo de decoração clean, boho e minimalista. Para cuidar da zamioculca, basta umedecer o solo levemente.

5. Filodendro

Outra escolha popular de plantas para escritório é o filodendro. Suas folhas decorativas agregam beleza e um toque único de cor e estilo ao ambiente.

Ela fica ótima pendurada em cantos ou prateleiras, perfeita para escritórios menores que priorizam a otimização de espaço. Sua manutenção é bem simples, apenas procure umedecer o solo e mantê-la em contato com a luz indireta.

Como dispor plantas no escritório

Agora que você já conheceu as melhores opções de plantas para seu escritório, vamos te mostrar de que forma você pode utilizá-las na decoração de seu ambiente de trabalho. Confira abaixo algumas maneiras de dispor suas plantas na decoração do escritório!

Estantes e prateleiras

A primeira forma de incluir plantas no seu escritório é adicionando-as à decoração da estante. Para isso, você pode optar por plantas pendentes para preencher os espaços, criando um visual mais aconchegante.

Outras opções são as plantas menores, como os cactos. Eles podem ser colocados ao lado de outros objetos de decoração, como livros e vasos, para criar um contraste entre elementos naturais e industriais.

Mesas de trabalho

Para compor sua mesa de trabalho, prefira as plantas menores. Aqui as suculentas são as protagonistas por serem compactas, evitando que sua praticidade e mobilidade seja prejudicada. Elas vão conferir aquele toque de frescor à sua mesa!

Apesar de pequenos, procure evitar os cactos aqui, afinal, eles podem machucar caso você encoste neles. O ideal é mantê-los distantes, em alguma estante ou prateleira.

Cantos do escritório

Já para os cantos do escritório, prefira as plantas maiores para conferir o destaque que seu ambiente de que trabalho precisa. Aqui, os cantos vazios ganham forma e personalidade, transformando seu escritório simples em um ambiente sofisticado e lindo. Procure opções de plantas de chão, como a filodendro.

Paredes verdes

Outra alternativa de disposição de plantas para escritório que vai transformar seu ambiente de trabalho num local moderno é aderir às paredes verdes.

Aqui, a ideia é compor todos os espaços de uma das paredes de seu escritório apenas com plantas. Esse tipo de decoração é ideal para escritórios mais amplos que demandam mais informação, transformando o espaço em um local impactante.

Cuidados essenciais para plantas no escritório

Após selecionar e dispor as plantas no seu escritório, é hora de aprender sobre os cuidados básicos que elas demandam. Acompanhe os principais pontos para os quais você deve se atentar na hora de realizar a manutenção de suas plantas.

Rega e Iluminação

Sem rega e iluminação adequadas, suas plantas não irão se desenvolver. Para que isso não aconteça, verifique previamente quais são as necessidades específicas de cada planta.

Algumas delas requerem mais água que as outras, confira quais as demandas de cada uma e regue com a frequência necessária. O mesmo vale para a luz. Verifique qual o tipo de iluminação adequada para cada tipo de planta e certifique-se de posicioná-las num local adequado onde recebam a quantidade necessária de luz.

Adubação

Para garantir que suas plantas se mantenham verdes, utilize fertilizantes. Dessa forma, você garante a saúde de suas plantas para escritório e, consequentemente, a sua também!

Gostou de conhecer mais sobre as 5 melhores opções de plantas para escritório? Escolha as espécies que mais se adequam ao seu espaço e estilo e aproveite os benefícios!

E para continuar por dentro de todas as novidades sobre decoração, confira também nosso texto sobre plantas para quarto: lista completa com as 17 melhores! Conte com a Lemare Móveis para garantir o melhor dos itens de decoração para seus espaços!

Avalie este post
Mauricio Mareto
Post Anterior

Plantas em casa: o guia para transformar os ambientes

Estilo Industrial: o que é e quais são as características?

Próximo Post

Deixe um comentário