Como montar um escritório simples e barato – 3 truques

Dicas para o home office: como montar um escritório simples e barato na sua casa

A categoria de trabalho home office nunca esteve tão em alta como nos últimos anos. Com a pandemia do coronavírus, diversos trabalhadores se viram obrigados a organizar uma rotina de trabalho em casa. E essa modalidade veio para ficar!

Afinal, mesmo após esse período, diversas empresas adotaram um sistema híbrido de trabalho que mescla períodos presenciais no escritório e outros em casa.

As vantagens incluem trabalhar de pijama, chinelo, poder acordar 10 minutos antes do horário de entrada, não precisar se deslocar e ficar o dia todo no conforto do seu lar!

No primeiro momento pode parecer o cenário ideal, mas para se organizar e não prejudicar a produtividade é preciso ter um lugar próprio e confortável para o trabalho. Neste post, listamos dicas infalíveis para montar um escritório. Confira!

1 – Escolha o ambiente ideal

Se você não tem um quarto extra para montar um escritório, não se preocupe. O local pode ser um espaço dentro do seu próprio quarto ou sala.

Você pode explorar lugares sem uso na sua casa, como aquele espaço embaixo da escada ou cantinho da sala de jantar.

Se durante seu horário de home office tem mais pessoas em casa, separe bem os ambiente e escolha onde tenha menor chance de fluxo de passagem, com menor barulho, sem televisão para não se distrair. O ideal é escolher um local sem distrações.

Além disso, dê preferência para lugares bem iluminados e ventilados. Que tal um cantinho da garagem?

Leia também – 4 luminárias de cozinha de apartamento para te inspirar

2- Móveis

O escritório em casa não exige muitos móveis. Às vezes, o que você tem em casa já é suficiente. O que não pode faltar para todas as profissões home office é o clássico combo mesa e cadeira.

Outras sugestões de móvies são prateleiras e nichos para guardar objetos que não são de uso diário.

Mesa

A mesa deve possuir altura adequada e com espaço suficiente para dispor todo seu material de trabalho. Lembre-se de posicioná-la em um local onde tem tomadas disponíveis para ligar os eletrônicos.

Se a grana por aí está curta para comprar um mesa nova, que tal aproveitar para colocar a mão na massa e fazer a sua própria mesa?

Com dois cavaletes e um tampo de madeira sua mesa está pronta! O tampo você pode mandar cortar em madeireiras do tamanho que precisa.

E aqui vai uma dica para economizar ainda mais: sabe aquela porta que foi trocada na última reforma e vai direto para a caçamba de descarte? Então, ela também pode servir como tampo, basta ter uma base!

Cadeira

Uma cadeira confortável é fundamental para trazer conforto na hora do trabalho. Aquela cadeira da sala de jantar ou poltrona da sala que não é muito utilizada pode se tornar a sua cadeira de escritório. Você pode utilizar almofadas para ajustar a altura e encosto.

No entanto, atenção! Se na sua jornada de trabalho você precisa passa horas sentado, o ideal é uma cadeira própria para o conforto da sua coluna. Na Lemare temos opções ergonomicamente amigáveis como:

  • Cadeiras diretor: são consideradas ergonômicas pois oferecem o suporte necessário para os braços + regulagens;
  • Cadeiras presidente: costumam oferecer um espaldar levemente mais elevado ou a opção de encosto para a cabeça;
  • Cadeiras gamer: garantem alinhamento da coluna, estabilidade dos braços e descanso para o pescoço.

Nichos e prateleiras

Escritórios home office têm o perfil de serem pequenos. Sendo assim considere aproveitar ao máximo horizontalmente e verticalmente as paredes disponíveis no ambiente com nichos e prateleiras. São opções baratas, funcionais e decorativas.

Nas partes mais altas, você pode colocar livros, apostilas, pastas com documentos e objetos que não usa com tanta frequência. Nas partes mais baixas, materiais que utiliza no dia-a-dia como porta canetas, agenda, carregadores eletrônicos e fone de ouvido.

Desta forma, deixa o ambiente mais organizado, otimizando o espaço e evitando deixar objetos no chão.

Para já ir pensando na decoração, você pode fazer diferentes composições mesclando prateleiras e nichos.

As prateleiras podem vir com formato em L, formato em U, de canto, horizontais, com cantos arredondados.

Já os nichos podem ser quadrados, redondos, formato colmeia etc., produzidos com diversos materiais como madeira, acrílico ou com detalhes em couro. São muitas opções para escolher.

Além de tudo isso, prateleiras e nichos são objetos que você encontra com bons valores de mercado.

Leia também – Aço cromado enferruja? Compare o material com o aço inox

3 – Decoração

Para escritórios pequenos e principalmente aqueles que fazem parte de outro ambiente, a dica principal é não exagerar na decoração. O excesso pode deixar o ambiente cansativo e prejudicar a produtividade do trabalho.

Parede

Invista em cores neutras e claras. Elas deixam o ambiente mais bonito e agradável e você pode deixar as cores mais destacadas para os objetos.

Você mesmo(a) pode comprar uma lata de tinta e pintar a parede do ambiente, no caso do lugar escolhido estar com outras cores.

Além das prateleiras e nichos que citamos anteriormente, podemos ter outras funcionalidades na parede. Uma ideia é pintar uma área com tinta lousa e usar o giz para anotações ou frases motivacionais.

Outra solução é investir em papéis adesivos e criar um planner na parede. Opções simples e que vão deixar o ambiente com mais cara de escritório.

Objetos

Personalize o espaço conforme seu gosto pessoal. Utilize objetos que tem a ver com seu interesse e disponíveis na sua casa. Vale o vasos de plantas da estante, o porta retrato do criado mudo com aquela foto especial da família.

Aquela caneca que você ganhou de presente e não usa para o café, pode ser o porta caneta ou porta treco na sua mesa de trabalho.

Abuse das caixa organizadoras, você pode procurar pela casa caixas de sapato ou de entregas e personalizar para combinar com a decoração. Uma caixa ou cesto que não esta sendo utilizado, pode servir de lixo para sua área de trabalho. Pequeno ou mini, na sala ou no quarto.

Com essas dicas, você vai poder montar seu escritório em casa com pouco investimento!

No nosso blog, você encontra mais conteúdos para todos os ambientes da sua casa, veja também:

Montagem cadeira Eames – Passo a passo rápido

16 tipos de cadeira e nomes: conheça os principais | Lemare

Cores de madeira: 3 tonalidades, exemplos e como usar

Avalie este post
Referência no segmento de móveis, o Blog da Lemare transpassa inovação e paixão pelo segmento de casa e decoração. Por aqui, você encontra as melhores dicas transformadoras sobre iluminação, decoração e ainda aprende a criar ambientes aconchegantes e confortáveis.
Equipe Lemare Móveis
Post Anterior

Decorações em gesso: 6 ideias para teto, parede e mais

10 tipos de banqueta para cozinha, área gourmet e mais

Próximo Post

Deixe um comentário