Estilo Industrial: o que é e quais são as características?

Dentre os tipos de estilos decorativos, um dos mais utilizados é o industrial, que une modernidade e estilo de forma harmônica. Se você deseja agregar um toque autêntico de beleza, estilo e funcionalidade ao seu ambiente, este estilo é para você!

Quer conhecer mais detalhes? Acompanhe o guia da Lemare Móveis e entenda o que é o estilo industrial, suas principais características, como escolher móveis do estilo, seus benefícios e muito mais!

O que é o estilo industrial?

O estilo industrial é uma estética adotada por designers, arquitetos e outros profissionais da área de construção para compor a decoração de espaços e construções de forma autêntica. Seus elementos característicos foram inspirados nos eventos pós-revolução industrial, com a ascensão das máquinas e das indústrias.

Sendo assim, é comum que os componentes do estilo industrial possuam características estéticas semelhantes a de fábricas e galpões, resgatando de forma harmônica os componentes característicos deste período da história. O intuito é compor uma decoração com elementos rústicos, que, a princípio, não são considerados belos, mas que, integrados de forma harmônica, conseguem criar uma atmosfera única em estilo e beleza.

Alguns itens que dão vida ao estilo industrial são a madeira e o metal em abundância, além dos clássicos tijolos e tubulações à mostra. Outro aspecto característico do estilo industrial é a priorização da funcionalidade, algo muito buscado desde o século XX, quando os espaços se tornaram cada vez menores.

Sendo assim, o objetivo do estilo é, não só, incrementar beleza ao ambiente, mas também adicionar praticidade, algo necessário para os espaços contemporâneos. É comum que ambientes ou construções que incorporam o estilo industrial geralmente possuem seus espaços integrados e compactos, garantindo uma decoração facilitadora e apta para ser utilizada no dia a dia corrido.

Principais características do estilo industrial

Agora que você está devidamente familiarizado com a definição desse estilo, bem como seus aspectos históricos, traremos sintetizadamente quais são suas principais características. Algo muito presente aqui é a estética minimalista, ou seja, a prioridade por decorações simples e compactas, sem muitos detalhes, cores ou formas.

Sendo assim, existem alguns elementos que são característicos das decorações e dos móveis do estilo industrial, os quais detalharemos a seguir:

1. Uso de materiais: couro, metal e madeira

O uso dos materiais aqui não é nem um pouco por acaso, pelo contrário, cada textura é cuidadosamente definida e criada a fim de compor a estética do estilo industrial de forma característica. Quanto aos materiais, os mais utilizados são: madeira, couro e metais.

Os metais são importantes elementos que remetem à estética das máquinas e acrescentam durabilidade aos móveis. Esse material pode ser encontrado nas cores preta, cinza e cobre, criando um aspecto de ferrugem, ideal para compor o estilo rústico.

É possível encontrar uma variedade de móveis do estilo industrial confeccionados com metal ou então com alguns detalhes do material, como cadeiras, mesas, luminárias, guarda-roupa, estantes e banquetas.

 

2. Paleta de cores sóbrias

As colorações são parte fundamental do estilo industrial, responsáveis por integrar todos os componentes de forma harmônica, respeitando a estética rústica.

Aqui, são muito utilizadas as cores mais neutras, como preto, cinza, marrom e tons terrosos no geral. Evite ao máximo integrar cores muito vivas e chamativas ao compor um espaço de estilo industrial para não destoar do restante da decoração.

3. Espaços integrados e compactos

Algo também muito característico do estilo industrial são os móveis integrados de forma harmônica nos ambientes. Aqui, a distribuição é feita sem muitas regras, visando, principalmente, funcionalidade e integrando diferentes cômodos por meio de móveis em abundância. Logo, não tenha medo de investir em móveis estilo industrial para compor sua decoração!

4. Iluminação quente

A iluminação do estilo industrial é muito característica, composta principalmente por tons quentes e amarelados. Essas cores contrastam de forma harmônica com o aspecto bruto da decoração dos ambientes, adicionando um equilíbrio de aconchego e conforto. Ao selecionar itens de Iluminação de interiores, priorize luminárias e luzes amareladas e mais quentes.

 

Como escolher móveis no estilo industrial

Ao entender quais móveis selecionar para compor um ambiente que respeite o estilo industrial, é importante ter em mente as características já mencionadas sobre móveis estilo industrial, como:

  • Funcionalidade: os móveis precisam ser práticos, compactos e minimalistas, respeitando uma estética simples com poucas formas e cores;
  • Paleta de cores: as principais cores adotadas aqui devem ser preto, branco, cinza, marrom e tons terrosos, sem tons chamativos;
  • Materiais: os principais componentes dos móveis devem ser: couro, metais e madeira, sempre respeitando o aspecto rústico.

Benefícios de adotar o estilo industrial

O estilo industrial não só enriquece a estética dos ambientes nos quais é incorporado, como também proporciona uma série de outros benefícios. O primeiro que merece destaque é a facilidade de manutenção, o que é um grande atrativo para quem deseja priorizar praticidade para o cotidiano.

Outro grande atrativo de adotar o estilo industrial é sua versatilidade e atemporalidade, por ser uma estética que veio para ficar. Ele pode ser adaptado para diversos ambientes, tanto para casas e apartamentos quanto para espaços corporativos.

Além de tudo, este é um estilo de decoração sustentável por utilizar materiais reutilizados que podem ser reaproveitados posteriormente.

Ambientes que mais combinam com o estilo industrial

Para estruturar ambientes com o estilo industrial, é importante ter em mente quais são os principais espaços que combinam com essa estética. Dentre eles, podemos citar lofts, salas de estar, cozinhas integradas e escritórios.

Ao compor cozinhas, por exemplo, foque em prateleiras que unam os elementos de madeira e metal, sempre respeitando a paleta de cores. Você também pode adicionar ao cômodo cadeiras e mesas que combinem estas características e se completem de forma harmônica. Quanto à sala de estar, invista em sofás e poltronas que se encaixem na paleta de cores, sempre neutras e quentes.

A iluminação também merece destaque, logo, foque em spots de luz e iluminação em trilho, unindo os metais com luzes quentes. Já para os escritórios, adote elementos rústicos no acabamento das paredes, como tijolos à mostra, cimento queimado e texturas foscas e irregulares.

 

Estilo industrial e sustentabilidade

A sustentabilidade é um atrativo que tem ganhado cada vez mais destaque ultimamente. Ao adotar o estilo industrial para compor seus espaços, é possível adotar práticas conscientes no design, como a utilização de móveis com materiais reaproveitados, trazendo, além de sustentabilidade, um toque vintage para o espaço.

E aí, já começou a planejar a decoração industrial da sua casa ou ambiente de trabalho? Com essas dicas sobre suas características, ficou muito mais fácil, não é? Não esqueça de seguir o guia e apostar em móveis de qualidade, como os da Lemare Móveis. Você pode conferir mais detalhes sobre eles no departamento de móveis do nosso site.

Até a próxima leitura!

Avalie este post
Mauricio Mareto
Post Anterior

Planta para escritório: 5 opções para transformar o espaço

Estilo clássico na decoração: saiba o que é e como usar

Próximo Post

Deixe um comentário