Se você deseja trazer harmonia, organização e equilíbrio para a sua casa, precisa conhecer a decoração japonesa. Esse estilo vem ganhando cada vez mais adeptos apaixonados por interiores e deixa qualquer espaço muito aconchegante.
As vantagens são que os ambientes com decoração japonesa ficam com um perfeito aspecto de limpeza e arrumação, uma vez que o estilo preza por minimalismo e essencialidade. Ou seja, nada de itens desnecessários no ambiente.
Continue a sua leitura e se aprofunde ainda mais nesse lindo estilo de decoração!
O que é decoração japonesa?
A ideia principal do estilo de decoração japonês é a organização. Ela busca deixar o ambiente com visual simples e funcional, facilitando as atividades do dia a dia realizadas de acordo com cada espaço.
No entanto, o conceito de decoração japonesa vai ainda além, pois a beleza também é muito valorizada. O resultado é um ambiente visualmente mais atrativo tanto para os moradores quanto para as visitas.
Para alcançar isso, são utilizados artigos/ornamentos naturais, leves, equilibrados e que dialogam entre si, promovendo a harmonia e energia zen tão conhecida dentro da cultura japonesa.
Leia também: Estilo Escandinavo: o que é, características e como decorar
Como fazer uma casa estilo japonesa?
Se as características que trouxemos acima correspondem ao que você procura para decorar o seu lar, confira as dicas que separamos para criar decorações japonesas:
1. Adote cores e texturas que remetem à cultura oriental
Preto, branco e vermelho são cores clássicas da cultura oriental. Portanto, preze por essas tonalidades na hora de escolher seus móveis, artigos de decoração, cortinas e afins.
Além dessas, outras mais neutras como o bege e ao marrom também se encaixam muito bem na decoração japonesa. Com essas cores, é possível compor uma paleta muito bem trabalhada, não é mesmo?
Como o preto e o branco são tonalidades neutras, você pode usá-las como secundárias, dando destaque ao bege e o marrom. O vermelho pode ser usado como ponto de cor, destacando ornamentos específicos no ambiente. Experimente!
2. Traga elementos naturais para o espaço
Para a cultura japonesa, a natureza é essencial para a vida, então a decoração procura ao máximo se aproximar dela. Materiais como o bambu, a madeira, o vime e pedras são comumente encontrados em móveis e artefatos de decoração.
Outro aspecto importante é a valorização da iluminação natural, que também é comum na decoração japonesa. Logo, convidamos você a manter as janelas do seu ambiente sempre abertas e a investir em cortinas produzidas em materiais leves, como algodão e linho.
3. Valorize o verde na decoração
As plantas deixam qualquer ambiente harmonioso e trazem um contato mais íntimo com a natureza, mesmo em espaços internos.
E não é de agora que elas estão presentes nas casas orientais, uma vez que o próprio bonsai (que é, basicamente, uma árvore em miniatura) é um exemplo de como a natureza é exaltada desde sempre nessa cultura.
Logo, se deseja trazer a decoração japonesa para seu lar, investir no bonsai é uma escolha certeira.
Entretanto, você também pode apostar em outras espécies: Zamioculca, Espada-de-São-Jorge, Ficus Lyrata, Hera, Peperômia são boas opções para manter dentro de casa.
Além de ficar dentro dos padrões da decoração japonesa, você vai ver que o cuidado e cultivo com as plantas será uma tarefa extremamente terapêutica.
Leia também: Decoração com plantas na sala: o guia para acertar nas escolhas!
4. Procure móveis mais baixos para compor o ambiente
É muito comum ver móveis baixos em filmes e séries que se passam em contextos orientais. E isso não é apenas representação cenográfica não, viu? A cultura realmente tem a tradição de trabalhar com peças assim na decoração.
As mesas e camas são os móveis em que esse conceito mais se aplica. Quanto às mesas, ao invés do uso de cadeiras, são usados os futons, que são um tipo de almofada para sentar.
Em relação às camas, os colchões ficam posicionados sobre plataformas baixas produzidas em alvenaria, madeira ou mesmo pallets. Os colchões box podem ser utilizados sobre as plataformas, mas a cultura japonesa original prevê o uso de colchões futons para o sono.
Acredita-se que a prática de dormir próximo ao chão faz com que as energias sejam absorvidas pela terra e renovadas. Além disso, a postura em relação à coluna fica mais alinhada, evitando dores e desconfortos.
Quais são os benefícios da decoração japonesa?
Se você acha que é possível aplicar essa cultura em seu lar, invista sem receio no estilo – você verá que o resultado fica muito aconchegante e faz toda a diferença para transformar a decoração da sua casa.
A cultura japonesa é muito ampla e seu modo de decorar os interiores é apenas uma parcela de todos os costumes e práticas que a população do Japão costuma aplicar para ter mais qualidade de vida.
É fato que eles buscam sempre compor ambientes mais tranquilos e harmônicos, mas a organização e praticidade ao dia a dia que essa estratégia oferece são muito notáveis.
Se você sente que sua rotina tem sido muito turbulenta e que a sua casa não está mais sendo suficiente para o descanso, aplicar a decoração japonesa pode ser um ótimo meio de reverter a situação.
O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado das informações e que tenhamos ajudado você a entender melhor sobre a decoração japonesa e as vantagens que ela traz ao seu dia a dia!
Aproveite sua leitura para conferir também nosso post sobre estilos de decoração e conhecer outras opções que podem ser interessantes a você!
- Conceito aberto: conheça a tendência e como aplicar - 22 de setembro de 2025
- Feng Shui: saiba como aplicar na decoração da casa - 1 de setembro de 2025
- Como usar elementos naturais na decoração: guia completo - 25 de agosto de 2025