Paleta de cores para casa: as melhores combinações para aderir

Entender quais cores combinam entre si e como utilizá-las em seu espaço é essencial para criar um espaço harmônico e bonito. A combinação certa pode elevar a beleza de qualquer cômodo do seu lar, além de torná-lo convidativo.

Dos tons neutros, pastéis, terrosos, monocromáticos aos mais vibrantes, felizmente existem infinitas possibilidades de combinar e incorporar tonalidades quando o assunto é decoração para casa. Neste artigo, apresentaremos algumas sugestões de paletas de cores e te responder algumas dúvidas sobre o tema. Acompanhe!

1. Paleta neutra

As principais cores neutras que pode utilizar em seu lar incluem o branco e cinza. Essas cores normalmente criam um ambiente elegante, além de serem atemporais. Os tons neutros também são capazes de se adaptarem a diferentes ambientes da casa e podem ser combinados com outras cores, como:

Marrom

O marrom pode ser usado de diferentes formas, nos detalhes dos móveis, na parede e em outros lugares:

casa decorada com detalhes marrom na paleta de cores

Preto

Essa é a escolha ideal para quem deseja fazer uma decoração moderna e elegante. Seja na parede ou nos móveis, este tom sempre acrescenta elegância!

sala preta

Tons de bege

Os tons de beges combinam muito bem em espaços mais cleans, como quartos e salas com o estilo clássico.

Sala integrada com cozinha tons de bege

Definitivamente, os tons neutros te permitem personalizar a decoração por meio de arte e itens diversos que podem ampliar a beleza do local.

Se você gosta de tons neutros, vai amar o nosso guia sobre o estilo minimalista. Confira!

2. Paleta de cores com tons pastéis

As cores pastel são ótimas para casa. As principais são o rosa-claro, azul-bebê e verde-menta, que trazem delicadeza e suavidade aos espaços sem muito esforço.

Esses tons normalmente transmitem tranquilidade e aconchego. A melhor parte é que eles podem estar presentes em diversos cômodos, como na composição de uma cozinha rosa-claro ou um quarto azul-bebê. Uma sala verde-menta com móveis em tons neutros como azul, branco e bege também é uma ótima opção.

Cozinha Rosa Moderna com Ilha decorada com tons pasteis

Ah, e o mais interessante é que é super simples de aderi-los em seus espaços. Tudo o que você precisa fazer é combiná-los com outras cores complementares e, pronto, o trabalho está feito!

3. Paleta de cores com tons vibrantes

A paleta vibrante apresenta cores como o vermelho, amarelo e laranja. Ela é uma opção amplamente escolhida por pessoas mais ousadas, pois transmite vivacidade e energia aos ambientes. No entanto, é muito importante se atentar aos cuidados necessários para não sobrecarregar o espaço.

Nesse contexto, o ideal é optar por misturar tons neutros aos vibrantes. Uma opção bastante utilizada é escolher tons neutros para os móveis e tons vibrantes para as paredes ou ao contrário.

sala de estar com parede vermelha

Acredite: ao incorporar cores vibrantes a sua casa de modo equilibrado, você criará um espaço elegante, ousado e divertido.

4. Paleta com tons terrosos

Os tons terrosos formam uma paleta de cores para casa bastante elegante. Essas cores incluem terracota, verde oliva e marrom, que remetem à natureza e trazem aconchego a qualquer ambiente.

Diferentemente do que muitos pensam, eles não se limitam a apenas espaços empresariais como escritórios de advocacia. Essas cores também são utilizadas para criar um espaço rústico e combinam perfeitamente com materiais naturais, que incluem madeira e pedra.

Ao optar por uma paleta terrosa, você pode criar diferentes espaços, sejam eles rústicos, elegantes ou algo mais agradável para seu gosto pessoal. Felizmente, essa paleta oferece uma infinidade de possibilidades.

Sala decorada com tons terrosos

5. Paleta monocromática

A paleta monocromática é uma tendência adotada por diversas pessoas e se trata de escolher diferentes tons da mesma cor para criar um visual coeso e sofisticado. Normalmente, ela é adicionada à parede e se estende aos móveis.

Em uma cozinha, por exemplo, podem ser utilizados diversos tons de uma cor específica, como o cinza. Enquanto a parede pode trazer um tom mais claro, os móveis podem trazer tons mais fortes para se destacar.

cozinha toda cinza

Essa é uma excelente opção para ambientes com abundância de quadros ou itens decorativos. Além disso, a abordagem permite um resultado harmônico sem muito esforço e prover equilíbrio.

Leia também: Cores que combinam com cinza: dicas para não errar.

Como escolher a paleta de cores certa para a minha casa?

O seu estilo pessoal é o mais importante ao escolher uma paleta de cores para casa. Independentemente da mensagem ou emoção que deseja transmitir na decoração do ambiente, as escolhas devem refletir sua personalidade.

Além disso, é fundamental escolher as cores e tons conforme a função de cada cômodo. Você pode optar por cores em tons mais vibrantes para os ambientes sociais, como a sala de estar, e as cores mais neutras ou pastéis para os quartos e outros cômodos.

Posso misturar diferentes paletas de cores em uma mesma casa?

É possível misturar diferentes paletas de cores em uma mesma casa e criar um espaço totalmente equilibrado. Você pode acrescentar cores neutras como base e adicionar toques de diferentes paletas em cada cômodo.

Um exemplo prático disso é o uso de cores neutras nas paredes e o acréscimo de móveis em tons vibrantes ou terrosos. Opte por combiná-las de maneira estratégica sem sobrecarregar o espaço ou torná-lo muito escuro.

sala toda decorada com elementos coloridos e em tons vibrantes

A adição de elementos para complementar a decoração desempenha um papel significativo para o resultado do seu espaço. Combinar e misturar diferentes cores pode proporcionar personalidade aos ambientes da sua casa e, ao mesmo tempo, garante uma aparência esteticamente agradável e harmônica.

Quais são as cores mais indicadas para ambientes pequenos?

Os tons claros e pastéis são ideais para prover um espaço visualmente maior para espaços pequenos. Para isso, pode acrescentar uma base de tons neutros como cinza e branco para as paredes e tons pastéis para os móveis, ou ao contrário.

espaço decorado com paleta de cores neutra

Uma tendência de decoração bastante encontrada em casas é o efeito de cimento queimado, que pode ser acrescentado a uma parede não apenas em tons cinza, mas também em outras cores, o que traz personalidade para o cômodo.

espaço com parede pintada com cimento queimado

Como usar cores vibrantes sem sobrecarregar o ambiente?

A chave para acrescentar cores com moderação é o equilíbrio. O uso de tons vibrantes em detalhes é uma maneira bastante eficiente de se fazer isso. Esse fator ajuda a melhorar o ambiente ao invés de sobrecarregá-lo.


A escolha da paleta de cores para casa é um processo que pode ser mais fácil ao conhecer melhor os tons de cores que deseja utilizar.

As paletas neutra, pastel, vibrante, terrosa e monocromática são as principais opções. A melhor parte é que não precisa se limitar a apenas uma paleta e misturá-las como quiser, como a neutra com vibrante.

Agora que você já sabe como usar as cores ao seu favor, descubra também como aproveitar as formas geométricas na decoração. Te esperamos por lá

Avalie este post
Post Anterior

Móveis para espaços pequenos: dicas práticas para otimizar o ambiente

10 dicas incríveis para criar uma decoração sustentável

Próximo Post

Deixe um comentário