Como montar um jardim de inverno? Descubra em 7 dicas simples!

O jardim de inverno é um tipo de decoração que existe há séculos e, ainda hoje, dá origem a lindos ambientes em casa.

A Europa do fim do século XIX, passava por um inverno muito severo, onde era impossível criar uma só graminha fora do ambiente doméstico. Diante de uma situação de intempéries extremas, o jeito era trazer suas plantações e jardins para dentro de casa. Assim surgiram os primeiros jardins de inverno.

Por motivos óbvios, esses espaços são bem menores do que uma estufa para fora de casa. Mas, ainda assim, trazem uma cara mais requintada e elegante para um lar.

Abaixo, você receberá dicas imperdíveis de como criar seu jardim de inverno. Todas elas, pensadas para deixar o seu espaço mais rico e belo. Confira!

1. Escolha um espaço adequado

O primeiro passo é escolher um bom espaço para montar seu jardim. Aqui, vale considerar o tamanho da sua casa, as janelas do cômodo e a ventilação. Tudo isso, a fim de construir um design biofílico para o espaço.

Normalmente, os jardins de inverno tradicionais são colocados entre paredes de vidro. Isso, não só por conta do valor estético da escolha, mas também para garantir que as plantas recebam luz solar diretamente.

Mas isso é completamente dispensável, ok?! Hoje em dia, é possível até mesmo criar seu jardim de inverno dentro do apartamento. A ideia é ter suas plantas crescendo lindas dentro do seu imóvel. Seja na sala de estar, no hall de entrada ou em outros espaços como:

  • Locais próximos a janelas;
  • Embaixo de escadas;
  • Próximos de um canto na sala de visitas;
  • Em uma parede lisa.

Quando falamos que este deve ser o primeiro passo para montar o seu jardim de inverno, não é da boca para fora. Afinal, a escolha do espaço irá definir que tipo de planta será colocada na sua decoração.

jardim de inverno com área interna e externa

Para locais afastados da luz solar, é óbvio que você dará preferência por colocar plantas que não precisam da luz do sol. Já em jardins próximos da janela, o contrário. E claro, caso deseje montar o seu espaço no dormitório, vale escolher plantas próprias para o quarto.

Então, escolha o local ideal e pense em como irá planejar o seu lindo jardim!

2. Opte por materiais e artigos resistentes ao sol e a chuva

Há quem goste de montar um jardim de inverno com abertura para a área externa (uma escolha super válida para aderir). Com ela, é possível deixar a plantinha tomando água natural em dias de chuva. Isso, sem contar no banho de sol que elas terão durante o dia.

or essas razões, é preferível optar por materiais que resistam tanto ao sol quanto à chuva. Procure por artigos fabricados em matérias-primas resistentes, como o plástico, a madeira e o vidro, que não se deterioriram com o tempo.

3. Invista em objetos decorativos para personalizar o seu jardim

Um jardim de inverno existe entre muitas coisas, para enriquecer seu ambiente. Por esse motivo, é importante que você contribua para a missão e utilize objetos decorativos agradáveis para o ambiente.

Esses objetos podem ser temáticos, como os gnomos de jardim, muito tradicionais em decorações no ambiente externo e que se encaixam perfeitamente em espaços internos.

Aqui, a sua criatividade pode correr solta: se você é geek, inclemente elementos do seu game favorito; se é um amante de livros, aposte em uma decoração mais acadêmica, e assim por diante… Caso deseje organizar os itens de forma coerente, vale aderir às cores neutras em sua decoração.

O importante é que a sua decoração esteja conforme os seus gostos pessoais. Legal, não acha?

4. Escolha plantas que se adaptam a diferentes estações

Como falamos anteriormente, o local onde o seu jardim de inverno será instalado faz total diferença na hora de escolher as plantas que usar nele.

O recomendado é que você escolha plantas resistentes e adaptáveis a diferentes climas e temperaturas. Para isso, opte por aquelas que se saem bem em todas as estações. Assim, você evita trabalhar em tratá-las quando entrar em estações específicas e também tem plantas bonitas por todo o ano!

Algumas opções para o seu jardim ou área gourmet podem ser:

  • Samambaia;
  • Espada de São Jorge;
  • Suculentas;
  • Cactos;
  • E mais!

5. Dê textura para uma de suas paredes

Caso você queira incrementar para valer no seu jardim doméstico, pode utilizar texturas diferentes na parede.

Existem muitas maneiras para aderir a essa dica. Uma delas, e se não, a melhor escolha, é usar as próprias plantas para criar um jardim suspenso que toma toda a parede e fica superlindo, principalmente, na decoração da sala.

Para lugares onde não há espaço para esta intervenção, você pode colocar tábuas de madeira, azulejos ou mesmo tijolinhos de vidro. Esses detalhes irão servir como uma espécie de moldura para seu jardim de inverno, destacando ainda mais a beleza do ambiente.

6. Crie uma iluminação aconchegante para o jardim

Atenção: para certas plantas a iluminação pode ser um fator relevante. Então, não deixe de estudar as plantas que você deseja colocar no jardim.

Independente da sua escolha, tenha em mente que a iluminação é um forte diferencial estético. Por isso, ao montar o design do seu espaço, certifique-se que luzes aconchegantes serão acrescentadas a ele. Afinal, o jardim precisa parecer confortável e receptivo para os seus convidados.

Então, não deixe de se atentar com esse ponto na hora de criar o seu espaço, beleza?!

7. Escolha entre piso de madeiras ou pedras naturais

O jardim de inverno não se limita a apenas flores e plantas, viu? Além desses elementos, é possível trazer outros itens da mãe natureza para complementar a decoração.

Para deixar o espaço mais especial, aposte em pisos de madeira ou com pedras naturais. Ambas as opções darão um charme a mais para o ambiente e deixarão o seu jardim com um estilo rústico e moderno.

Inspirações de jardins de inverno simples e sofisticados

E claro, não podemos deixar de dar exemplos concretos para você se inspirar e criar o seu jardim de inverno. Conheça as principais inspirações que podem servir como base para você montar o seu próprio ambiente.

Jardim de inverno na sala

Um jardim de inverno no ambiente de lazer fica muito lindo e complementa a decoração da sala. Nesse caso, as plantas podem circundar a sala e serem colocadas sob uma redoma da natureza. Ou também, estarem no centro como atração principal do ambiente.

jardim de inverno ao lado da escada da sala

Jardim de inverno ao lado da escada

Fala sério, que graça há em uma escada? Essa é uma das partes mais entediantes de uma casa. Mas claro, isso pode mudar completamente com a presença de um lindo jardim doméstico.

Prepare-se para transformar um dos ambientes mais aleatórios do seu lar em um lugar cheio de beleza e estética! Para os mais criativos, é possível criar um jardim suspenso que corre por toda a escada e para os que preferem a discrição, o jardim pode ficar lindo embaixo da escadaria.

Seja qual for a sua escolha, irá ficar perfeito em sua casa!

Jardim de inverno em apartamento pequeno

Para quem tem apartamento pequeno, o ideal é criar uma decoração que otimize o espaço, tornando a decoração bem clean e sofisticada.

Para isso, vale inserir as suas plantas ao redor do corredor de entrada, entre um quadro e outro. Agora, para aqueles que contam com uma pequena sacada, esse é um ótimo lugar para montar o seu jardim. Basta adicionar alguns vasos e plantas que o seu jardim estará prontinho.

sacada com jardim de inverno

Aproveite nossas dicas universais para todos os imóveis e monte um jardim de inverno lindo com a cara da sua casa.

Agora, está na hora de aprofundar os seus conhecimentos em outros nichos da decoração. Continue a sua leitura e conheça as principais cores para aderir na parede interna da sua sala. 

Avalie este post
Post Anterior

Como escolher uma mesa de jantar?

Conheça o boiserie e saiba como aderi-lo em sua decoração!

Próximo Post

Deixe um comentário