Como criar uma área gourmet de forma prática

9 dicas para criar uma área gourmet aconchegante e bonita

A área gourmet é um espaço que conquista cada vez mais as casas e apartamentos de todos os tamanhos. Esse ambiente proporciona uma maior interação entre os membros da família, além de ser excelente para receber os amigos.

E diferente do que muita gente imagina, é possível ter uma área gourmet em casas e até mesmo apartamentos de todos os tamanhos. Já que é possível criar esse espaço utilizando uma varanda de seu apartamento.

Quer aproveitar seu cantinho e criar um espaço gourmet super aconchegante e estiloso para aproveitar ao lado de pessoas importantes? Confira nossas dicas a seguir!

1. Defina o seu estilo

O primeiro passo para ter esse espaço é definir qual estilo de decoração você deseja seguir, já que assim fica muito mais fácil arrumar e decorar da forma que desejar. Você pode optar alguns estilos como rústico, clássico, moderno, divertido e até mesmo seguir para um lado mais temático.

Ao contrário do que parece, na maioria das vezes, não é necessário nenhum tipo de obra ou quebra-quebra para decorar a sua área gourmet. Para isso, você pode simplesmente apostar em papéis de parede, adesivos, quadros e objetos decorativos em geral.

espaço gourmet com cozinha americana

2. Escolha banquetas

As banquetas são excelentes opções de assento para esse ambiente. Elas são ótimas para aproveitar o espaço da bancada e acomodar mais pessoas sentadas para as refeições. Além disso, elas oferecem mais integração, já que quem está comandando a churrasqueira poderá continuar conversando.

Para dar um charme extra à sua decoração, uma opção interessante é escolher banquetas com cores contrastantes, mas que ainda combinem com a decoração do ambiente. Dessa forma, elas se mesclam sem necessariamente inserir mais objetos ao espaço, que é mais limitado.

area gourmet com pendentes

 

3. Defina os móveis para área externa

Quando falamos em móveis para o espaço gourmet, a melhor opção é escolher móveis funcionais e de preferência que sejam versáteis. Isto é, opte pelos que atendam suas necessidades para receber os convidados com conforto e se puderem ser usados de mais de uma maneira, fica ainda melhor.

Hoje existem mesas que podem se transformar em bancos, pufes que se transformam em mesas de apoio e por aí vai. Esses são ótimos móveis para sua área externa, por conseguirem se transformar e se adaptar facilmente conforme a necessidade do momento.

Para não atrapalhar a locomoção no ambiente, opte apenas por móveis necessários e evite acumular muitas coisas, pois podem atrapalhar e dar a sensação de um ambiente muito cheio e pouco confortável.

4. Decida a posição da churrasqueira

Na hora de escolher o local perfeito para sua churrasqueira, alguns pontos também precisam de atenção para o local ser perfeito. O ideal é que ela fique onde não haja tanta circulação de pessoas, dessa forma não atrapalha o churrasqueiro e nem coloca em risco os convidados.

Além disso, é importante que a churrasqueira esteja próxima a uma bancada e à pia, fundamentais para o preparo dos alimentos. Outra dica interessante, é escolher um local onde haja uma janela, ou seja, mais arejado. Assim ajuda que a fumaça se dissipe e o cheiro não acumule em um ambiente muito fechado.

 

5. Cuide da cobertura

Caso seu espaço gourmet seja em um ambiente externo, garanta que haja uma cobertura para os dias muito ensolarados. Eles servem, também, para que os dias chuvosos não atrapalhem a utilização do ambiente.

Existem diversas opções interessantes, desde os tetos tradicionais, coberturas de telha e, até mesmo, modelos que podem ser abertos ou fechados conforme a necessidade.

area gourmet com pergolado de vidro

 

6. Faça uma área verde

Independente de ser um ambiente interno ou externo, utilizar plantas em sua área gourmet não só ajuda na decoração como também proporciona a sensação de um ambiente mais fresco e vivo. Como no design biofílico.

Caso sua área seja externa, as possibilidades de paisagismo são muitas. Pode-se apostar em árvores frutíferas, plantas como costela-de-adão e até mesmo as palmeiras que são excelentes opções de plantas decorativas.

Nas áreas gourmets internas, também é possível ter uma área verde linda e funcional. Você pode apostar em um jardim vertical de temperos, por exemplo, que vão deixar suas receitas ainda mais saborosas.

Mas, além disso, existem ótimas opções de plantas para ambiente interno, como novamente a costela-de-adão, peperômias, samambaias e jiboias.

area gourmet externa

 

7. Torne o ambiente funcional

Ter um ambiente funcional é primordial quando falamos em uma área gourmet. Manter a organização, deixar áreas livres para a circulação de pessoas e garantir um espaço aconchegante permite que seus convidados sintam ainda mais prazer ao estar nesse cômodo e desfrutem mais do momento preparado com tanto carinho.

Use artifícios que ajudam a decorar e organizar ao mesmo tempo, como ganchos, prateleiras, caixas e cestos organizadores, excelentes opções para usar nesse tipo de ambiente.

Este conteúdo pode te interessar: dicas simples de como montar um bar em casa!

 

8. Tenha mesas e cadeiras

Mesas e cadeiras são itens essenciais para receber seus amigos com devido conforto nesse espaço. Essa escolha deve ser feita pensando no tamanho da área disponível que você possui, mas sem esquecer a circulação de pessoas no ambiente.

Hoje existem algumas opções de mesas que possuem extensores, onde elas aumentam de tamanho de acordo com a sua necessidade. Esse modelo é excelente para quem tem um espaço menor ou quando o número de convidados pode variar.

area gourmet com tijolos a vista

9. Considere ter freezer e geladeira

Principalmente nas áreas gourmets externas, pode haver a necessidade de ter um freezer ou uma geladeira de uso exclusivo para esse ambiente, pois se torna mais prático do que ir e voltar para a cozinha diversas vezes.

Porém, caso esse espaço seja interno, é melhor manter apenas a geladeira da cozinha e aproveitar melhor o espaço para outras coisas.

A necessidade de um refrigerador no local pode variar de acordo com o tamanho da área disponível e também a quantidade de pessoas que você costuma receber. É uma decisão que vale a pena planejar, pois se tratam de eletrodomésticos com valor um pouco mais alto.

area gourmet com geladeira

 

Quanto custa para fazer uma área gourmet simples?

O valor para organizar uma área gourmet depende muito do estilo e do espaço disponível. Além disso, o que você planeja colocar nesse ambiente também influencia no preço. No geral, uma área simples, com bancada, churrasqueira e apenas os móveis necessários, pode custar entre R$600 e R$2000.

Porém, é possível colocar a mão na massa e transformar seu ambiente gastando pouco, optando por papel de parede adesivo, reaproveitamento de móveis e nenhum tipo de obra mais elaborada.

Quais os estilos de área gourmet?

Existem diversos estilos que você pode escolher para decorar sua área gourmet. Normalmente, por ser um ambiente mais descontraído, pode-se optar por uma decoração com móveis no estilo industrial ou rústicos.

Não há dúvidas dos motivos pelos quais a área gourmet se tornou uma prioridade na hora de escolher uma nova moradia, não é? Esse ambiente proporciona momentos inesquecíveis e é uma ótima escolha para aproveitar ao lado da família e de amigos especiais.

Por falar nisso, continue em nosso blog e veja nosso conteúdo sobre como escolher a cor de tinta e comece a se inspirar para a sua área gourmet!

3/5 - (Total de avaliações: 2)
Post Anterior

Veja como decorar usando mesa lateral de uma forma elegante!

Aprenda como sentar corretamente e cuide da ergonomia

Próximo Post

Deixe um comentário