Conheça o boiserie e saiba como aderi-lo em sua decoração!

É muito possível que você tenha visto o boiserie em pinturas antigas ou filmes que abordam períodos históricos da humanidade.

Isso porque, no período antigo, os carpinteiros trabalhavam em casas de aristocratas com a intenção de criar uma decoração perfeita, que combinasse com as necessidades dos seus senhorios.

Hoje em dia, o boiserie tem sido uma alternativa para acrescentar na decoração da sala e de outros cômodos da casa. Neste post, vamos te explicar a história por trás do boiserie e como ele pode ser usado em casas modernas e sofisticadas. Confira!

O que é um boiserie?

O boiserie é um estilo de moldura voltado às paredes e traz sofisticação em qualquer ambiente usado. De forma geral, ele pode ser definido como: uma técnica que insere molduras de diferentes formatos na parede, formando um estilo vintage e retrô — como se elas fossem um quadro, sabe?!

Antes mesmo de ser usado como um artigo de desejo para os lares atuais, o boiserie se fortaleceu na França, durante o período de XVII e XVIII. Naquela época, ele era encontrado em muitas casas e palácios da alta sociedade, sempre fabricado em materiais nobres como o ouro.

O alto-relevo produzido e inserido na madeira, tinha (e ainda tem!) grande inspiração do maior estilo artístico do período: rococó. Afinal, foi nesta época que os artistas de interiores inovaram para trazer beleza aos palacetes e alegrar a alta classe social.

parede de salão de beleza com boiserie com espelho no meio

Para compreender a arte apresentada, saiba que as características do rococó, são:

  • Pinturas luminosas;
  • Espelhos;
  • Detalhes feitos em flores;
  • Pintura de elementos naturais, como flores, plantas e árvores;
  • Cores claras como o dourado e prateado.

Fato interessante: no Brasil, este tipo de moldura é conhecido por “apainelamento”. Contudo, essa é uma designação longa, que parece não ter a mesma conexão com o nome original. Como preferência, o ideal é falar boiserie.

Onde usar o boiserie?

O boiserie pode ser aplicado na decoração da sala, do quarto e de outros espaços da casa. O único ponto de atenção é que: ele precisa ser usado com sabedoria, a modo de que a moldura não sobressaia o restante da decoração, ok?!

Por exemplo, se você optar no estilo industrial para a sua sala, as chances de ficar confuso e não ter conexão com nada, são maiores do que a de acertar na hora de usar o boiserie.

Além disso, é possível trazer o estilo para o corredor da sua casa, assim como em um hall de entrada. Para isso, basta escolher uma parede adequada e planejar como a molduras serão instaladas.

sala de jantar clássica com boiserie e quadro colorido na parede

Como aderir o boiserie na decoração? Veja 3 inspirações

Para aderir o borserie em sua decoração, antes de tudo, estude onde quer colocá-lo. Não adianta definir um local aleatório e baixo, porque a decoração ficará comprometida. Portanto, se necessário, conte com um arquiteto de renome para auxiliá-lo na escolha de onde usar o ornamento.

Abaixo, selecionamos três lugares que podem ser adequados para você usar em sua decoração:

Leia também: Como escolher uma mesa de jantar? Dicas essenciais para comprar a sua!

1. Boiserie na sala

Para a sala de estar, você precisa escolher as paredes ideais para fazer a inserção da moldura. Defina o tamanho, a largura e se tem o desejo de pintá-lo de cores neutras, claras, escuras ou mais robustas como o dourado.

sala moderna com boiserie na parede atrás do sofá maior

2. Boiserie no quartinho do bebê

Por se tratar de um ambiente que precisa ser clean e aconchegante, o boiserie é uma excelente saída para usar no quartinho do bebê. Aliás, o estilo clássico das molduras é perfeito para deixar o cantinho mais lúdico e infantil.

Para complementar o espaço, vale inserir outros artigos de decoração, como:

  • Luminárias;
  • Nichos;
  • Brinquedos e bichos de pelúcia.

Dessa forma, a moldura ganha mais vida e se torna um complemento muito bonito. Isso é claro, sem pesar o quartinho do bebê.

3. Boiserie no corredor de entrada

Atenção: nos corredores de entrada da sua casa, é essencial verificar o pé-direito e analisar se ele combina com o que você tem a intenção de fazer. Neste caso, quanto menor ele for, maiores as chances do cômodo ficar com um aspecto pequeno e achatado.

Você gostará deste conteúdo também! Como decorar usando mesa lateral de uma forma elegante.

Qual o valor do metro do boiserie?

O valor do boiserie varia conforme o tipo de material com que a moldura é fabricada. As opções de isopor, as quais são mais simples, custam aproximadamente R$20,00 por metro quadrado.

Para a moldura em gesso, é cobrado por 20 metros lineares, R $460,00, o que pode mudar dependendo dos estilos escolhidos. Bom, na hora de escolher, existem diversos modelos e materiais para escolher, dentre eles estão os boiseries de:

  • Madeira;
  • Gesso;
  • Poliuretano;
  • E.V.A.;
  • Isopor autocolante.

Se você tiver preferência por adquirir um modelo robusto e duradouro, o ideal é investir no gesso ou poliuretano, que não sofre com trincas, é fácil de trabalhar e não estraga com a presença de mofos ou qualquer inseto.

boiserie em parede cinza escuro com sofá e planta em primeiro plano

Saiba tudo que você precisa saber sobre design biofílico!

Qual a diferença entre rodameio e boiserie?

O rodameio atua como um divisor das paredes, onde as suas “réguas” criam um aspecto de divisão no espaço. Já a moldura do boiserie, é mais prática e, ao contrário do rodameio, cria um efeito típico de quadro, deixando o seu lado interno vazio, com a possibilidade de preenchê-lo ou não.

Precisa pintar o boiserie?

A escolha de pintar, ou não, o seu boieserie, é totalmente sua! De forma geral, você pode fazer a pintura da moldura com a mesma cor de tinta da sua parede interna, ou deixá-la com um tom mais forte e chamativo. Como falamos, isso é uma decisão pessoal que pode variar conforme as suas preferências.

No caso de uma pintura para o quarto de bebê, é necessário você definir sempre por colorações claras a fim de não pesar o ambiente. Para isto, você terá opções para analisar antes de escolher, como:

  • Rosa claro;
  • Salmão suave;
  • Azul bebê;
  • Verde;
  • Amarelo;
  • Lilás;
  • Cinza com rosa.

Se houver dúvidas na hora de usar as cores na decoração, você pode conversar com o responsável pela instalação para entender o que se encaixa no cômodo.

O que colocar no meio do boiserie?

Acrescente quadros com pinturas clássicas, de flores, florestas e paisagens no geral. O ideal é definir sempre o tamanho destes objetos decorativos antes de colocá-los na parede, porque a moldura não pode desaparecer com o seu quadro.

boiserrie com quadros grandes no meio

Além disso, insira também:

  • Nichos ou pequenas prateleiras para colocar vasos de flores ou livros;
  • Acrescente arabescos;
  • Aposte em luminárias.

Investir neste modelo de decoração criará um ambiente bonito, chamativo e confortável. Assim, você torna a sala de estar dinâmica, organizada e perfeita para ficar o dia todo.

Agora que você já conhece o boiserie, continue acompanhando o blog da Lemare Móveis e veja outras dicas sobre decoração.

Aproveite e leia também: Como montar um jardim de inverno? Descubra em 7 dicas simples!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Post Anterior

Como montar um jardim de inverno? Descubra em 7 dicas simples!

8 dicas práticas para decorar um quarto feminino + inspirações

Próximo Post

Deixe um comentário