Como escolher uma mesa de jantar?

Atualmente, a sala de jantar se torna um espaço mais versátil, indo muito além de reunir a família para fazer as refeições em conjunto. Hoje em dia, é possível trabalhar, estudar, bater um papo rápido, tudo isso no mesmo ambiente, por isso o móvel se tornou um elemento muito importante.

Se você está pensando em dar um up nesse ambiente especial da casa, saber como escolher mesa de jantar é ideal para o espaço e fundamental, porque é necessário analisar alguns pontos antes da compra.

Neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa para escolher o modelo de mesa ideal e ter momentos especiais em família, confira.

1. Defina o ambiente

Antes da compra é necessário saber onde essa mesa ficará, pode ser na sala de jantar, ou em outros espaços da sua casa. Em especial em ambientes de convívio, também podem ser consideradas.

A mesa de jantar pode servir também para fazer a integração de ambientes, como a varanda e a área gourmet. Além disso, ela pode ser colocada no canto e próxima à cozinha, facilitando ainda mais o dia a dia.

É preciso considerar antes da compra onde ela ficará e ter em mente que ao menos 70 centímetros de espaço de circulação deve ser reservado para o trânsito de pessoas, caso a mesa escolhida não fique encostada na parede.
mesa eames

2. Decida o tamanho da mesa de jantar

Outro fator essencial é o tamanho da mesa, pois não adianta escolher um modelo grande, com muitas cadeiras se você não terá um espaço para colocar em sua casa. Afinal, não basta só caber, você precisa ter espaço para se movimentar no ambiente com a mesa ali.

É necessário pensar também se ela terá mais de uma finalidade, isto é, se a mesa de jantar será usada apenas para fazer as refeições em família ou poderá ser usada para trabalhar, eventualmente?

Quantas pessoas estão acomodadas nessa mesa? Pensar na rotina da casa e nas suas necessidades, é essencial para definir que tamanho será escolhido. Outras informações também precisam ser consideradas para saber como escolher mesa de jantar para sua casa, como:

  • Pense em um espaço ocupado de 65 até 70 cm para cada pessoa sentada nessa mesa;
  • Não deixe de considerar o espaço de circulação de pessoas, que deve ter ao menos 70 cm entre a parede e a mesa ou outro móvel que fique próximo dela, como o aparador;
  • Tenha noção do tamanho da mesa que deseja comprar, e para visualizar o espaço que ela irá ocupar no ambiente cubra o chão com folhas de jornal na medida da mesa escolhida.

Com essas informações se torna mais fácil o processo de escolha da mesa. Considere os membros de sua família — assim como os eventuais visitantes — e o espaço que você possui no ambiente.

3. Escolha a quantidade de lugares

Qual a quantidade ideal de lugares na sua mesa de jantar? 4, 6, 8 ou 12 lugares? Você já pensou a respeito desse detalhe?

Para decidir quantos lugares são necessários durante o processo de como escolher mesa de jantar, pense no tamanho da sua família e principalmente se a sua casa recebe um fluxo alto de visitas. Isso impacta no tamanho da mesa que deve ser escolhida.

Veja também: O que colocar na mesa lateral?

mesa oval de jantar

4. Pense o formato desejado

Pensar no formato da mesa é mais uma das etapas do processo que precisa de atenção. Porque, além de ter um espaço em sua casa para colocar os itens, é necessário que o formato seja compatível com ele.

Veja os principais formatos de mesa de jantar e como cada um deles se comporta no ambiente. E considere a mais indicada para atender às suas necessidades:

mesa quadrada de oito lugares

  • Mesa quadrada: A mesa neste formato é ideal para espaços maiores, por acomodar até oito pessoas confortavelmente;
  • Mesa retangular: O formato serve para que mais de quatro pessoas sejam acomodadas, perfeita para salas ou ambientes que possuem este mesmo formato;
  • Mesa circular: O modelo é indicado para casas com crianças e menores espaços, sendo necessário se atentar ao diâmetro para que as pessoas sentadas à mesa não fiquem muito distantes umas das outras. Afinal, a hora das refeições também é importante para reforçar os diálogos;
  • Mesa oval: Este modelo de mesa possui seus cantos e também é mais um modelo indicado para casa com crianças. Além de oferecer maior espaço de circulação para ambientes menores.

O formato ideal da mesa de jantar precisa ser pensado para que sua casa continue com uma decoração equilibrada e espaço para circulação.

5. Combine o estilo da mesa com a decoração

Espaço, tamanho, formato, tudo isso é essencial na hora de escolher, mas é necessário que a mesa converse com a decoração estabelecida em sua casa. Assim, todos os elementos, cores, móveis continuarão equilibrados.

Antes de iniciar o processo de como escolher mesa de jantar, verifique os modelos disponíveis, entre em contato com lojas para saber se não há a possibilidade de personalizar o modelo desejado.

Manter a decoração do ambiente conversando com o novo elemento escolhido para sua sala de jantar é fundamental para o ambiente seguir estiloso e confortável.

mesa de jantar em um ambiente com decoração industrial

6. Preze pelo conforto

Pensar no conforto da mesa também é algo que deve ser considerado na hora de escolher este novo item, porque não basta apenas ser bonita, precisa comportar a todos com aconchego. É necessário espaço para acomodar os alimentos e fazer uma refeição e proporcionar a todos, momentos especiais ao fazer as refeições no mesmo lugar.

Por isso, na hora de escolher uma mesa de jantar para sua casa, pense que o estilo é importante, mas ele deve conversar com o conforto para um melhor aproveitamento.

7. Escolha as cadeiras

Na maioria das vezes, ao comprar uma mesa de jantar, os assentos acompanham um conjunto. Porém, em alguns casos pode ser que você opte por escolher entre diferentes tipos de cadeira e, nesse momento, é necessário considerar algumas coisas.

A primeira delas é o conforto — como já falamos, porque as mais indicadas são as cadeiras estofadas, já que se passará bom um tempo sentado nelas. O segundo ponto a se pensar é em relação ao espaço, as cadeiras sem braço ajudam a manter o conforto além de auxiliar na circulação do espaço.

mesa redonda com cadeiras verdes aveludadas

Opte sempre por modelos que combinem com a mesa e com o restante da decoração já existente no local, afinal equilíbrio é tudo.

Saber como escolher mesa de jantar é essencial para que seu espaço de convivência em casa e suas refeições sejam mais felizes. Assim, analise bastante antes de comprar e para deixar esse momento mais especial, conversem em família e escolham o modelo ideal para vocês.

Por falar nisso, é muito importante que seu novo móvel combine com todo o restante do ambiente. Por isso, aproveite para conferir nosso conteúdo sobre os tipos de mesa de jantar!

Avalie este post
Post Anterior

Qual mesa combina com a cadeira Eames?

Como montar um jardim de inverno? Descubra em 7 dicas simples!

Próximo Post

Deixe um comentário