Quer decorar a sua varanda? Confira 9 inspirações com a Lemare

As varandas de apartamento são ambientes desejados, mas pouco aproveitados por seus moradores. Devido ao tamanho e à dificuldade em encontrar boas referências e inspirações, normalmente, as pessoas costumam deixar esse ambiente de lado na hora de montar composições estéticas que rendam uma decoração harmoniosa.

No entanto, ao saber quais as dicas corretas e elementos que mais combinam com o ambiente, a decoração da varanda do seu apartamento ficará mais linda do que nunca! É preciso criatividade e inspiração para decorar o espaço de maneira eficiente e bonita. Mas relaxa! Com as dicas certas, o seu ambiente poderá atrair a atenção das visitas e trazer conforto para a família.

Confira as nossas inspirações para você ter como referência!

1. Varanda de apartamento com decoração rústica

Vamos começar com a decoração rústica, mas ainda assim bastante moderna. De modo geral, ela se baseia em elementos naturais para formar o ambiente ideal. Plantas grandes e de folhas largas, utensílios e itens decorativos de pedra, porcelanato e argila são alguns dos elementos mais utilizados. Além disso, cadeiras e mesas de madeira também combinam muito bem, assim como bambus e outros elementos de origem natural.

balanço suspenso para varanda de apartamento decorada com jardim vertical

Mas atenção: nada de trabalhá-los de maneira refinada, ok? Em uma varanda de apartamento com decoração rústica, o capricho está nos elementos e no visual sofisticado com toques de naturalidade. Pequenas pedras também podem ser adotadas, como uma pequena área com uma fonte e outros elementos que envolvem objetos menos rebuscados.

2. Decoração minimalista para varanda de apartamento

A decoração minimalista é prática e muito recomendada para quem prefere acertar com segurança. Este é um estilo fácil de ser planejado e implementado na varanda do seu apartamento. Resumidamente, nele, você utiliza móveis e acessórios com linhas limpas, que prezam pela funcionalidade.

Decoração minimalista para varanda de apartamento

Cadeiras para varandas no estilo minimalista não costumam ser trabalhadas com elementos visuais detalhados. Existem alguns modelos de cadeiras design perfeitas para esses ambientes. Plantas são bem-vindas, mas como um elemento de destaque para quebrar um pouco a fluidez das linhas minimalistas.

3. Design Biofílico na varanda do apartamento

Se você gosta de jardins, mas não tem um espaço adequado, a varanda do apartamento pode ser um ótimo espaço para cultivar suas plantinhas. Use ideias e conceitos naturais para criar um ambiente único, que tire completamente a sensação de estar na cidade.

Decore com plantas grandes e pequenas, das mais diversas espécies. Cactos e suculentas devem ter presença garantida e podem ser ótimos recursos para criar lindos mosaicos vivos (dando ainda mais personalidade para a sua varanda). Pingo-dourado, samambaia, begônia e, até mesmo, rosas são outras espécies recomendadas para varandas e espaços com design biofílico.

Design Biofílico na varanda do apartamento

Lembre-se que para manter sua varanda viva e bonita, será necessária uma certa dedicação para deixar as suas plantas saudáveis. Mas não se preocupe, porque com o tempo você vai criar um ambiente único e cheio de vida.

4. Varanda de apartamento para confraternizar

Se você gosta de reunir a família e os amigos no seu apartamento, transformar a varanda em um lugar para confraternizar é uma excelente ideia.

Ela pode ser o ambiente ideal para comer, beber, conversar e gargalhar. Se você tem um parapeito seguro, coloque algumas banquetas e aproveite a vista para curtir um happy hour. Mesas de bar, mais altas e compactas, também são ótimos recursos para otimizar o espaço e criar uma área gourmet aconchegante e sofisticada.

varanda gourmet mirante ruy carneiro moura dubeux joao pessoa

Não se esqueça de caprichar em um sistema de som ambiente e use a decoração para passar mensagens positivas com quadros divertidos e objetos interativos para entreter o pessoal.

5. Varanda de apartamento com churrasqueira

Para apartamentos com varandas amplas, as churrasqueiras são recursos sofisticados que agregam muito valor. No caso dos modelos de alvenaria, por exemplo, eles geralmente já estão no projeto do imóvel, pois necessitam de um sistema de exaustão adequado. Outra opção são as churrasqueiras elétricas: alternativas práticas e eficientes para diferentes casos.

Varanda de apartamento com churrasqueira

O ideal é ter também, pelo menos, uma pia e um armário na varanda para facilitar o preparo das carnes e outras receitas comuns da área de churrasco, evitando retrabalhos e perda de tempo.

6. Ladrilhos, azulejos e tijolos de vidro na varanda do apartamento

Para aqueles que preferem um estilo mais retrô, os ladrilhos coloridos e azulejos ficam um show na decoração de qualquer varanda! Essa técnica utiliza pequenas peças na parede, as quais chamam a atenção por suas cores vibrantes.

Além dessa alternativa, outra saída é apostar nos tijolos de vidro, que podem favorecer a entrada de luz da varanda por locais onde ela normalmente não incidiria. Essa é uma escolha interessante para varandas de apartamentos com pouca luminosidade.

Ladrilhos, azulejos e tijolos de vidro na varanda do apartamento

7. Varanda de apartamento ecológica

Essa é uma excelente opção caso você tenha engajamento com práticas sustentáveis. Uma varanda ecológica não só é boa para o meio ambiente, como também traz um visual único para área externa do seu apartamento — inclusive, ela é perfeita para quem deseja ter uma horta vertical em casa.

Esse tipo de decoração usa materiais recicláveis e móveis feitos de produtos reaproveitados de designers e marcas que focam em utilizar matéria-prima sustentável na sua produção. Por se tratar de uma varanda com muitos elementos, é um estilo bastante criativo que precisa de atenção para harmonizar as informações e não pecar pelo exagero.

varanda decorada com estilo ecológico

8. Varanda de apartamento para o inverno

Uma varanda de inverno é perfeita para quem mora em regiões mais frias ou gosta desse clima. Aposte nos pufes, tapetes e cobertores quentinhos para sentar no final da tarde e ler um bom livro tomando chocolate quente. O frio é uma excelente oportunidade para mudar a decoração da varanda do apartamento e usar elementos com cores mais quentes e elegantes.

Ladrilhos, azulejos e tijolos de vidro na varanda do apartamento

No frio, ela pode se tornar um verdadeiro jardim de inverno com uma peça de tapeçaria e uma iluminação decorativa com tons quentes. E acredite: esse é o lugar perfeito para curtir o aconchego nos dias ensolarados das épocas geladas.

9. Decoração para varandas de apartamento estreitas

Para varandas pequenas e estreitas também há espaço para uma boa decoração. Plantas suspensas, móveis únicos como uma poltrona ou uma cadeira de balanço podem dar destaque ao ambiente.

Apesar de pequenas, as varandas de apartamento estreitas também podem ser bons lugares para praticar exercícios físicos. Pensando nisso, é possível colocar alguns equipamentos ou, até mesmo, montar uma parede temática de Yôga, Crossfit ou da sua prática favorita.

Outra ideia é apostar em uma decoração clean, sem muitos elementos e com alguns pontos de destaque para atrair o olhar e surpreender quem for visitar o seu apartamento.

Decoração para varandas de apartamento estreitas


Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e se inspirado para montar uma varanda linda e única no seu apartamento. Não menospreze esse ambiente tão valioso e aproveite o espaço para viver bons momentos sozinho, a dois, com os amigos e a família.

Aliás, os bons momentos em família são marcados por elementos especiais. Se você é apreciador de um bom vinho para comemorar momentos importantes, leia nosso post sobre como montar adega em um apartamento pequeno com dicas ótimas. Boa leitura!

Avalie este post
Post Anterior

Decoração de sala pequena: 9 dicas que vão salvar o espaço

Sala preta: 11 dicas para apostar e se inspirar

Próximo Post

Deixe um comentário