Se você se interessa por diferentes tipos de decoração, já deve ter ouvido falar sobre o estilo rústico. Seja para decorar um espaço do zero ou para incrementar detalhes, o estilo rústico se destaca por sua autenticidade, conseguindo transformar qualquer ambiente.
Ficou curioso para saber mais? Então, continue conosco e descubra o que é, quais são suas principais características e quais são os benefícios de adotá-lo.
O que é o estilo rústico?
O estilo rústico está entre os principais tipos de decoração devido à sua identidade forte e marcante. Estamos falando de um estilo que não valoriza apenas a estética, mas também considera a história e o aconchego de que todo lar precisa.
Marcado por elementos com texturas e imperfeições, as quais são valorizadas aqui e consideradas elementos centrais, pois mais do que encher os olhos, eles contam uma história.
Além disso, o estilo rústico valoriza elementos da natureza, desde as cores até as texturas de madeira e plantas em geral. Tendo em vista a valorização do natural, é comum associarmos essa estética exclusivamente com casas em espaços rurais, como campos e fazendas.
Entretanto, o estilo vem sendo cada vez mais utilizado em ambientes urbanos, justamente por remeter a uma atmosfera mais natural, contrastando com as decorações industrializadas e acinzentadas da cidade. Assim, tem se tornado um refúgio estético para os olhos de quem não está acostumado a contemplar a natureza em seu cotidiano.
Principais características do estilo rústico
Para compor a estética característica, são necessários alguns elementos-chave, como cores, materiais, texturas e iluminação. Acompanhe a seguir de que forma você pode incrementar a decoração da sua casa com o estilo rústico, focando em decorações específicas.
1. Materiais e elementos essenciais para o estilo rústico
Aqui, os elementos naturais são os protagonistas dos cenários, com destaque para madeira, pedras, fibras naturais, bambu, tijolinhos, rattan e vime. Eles se unem de forma harmônica, combinando beleza e simplicidade. O metal envelhecido em tonalidades escuras também é característico da estética rústica, dando um toque único de antiguidade.
Outro foco do estilo rústico é a funcionalidade, ou seja, não basta criar um ambiente esteticamente agradável, é necessário que ele garanta conforto e praticidade. Assim, outra razão para a escolha desses elementos utilizados é a durabilidade, justamente por se tratarem de materiais resistentes que não precisarão de reparos tão cedo.
Além disso, a escolha dos elementos da natureza se deve ao fato do estilo rústico valorizar a simplicidade, deixando de lado produções muito elaboradas e rebuscadas, ricas em detalhes.
Cores e texturas mais utilizadas no estilo rústico
A paleta de cores é fundamental aqui. Os tons terrosos são muito característicos do estilo rústico, remetendo aos elementos da natureza com tonalidades mais escuras e discretas.
Aposte em:
- Cores quentes: combinando com a madeira, terra e fogo. Por isso, é muito comum encontrar as cores marrom, bege, off-white, amarelo, vermelho e verde.
- Texturas: o que predomina são elementos de madeira bruta, às vezes envernizados e às vezes com alguns relevos.
- Tecidos acolhedores: com texturas de pelos, lã, linho, couro e outras fibras, dando forma a almofadas, mantas e cortinas.
- Tapetes podem ser confeccionados misturando couro e pele, remetendo a estampas animais.
Móveis ideais para compor ambientes rústicos
Os móveis do estilo rústico se caracterizam por seu tamanho: geralmente volumosos e robustos, compondo o ambiente com destaque.
É comum encontrarmos vigas no teto, compondo a parte superior do cômodo com estilo e autenticidade, geralmente contrastando sua cor escura com os tons mais claros da parede. Móveis como armários, prateleiras e cômodas ganham forma com materiais com acabamento de madeira e bambu.
Já as lareiras são feitas com pedras, geralmente de tijolos, e revestidas com alguma tinta por cima. Os sofás e poltronas também são móveis indispensáveis, por agregarem aconchego e conforto ao ambiente, algo que é muito valorizado aqui.
Eles são encontrados predominantemente em tonalidades escuras de couro. O importante aqui é enfatizar a aparência artesanal e os acabamentos naturais, unificando todos os móveis para tornar o ambiente integrado.
Iluminação rústica: o toque acolhedor para o ambiente
Algo que vai deixar o espaço ainda mais harmônico e completo é a distribuição de luzes. Aqui, predomina o tipo de iluminação quente com vários tons amarelados, criando um espaço acolhedor e intimista.
As luzes podem ser distribuídas em abajures, pendentes ou luminárias de piso, geralmente com uma potência menor para que a iluminação se mantenha suave.
Itens decorativos rústicos
Alguns itens de decoração ajudam a dar aquele toque final à estética rústica. Os lampiões, por exemplo, contam com um material de metal envelhecido, combinando totalmente com os demais elementos do ambiente. Além disso, a vela ajuda a compor a iluminação quente juntamente com a lareira e com os outros pendentes, agregando conforto visual.
E por falar em velas, elas também são grandes aliadas aqui, dando um toque de antiguidade e aconchego único. Os cestos de fibras também ajudam a completar a paleta de cores de tons neutros e terrosos, sendo ideais para colocar mantas e cobertores.
Além disso, é possível adicionar porta-retratos em madeira, trazendo, além da textura amadeirada, lindas fotos para reforçar a imagem do lar.
Inspirações para incorporar o estilo rústico no seu lar
Agora que você já conhece mais sobre o estilo rústico, é hora de entender de que forma você pode implementá-lo em sua casa. Para isso, trouxemos algumas dicas práticas que podem servir tanto para quem quer decorar sua casa do zero quanto para quem deseja adicionar alguns toques rústicos ao ambiente.
Acompanhe!
- Estilo rústico para quartos: abuse dos detalhes em madeira, eles podem vir em bordas de espelhos, porta-retratos e, principalmente, nos móveis principais, como cama e armários. Coloque também alguns cestos de palha e escolha mantas felpudas para um toque aconchegante;
- Estilo rústico para salas: aqui, as lareiras de pedra são muito bem-vindas, agregando aconchego ao espaço. Priorize um sofá de couro e almofadas com tecidos macios e texturizados. Lembre-se de manter a paleta de cores em tons terrosos;
- Estilo rústico para cozinhas: para compor uma cozinha rústica, invista em móveis feitos de madeira, como mesas, cadeiras e armários. Complete o ambiente com pendentes de luzes amareladas e candelabros com detalhes de metal envelhecido.
Benefícios de adotar o estilo rústico na decoração
Um dos benefícios que podemos citar em relação ao estilo rústico é, primeiramente, o aspecto de conforto e aconchego. A combinação de tons terrosos, luzes quentes e tecidos felpudos ajuda a criar um ambiente intimista e reconfortante visualmente, um verdadeiro lar.
A presença de elementos da natureza, como pedras e madeira, também contribui para criar uma atmosfera de natureza, o que é comprovadamente importante para manter a mente saudável. Assim, mesmo quem está em constante contato com ambientes urbanos consegue se conectar com a natureza.
Além disso, um grande diferencial aqui é a sustentabilidade. Muitos dos móveis do estilo rústico podem ser reaproveitados ou feitos à mão, já que o foco do estilo são as texturas e materiais utilizados, e não os acabamentos perfeitos. Assim, é possível adotar uma decoração sustentável que durará por muito tempo e não oferecerá prejuízos para o meio ambiente.
A durabilidade também é um ponto de destaque, já que a maioria dos itens são feitos de materiais resistentes e duráveis, evitando reparos ou trocas. Ainda sobre a durabilidade, grande parte dos itens também possui um toque de antiguidade, ou seja, é possível reaproveitar muitos objetos decorativos ao invés de se preocupar em comprar novos itens.
E aí, te convencemos a apostar no estilo rústico? Com certeza, essas imagens te deixaram mais inspirado. Não perca tempo e comece hoje mesmo sua decoração.
Para garantir móveis rústicos e de muitos outros estilos, conte com a Lemare Móveis! Explore nossa página de móveis e encontre produtos de alta qualidade e performance, garantindo para o seu lar estilo e a funcionalidade que você merece.
- Estilo boho: saiba como usá-lo na decoração de ambientes - 10 de março de 2025
- Estilo rústico: conheça o que é, como aplicar e mais! - 3 de março de 2025
- Estilo clássico na decoração: saiba o que é e como usar - 24 de fevereiro de 2025