Mesa posta de natal: 5 dicas básicas para montar a sua + inspirações

Juntar a família para a ceia de Natal é uma tradição muito presente em nossa cultura. Para fazer jus a esse momento tão simbólico, é interessante montar uma mesa posta a altura dessa data especial.

Pensando nisso, nós, da Lemare Móveis preparamos algumas dicas que te ajudarão a montar uma mesa posta de Natal. Continue sua leitura até o final do texto e veja 5 inspirações para você aderir. Confira!

1. Invista em bons acessórios para a mesa

Para começar a montagem de uma mesa posta, o primeiro ponto o qual você precisa se preocupar é: quais acessórios usar? Afinal, em uma mesa natalina é preciso se preocupar não só com a decoração, mas também com os pratos e talheres a serem servidos.

Então, para começar a montar sua mesa posta, não se esqueça de acessórios como:

  • Toalha;
  • Sousplat;
  • Pratos;
  • Talheres;
  • Copos e taças.

Vale lembrar que esse é um momento importante, no qual você receberá familiares e amigos que ama. Então, não tenha medo de apostar naquele seu jogo de prato que você guarda para ocasiões especias. Ele, com certeza, deixará sua mesa de jantar com um charme a mais.

Mesa natalina

2. Escolha um estilo para sua mesa

Ter um estilo de decoração em mente é essencial para facilitar na hora da montagem de sua mesa. Dessa forma, você consegue imaginar uma paleta de cores para sua mesa e quais elementos ira usar para complementá-la.

Com isso, fica até mais fácil de buscar por inspirações. Pois assim, você já sabe onde deseja chegar, agora, só precisa saber o que fazer.

Por exemplo, quem optar por uma mesa posta natalina com estilo vintage ou retrô, pode apostar em velas e pinhas como decoração. Esses elementos darão um clima mais elegante para o ambiente.

3. Defina uma paleta de cores

Com um estilo já em mente, agora é a hora de definir uma paleta de cores. Esse momento é essencial para que você consiga montar uma mesa harmônica, onde cada elemento combine entre si.

Cores como: vermelho, dourado e verde são a combinação perfeita para sua mesa de Natal. Mas, é claro, caso você queira dar um toque diferente, também é possível. Alguns tons de creme e marrom caem muito bem com as demais cores.

Essa é a hora de soltar a sua criatividade. Mas lembre-se! Sempre opte por cores harmônicas e tenha cuidado para tornar sua decoração em algo espalhafatoso.

Prato natalino

Veja também: Cozinha Boho: 9 dicas para aderir ao estilo no seu lar.

4. Monte uma decoração especial

Agora que você definiu um estilo e uma paleta de cores, é a hora de se divertir e montar uma decoração temática. Para isso, não tem muitos segredos: aposte em objetos tradicionais natalinos.

Pisca-piscas, ramos de flores, pinhas e velas são elementos que caem muito bem em uma decoração de mesa posta para o Natal.

Além de decorar a mesa, é interessante decorar todo o ambiente onde será feita a refeição. Assim, é possível aumentar o espirito do clima natalino e deixar o ambiente mais elegante.

Mesa de café natalina

5. Aposte nos detalhes

Os detalhes, por mínimos que sejam, deixarão a sua mesa mais elegante. Então, para finalizar a sua montagem, fique atenta a cada acabamento de sua decoração.

Os guardanapos, por exemplo, podem ganhar charme a mais acompanhados de anéis e argolas ao seu redor. Esses acessórios, além de deixarem a peça mais organizada em cima da mesa, também servem como uma adição à decoração.

Guardanapo decorativo natalino

Inspirações para montar uma mesa posta natalina

Com todas essas nossas dicas você está preparada para montar sua mesa posta de Natal. Para te ajudar mais ainda, preparamos algumas inspirações, que podem servir como referência na hora de sua montagem. Confira!

Mesa natalina tradicional

Essa é uma escolha clássica e sem erro. A mesa natalina tradicional, é formada com elementos e cores típicas do Natal: vermelho e verde.

Para ela, é válido investir em peças atemporais, tanto na decoração quanto nos acessórios como toalha de mesa, pratos e talheres. Mas é claro, nessa decoração não pode faltar um belo arranjo de flores — ideal, para dar um charme a mais para a mesa.

Mesa de café natalina

Veja também: Decoração de mesa de centro: 9 ideias do que colocar.

Mesa natalina simples

Para quem não possui muitos elementos de mesa posta, como: sousplat, taça e jogo de pratos, uma mesa simples é a alternativa ideal. Essa é a prova que é possível montar uma mesa elegante sem muitos elementos.

O segredo é apostar em uma toalha vermelha — um item bem acessível! — e usar a criatividade com decorações simples. Como exemplo, alguns ramos de rosas-brancas e vermelhas, podem dar um charme para mesa.

Mas afinal, o que realente importa, é a família toda reunida em volta dessa mesa — definitivamente, o verdadeiro significado do Natal.

Mesa natalina moderna

A mesa natalina moderna, foge um pouco dos padrões das demais. Esse estilo consistem em uma decoração mais minimalista e sofisticada.

O interessante é apostar em uma paleta mais neutra, como o branco e o dourado. E fique tranquila! Por mais que ela não tenha o vermelho, marca registrada do Natal, ela ainda assim, fica a cara dessa data tão especial.

Afinal, lembra o que falamos sobre os mínimos detalhes? Então, nesse caso, serão eles que deixarão a mesa adequada para receber suas visitas.

Mesa natalina moderna

Mesa natalina rústica

Para gosta de decorações com o estilo rústico, também é possível aderi-lo em uma mesa posta. Para isso, é interessante apostar em elementos mais naturais, como: ramos de folhas e pinhas.

Ambos os elementos ajudarão a montar uma mesa posta rústica e sofistica, que, com certeza, deixará seus convidados impressionados.

Mesa natalina rústica

Confira: Como fazer um cantinho do café: tudo que você vai precisar + 3 ideias!

Mesa natalina colorida

Essa é uma escolha divertida para gosta de sair do tradicional. É também uma prova de que, sim, dá para montar uma mesa posta natalina sem o vermelho e verde.

Para isso, bolas natalinas, podem te ajudar. Escolha uma paleta de cores agradável e aposte nesse acessório de decoração para dar um toque de cor à sua ceia.

Mesa natalina colorida

E, ai? Qual dessas inspirações mais agradou o seu estilo? Escolha a sua preferida e leve como referência para montar uma linda mesa posta de Natal.

Se você gostou de nossas dicas, continue nos acompanhando e se prepare para montar uma mesa posta para o seu Ano Novo. Aproveite!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

O que usar para decorar uma estante? Acompanhe as dicas

Como montar uma mesa posta para o Ano-Novo? 9 passos práticos

Próximo Post

Deixe um comentário