Decoração de mesa de centro: 9 ideias do que colocar

Como decorar uma mesa de centro? Veja as ideias!

Qual é a sua mesa de centro favorita: espelhada, retangular, redonda, com pés palito ou rústica? Sempre há um modelo que nós identificamos mais, não é?

Em todos eles, a regra é a mesma: o móvel precisa estar alinhado com o estilo do ambiente – o que também implica na sua decoração.
“LF ANIMATION” SELECTS SPORTS AND FITNESS ANIMATORS ALSO FIRST EXPERIENCE – Ads Frosinone masteron fitness model diet multiniche tube
“Quais cores usar?”, “Que objetos colocar em cima?” e “Como posso organizar?” são algumas das dúvidas que podem surgir à sua mente na hora de posicionar uma mesa de centro na sua sala de estar.

Neste post, listamos dicas e inspirações para te ajudar nesse processo. Confira!

O que colocar em cima de uma mesa de centro?

Das casas simples às cosmopolitas, a mesa de centro sempre tem alguma coisa em cima. É quase impossível encontrarmos uma casa que a deixe vazia. Geralmente, se não tem decoração, tem alguma baguncinha.

A mesa pode ser baixa ou média, pequena ou grande, com design engenhoso ou minimalista. Independentemente do modelo, ela está numa posição de destaque na sala de estar. Por isso, você precisa dar uma atenção especial à sua organização.

As melhores decorações para mesa de centro são:

  1. Esculturas;
  2. Vasos de flores;
  3. Vasos de plantas;
  4. Fotos de viagens;
  5. Livros de estudos;
  6. Livros decorativos;
  7. Aromatizadores;
  8. Velas aromáticas;
  9. Quadros pequenos;
  10. Luminárias pequenas;
  11. Bandejas espelhadas;
  12. Caixas de som (JBL, por exemplo).

9 ideias de decoração mesa de centro

Você sabia que as decorações podem transformar a aura de um ambiente sem abandonar a elegância? Basta colocar um toque de arte e uma pitada de arquitetura para isso.

Nós viajamos pelos melhores estilos de decoração para sala de estar e encontramos inspirações lindíssimas de decorações modernas, vintage, escandinavas, rústicas e outras bem interessantes. Encante-se:

1. Dê um toque artístico com esculturas

A escultura é um artefato maravilhoso para colocar na sua mesa de centro, pois proporciona um toque artístico ambiente.

Da Grécia Clássica aos dias atuais, as esculturas representam a beleza que pode ser uma figura humana, da fauna, flora ou algo abstrato. Podem ser feitas de mármore, gesso, bronze, porcelana, alumínio, ferro, cerâmica, papel, madeira ou vidro.

A escultura proporciona altura à decoração. Assim, tira da “planta baixa” a beleza e a coloca em evidência.

sala com mesa de centro com escultura

Se você gosta de esculturas, veja também as decorações em gessos para sala de estar.

2. Glamourize a mesa de centro com bandejas espelhadas

A arte de decorar com espelhos tornou-se uma estratégia de iluminação, ampliação de ambiente e sofisticação de um espaço — e nós podemos usá-la em nossa sala de estar.

Propomos que você coloque bandejas espelhadas quando a mesa de centro não tiver espelhos, ok?!

Elas refletem a luminosidade, dão aquele ar de ambiente rico e servem como apoio para outras decorações minimalistas (vaso simples, livros, aromatizadores e velas aromáticas, por exemplo).

sala com sofas, tapete e uma mesa de centro espelhada

3. Inspire-se na decoração urban jungle

Se você não conhece, a estética urban jungle consiste em criar uma “selva urbana”, ou seja, um espaço repleto de plantas dentro da cidade — em alguns casos até esquecemos que estamos em um apartamento, por exemplo.

sala com mesa de centro com vaso de flor

Você não precisa encher a mesa de centro de vasos de planta – cuidado para não exagerar – sugerimos que escolha algumas flores delicadas e plantas pequenas que harmonizem com sua sala de estar.

Algumas sugestões de flores: orquídea, begônia, violeta, jasmim, lírio da paz, bromélia ou lavanda. Já para as plantas, opte por: pau d’água (enquanto é pequeno), zamioculca e rosa de pedra.

A decoração com plantas na sala, além de embelezar, é benéfica para a saúde: despertam a sensação de bem-estar, reduzem a pressão sanguínea e aliviam o estresse, segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Revista Exame.

É hora de cuidar das plantas!

4. Seja conceitual com livros de leitura e decorativos

Sabe aquele livro que está guardado no guarda-roupa? Então, você pode usá-lo na decoração da sala de estar.

sala conceitual com mesa de centro com livros

Seja livro da faculdade ou de leitura popular, os livros trazem uma aura intelectual ao ambiente. Geralmente, quem lê é caracterizado como uma pessoa estudiosa.

A decoração com estante de livros ou em mesas de centro traz a estética das bibliotecas para dentro de casa. Se você não tem o hábito de ler livros utilize as caixas de livro decorativas, que também agregam muito ao ambiente.

5. Use o estilo escandinavo na mesa de centro

Aconchegante, natural, clean e minimalista são algumas das características do estilo escandinavo. A estética é inspirada nos países escandinavos: Suécia, Islândia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Islândia e a região da Groenlândia.

sala com mesa de centro branca

O ponto em comum entre esses países é a baixa temperatura, a neve para todos os lados e a grande quantidade de pele. Para a mesa de centro, utilize a pele sintética, esculturas brancas, enfeites cinzas claros, no geral, ornamentos neutros.

Além disso, embaixo da mesa de centro você pode colocar um tapete felpudo — clique aqui para ver mais tipos de tapete.

6. Dê um toque rústico com as madeiras

As madeiras trazem um ar de rusticidade à sala de estar, pode ser a mesa de centro inteira, apenas os pés palito, uma base ampla estilo tronco ou bolachas de madeira ornamentais.

Escuras, claras ou manchadas, as cores de madeira inspiram brutalidade, estabilidade, firmeza, “pé no chão”.

Sendo discreta ou chamativa, a madeira texturiza o ambiente tornando-o com cara de campo, uma estética fazendeira que inspira relaxamento.

7. Sofistique com garrafas de destilados e uma caixa de som

Da neutralidade contemporânea ao viés criativo modernista, as garrafas de whisky, vodka e outros destilados trazem poder ao ambiente. Além de caras, as embalagens de vidro inspiram riqueza.

Uma bandeja com uma garrafa de whisky e alguns copos de cristal deixam a sala de estar com “cara de casa de rico”.

mesa de centro com bebidas e copos

Você pode usar a decoração para surpreender seus convidados com algumas doses. Se quiser, ligue a caixa de som e coloque um som ambiente confortável.

8. Torne a mesa de centro litorânea com decoração navy

A decoração navy é o estilo náutico, ou seja, uma estética que valoriza os elementos marítimos: âncoras, navios, bóias, conchas e corais.

Com inspiração na Califórnia, o estilo náutico utiliza muito azul, branco, vermelho e laranja, deixando o ambiente elegante.

Decore seguindo a paleta de cores e colocando alguns enfeites simbólicos bem delicados. Sem sombra de dúvidas, a mesa de centro vai inspirar calmaria.

9. Abra as portas da aventura com fotos de viagens

A mesa de centro também pode ser uma fonte de boas lembranças. O que acha de colocar alguns quadros pequenos com fotos de viagens?

duas mesas de centro com abajur e livros

Selecione algumas aventuras e coloque-as na mesa de centro. Assim, toda vez que você sentar para descansar terá aquele momento nostálgico delicioso.

Aliás, você pode combinar a moldura do quadro com a estética da sala de estar: vintage, moderna e clean — basta escolher a cor e o formato de acordo com o estilo.

E aí, como você vai decorar a sua mesa de centro? Esperamos que as ideias tenham inspirado e levado um pouco de criatividade à sua casa.

Como última inspiração, nós queremos que você reflita sobre uma frase da escritora e advogada, Ana Maria Stoppa: “não espere um vaso ruim se quebrar, mude a decoração!“. Siga esse conselho para renovar a casa sempre que desejar.

Conte com as nossas inspirações, dicas e conselhos para mudar a estética da sua casa! O nosso post sobre o estilo de decoração clean pode te interessar muito, acesse!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

Você sabe qual a diferença entre o estilo vintage e retrô?

23 tipos de poltronas – decorativas, modernas e mais

Próximo Post

Deixe um comentário