Bricolagem, DIY e jeitinho brasileiro – é tudo igual?

Bricolagem é um grande conhecido das pessoas que gostam de fazer ajustes ou reformas em casa. Essa palavra não é usada com tanta frequência, mas todo brasileiro faz um pouquinho disso pelo menos uma vez na vida: é o ato de fazer instalações profissionais por conta própria!

Por ser um método alternativo para resolver problemas, a bricolagem tem vantagens e desvantagens – as quais precisam ser levadas em conta toda vez que um ajuste, reparo, construção ou projeto for executado em casa. Afinal, às vezes o que é barato pode acabar saindo caro.

Neste post, você vai entender o que é bricolagem, DIY e jeitinho brasileiro. Confira!

O que é bricolagem?

Bricolagem é uma palavra que deriva do francês “bricolage”, que significa fazer qualquer trabalho sem ajuda de um profissional. Ou seja, é a execução de pequenos trabalhos ou reparos caseiros considerados fáceis. Veja alguns exemplos de bricolagem:

  • Trocar lâmpadas;
  • Trocar o chuveiro;
  • Pintar uma parede;
  • Podar as plantas;
  • Reformar móveis;
  • Entre outros.

Pessoa trocando lâmpada de sua casa

No blog da Lemare Móveis você encontra, inclusive, alguns tutoriais de bricolagem. Por exemplo, como fazer parede de tijolinho.

O que é entusiasta da bricolagem?

São aquelas pessoas que gostam de realizar pequenos trabalhos manuais em casa. Em certos casos, há quem procure uma tarefa ou um projeto de artesanato para colocar em prática suas habilidades de bricolagem.

Se você é um deles, sabe do que estamos falando e se lembrou daquela “coceira” que dá quando não há nada para fazer, não é mesmo?

Em certos casos, um pequeno trabalho já supre aquela vontade de que algo precisa mudar em casa. Por exemplo, escolher novas cores para pintar a casa e colocar a mão na massa, é claro.

Homem monta uma cadeira de madeira

O que é DIY?

O termo DIY vem do inglês Do It Yourself. Em tradução literal, ele significa “faça você mesmo”. Ou seja, ele significa qualquer projeto, tarefa ou trabalho que pode ser feito pela própria pessoa, sem necessitar do acompanhamento profissional.

Em outras palavras, o DIY significa arregaçar as mangas e ir para o trabalho manual.

Essa filosofia de vida surgiu nos EUA, no início dos anos 1910. Nesta época as pessoas tinham como intuito economizar dinheiro e, por isso, buscavam realizar projetos de artesanato.

Já em 1950, no mesmo país, o movimento se propagou e ganhou muito mais força com o movimento de artistas independentes.

Atualmente, o método de trabalho de “dar os próprios pulos” têm ganhado cada vez mais adeptos. Não é difícil encontrar sites e tutoriais na internet ensinando a fazer alguma coisa.

Pessoa utiliza uma parafusadeira na montagem de um móvel

Inclusive, nosso blog tem ideias de DIY. Por exemplo, nosso tutorial de como fazer uma horta vertical.

O que quer dizer DIY na decoração?

O significado de DIY na decoração é o mesmo que o original: faça você mesmo. Porém, nesse caso, ele é voltado para mudar os ambientes usando toques de criatividade e personalidade.

Além de tudo, tem aquele gostinho de olhar para alguma peça e ter certeza de que foi feito pelas suas mãos.

Nichos de pallet feitos em casa com vasinhos de suculenta em cima

Qual o significado de “jeitinho brasileiro”?

O jeitinho brasileiro diz respeito à forma criativa em que nós resolvemos muitos problemas. Afinal, se tem uma coisa que não falta nas pessoas nascidas por aqui é a facilidade em resolver as adversidades da vida.

Pare e pense um pouco: quantas soluções “paralelas” você viu alguém tomar? O próprio prego no chinelo de dedo é o melhor exemplo desse jeitinho.

Por conta dessa, digamos, inventividade para resolver os problemas, muitas pessoas acabam colocando a mão na massa. Assim, muitos reparos e ajustes caseiros acabam tendo um aspecto único que só um brasileiro poderia ter dado.

Vasos de plantas decorados com sisal e orquídeas dentro

Quer saber como fazer reparos e reformas gastando pouco? Então, veja nosso post sobre como fazer cimento queimado e se surpreenda!

Quais são as semelhanças entre essas três coisas?

Bricolagem, DIY e jeitinho brasileiro são nomes diferentes para a mesma coisa. Ou seja, os três termos são sinônimos. Eles dizem respeito ao ato de realizar trabalhos em casa sem precisar da ajuda de profissionais ou de mão de obra especializada.

A principal diferença, contudo, é que o jeitinho brasileiro costuma dizer respeito às soluções “criativas” Mas, nada impede de usar essa expressão como sinônimo de DIY ou bricolagem.

Afinal, quem é entusiasta dessas filosofias acaba se importando mais em como fazer do por nomenclaturas.

E aí, está gostando do post? Então aproveite para conferir nosso guia para montar um bar em casa!

Quais as vantagens da bricolagem?

Assim como todo artesanato, a bricolagem ajuda a desestressar, relaxar e ter mais contato com atividades manuais. Mas essa prática tem outras vantagens que podem ser facilmente elencadas. Veja algumas delas a seguir:

  • Economia;
  • Personalização;
  • Exercício da criatividade;
  • Transformações simples;
  • Ter um hobby;
  • Forma de expressão por meio da arte;
  • Pode ser uma fonte de renda extra;
  • Exercício da coordenação motora;
  • Prevenção de doenças como o Alzheimer;
  • Entre outras.

Rack feito com pallets e decorado com objetos, aparelhos eletrônicos e TV

Você imaginava que ter projetos de DIY e artesanato poderia ter tantos pontos positivos? Isso mostra o poder do artesanato e da arte. Por isso, se faltava alguma coisa para te convencer a iniciar nessa filosofia de vida, agora não há mais desculpas.

Rack feito com pallets e decorado com objetos, aparelhos eletrônicos e TV

Quais as desvantagens da bricolagem?

Apesar de ser uma atividade prazerosa, há alguns pontos negativos que devem ser levados em conta na hora de iniciar na prática da bricolagem. Por esse motivo, nós separamos algumas desvantagens do DIY:

  • Um erro pode levar a grandes prejuízos;
  • O custo das ferramentas pode ser elevado;
  • Risco de acidentes, dependendo do serviço;
  • Necessidade de materiais de difícil acesso;
  • Sujeira;
  • Armazenamento da matéria prima e ferramentas;
  • Curva de aprendizado elevada.

Apesar das desvantagens, elas podem ser contornadas. Por exemplo, o investimento em ferramentas específicas pode ser diluído caso você monte seu kit aos poucos.

Como você viu neste post, a bricolagem é uma técnica que tem vários nomes. Ela pode ser chamada de DIY e, em certos casos, até de jeitinho brasileiro.

Por esse motivo, aproveite a sua vontade de iniciar no mundo do artesanato e comece com projetos simples. Lembre-se de ponderar as vantagens e desvantagens.

Quem gosta de bricolagem, DIY e afins ama um tutorial. As dicas e truques são perfeitos para ajudar a escolher soluções criativas para um problema ou reparo na casa. Agora que você já terminou de ler, confira nossas dicas para decorar com espelhos!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

6 tipos de iluminação para sala que você precisa conhecer

9 móveis essenciais para quarto de casal

Próximo Post

Deixe um comentário