Veja como decorar usando mesa lateral de uma forma elegante!

Uma mesa lateral está presente em boa parte das decorações de interiores. Porém, é necessário saber como posicioná-la no ambiente para aproveitar melhor o espaço e torná-lo agradável.

Com algumas dicas fica fácil o processo de arrumação e aprenderá ideias muito versáteis de decoração. Isso vale para quem vai mudar o próprio cantinho pela primeira vez ou já tem experiência. Confira!

Como usar a mesa lateral na decoração?

A mesa lateral faz parte da decoração e deve ser posta em áreas estratégicas da sala de estar para ser realçada.

Há muitas maneiras de usá-la, porém se você não faz ideia de como torná-la um destaque em meio às demais peças decorativas do cômodo, através destas dicas você terá facilidade. Veja algumas sugestões:

1. Coloque ao lado do sofá

Ao invés do modelo quadrado, por que não investir mais na mesa lateral redonda para colocar do lado de seu sofá? Será criada uma perspectiva para quem circula pela casa que a verá como um móvel perfeito, que traz uma sensação confortável de combinar com o local em que foi inserida.

Se você nunca considerou fazer a inserção da mesa lateral redonda, este é o momento ideal para colocá-la no lado direito do sofá. Evite deixar a mesinha muito escondida. O foco é fazer com que todos a vejam com plenitude e saibam que é uma peça usada para trazer mais organização e beleza a sua sala de estar.

mesa lateral ao lado do sofá

2. Use no canto da sala

A mesa lateral para sala é uma peça fundamental para quem quer decorar e evitar que a peça ocupe tanto espaço de passagens. Se o cômodo for pequeno, o ideal é colocá-la sempre no cantinho da sala para não ocupar muito espaço, mas também demonstra utilidade e harmonia com o ambiente.

Não esqueça da necessidade de medir os espaços disponíveis para que o uso da mesa lateral para sala não fique muito limitado e rente ao estofado. Dessa forma, você evita que o ambiente transpareça ser muito menor.

Para criar um bom contraste em salas menores, você deve brincar mais com a iluminação natural ao investir em janelas e espelhos. Fazendo, assim, com que a peça ganhe destaque e apresente o que tem em sua superfície, como fotografias, mini estátuas ou outros objetos decorativos.

Por falar nisso, aproveite para ler nosso conteúdo que explica como decorar a sala sem gastar muito!

3. Utilize em outros cômodos

A mesa pode ser inserida em vários cômodos da sua casa e, não necessariamente, apenas na sala de estar. Se você quer decorar o seu quarto, por que não investir no móvel também? Ela sempre traz mais utilidade e evita que qualquer ambiente fique com espaços muito vagos e que poderiam ser usados de muitas maneiras criativas.

Coloque a mesinha ao lado da cama para acrescentar luminárias, livros, objetos de decoração etc. É um método de substituir a mesa de cabeceira por um modelo um pouco menor, mas prático, que pode muito bem combinar com o local se usado de forma inteligente.

Na sala de jantar essa mesa é ideal para colocar vasos de flores ou peças decorativas médias, ou pequenas. Basta acrescentar uma toalha rendada ou com arabescos e adicionar um objeto sobre ela para deixá-la mais completa e com vida.

Você também vai se interessar por: como escolher a mesa de sala de jantar perfeita

mesa lateral no quarto

4. Combine com as cores do ambiente

Este é um passo a ser analisado com cautela. Se há a falta de um móvel específico na sala, você deve verificar primeiro a cor do ambiente e, em seguida, decidir como a tonalidade da peça será;

Você investirá em um estilo de cor amadeirado que combine com o que deve ser apresentado às pessoas na sala de estar. Cada tonalidade dialoga com uma decoração específica e traz uma sensação única a quem fica no cômodo e observa a sua mesinha.

Para acrescentar objetos decorativos, o ideal é combinar os tons ou acrescentá-los conforme a similaridade das cores. Dessa forma, você faz com que o cômodo fique harmonioso e nada fuja do proposto, e cause estranheza.

5. Preencha espaços vazios

A mesa lateral mais alta que o sofá fica perfeita para preencher determinados espaços vagos da sua sala de estar. Coloque artigos decorativos para fazer com que ganhe mais notoriedade e ficar completo ao invés de apenas se acrescentar um móvel e deixá-lo sem nenhuma função, além de apenas ocupar espaço útil.

Se você perceber a sala com espaços vagos, a mesa lateral mais alta que o sofá é ideal. O acréscimo de toalhas decorativas e bordadas são escolhas certeiras a se fazer à sua mesinha.

O que pôr na mesa lateral?

Invista em plantas, para uma decoração biofílica. Se preferir, opte por objetos decorativos ou livros que se adéquam facilmente com o que você pretende construir. A recomendação é estudar o que colocar na mesa lateral do sofá e analisar o que não tem.

Não esqueça que itens em muita quantidade tendem a causar um aspecto de bagunça. Se a sua intenção for a de evitar o problema, tenha atenção e cuidado ao posicionar os artigos.

mesa lateral decorada com livros e plantas

Plantas

A ideia de acrescentar plantas fará total diferença, trazendo uma decoração estilosa e cheia de vida. O verde cria um contraste alegre que fica responsável por quebrar um pouco da pegada séria e fechada que os tons brancos, pretos ou cinzas tendem a criar.

No entanto, se você não sabe quais as melhores plantas para colocar em cima da sua mesinha, apresentaremos alguns modelos perfeitos para compor o cômodo. Veja:

  • Jade;
  • Orquídea;
  • Antúrio;
  • Fenestraria;
  • Echeveria;
  • Lithops;
  • Bambu-da-sorte.

São plantinhas pequenas que ocupam pouco espaço e não crescem muito e podem se tornar escolhas corretas para quem vive em apartamento ou casa pequena. Pois, dispõem de uma metragem menor, perfeitas para trazer vida e um pouco mais da natureza para dentro do ambiente.

Confira: Plantas para quarto: lista com as melhores

Objetos de decoração

Já considerou investir nas mini esculturas? Há uma diversidade de modelos de todos os tipos de tamanhos, cores e formas, que combinam com facilidade em todo tipo de cômodo e criam um dinamismo através das tonalidades. Além de serem ideais para realçar a sala e brincar um pouco mais com as cores.

Velas LED ou os modelos aromáticos e convencionais são ótimas opções para fazer com que a sala ganhe uma decoração mais romântica e sofisticada. Há muitas opções de velas disponíveis que podem combinar com o que você deseja construir.

objetos de decoração e plantas sobre a mesa lateral

Livros

Os livros não precisam ficar reservados apenas às decorações de prateleiras e estantes. Na verdade, você pode também investir mais na colocação dos livros na mesinha lateral e empilhá-los em determinadas quantidades por temas que você goste a fim de mantê-los mais próximos e mais acessíveis na hora de pegar.

Luminárias

As luminárias tendem a ser uma das maiores e principais escolhas de pessoas que querem brincar mais com o tipo da iluminação. Há estilos brancos, pretos ou coloridos que deixarão o ambiente um pouco mais cheio de tonalidades vivas e marcantes.

Primeiro defina a cor da lâmpada entre amarela e branca. A alaranjada fica responsável por criar uma atmosfera mais aconchegante e confortável, enquanto a branca traz mais intensidade à sala de estar. Se você prefere a primeira opção, saiba que ela pode contrastar melhor com o cômodo e o móvel.

Após aprender a como usar uma mesa lateral, por que não coloca as dicas em prática para ver como a sala ficará? Este é um método que visa facilitar a organização, decoração e fazer com que você entenda como dispor os objetos nos locais corretos e conforme as suas funções. Além de aproveitar melhor o espaço e acrescentar no ambiente.

Por falar nisso, aproveite para continuar entendendo sobre a decoração de interiores no nosso blog. Confira nosso post sobre como escolher o sofá ideal e aproveite as dicas!

4.5/5 - (Total de avaliações: 2)
Post Anterior

Top 5 sofás retrôs para aderir em sua decoração

Como criar uma área gourmet de forma prática

Próximo Post

Deixe um comentário