Sala preta: 11 dicas para apostar e se inspirar

A sala preta pode ser adotada em qualquer estilo de casa, com elementos e peças de diferentes tendências de decoração e arquitetura. O tom preto é visto como uma cor coringa no mundo do design, pois pode facilmente ser combinado com diferentes composições de ambientes.

As cores escuras podem ser um ponto favorável na hora de montar a decoração da sala. Também existem alguns pontos de atenção, como parecer lúgubre ou sombrio demais.

Para ter uma sala com tons escuros harmoniosa, é preciso entender alguns detalhes sobre como usar elementos a favor do seu gosto pessoal. Aproveite o nosso conteúdo e descubra como você pode se beneficiar desse recurso extremamente versátil.

1. Sala preta com contraste colorido

Para começar, vamos falar sobre uma combinação impactante: a sala em tom escuro com contraste colorido. Ele pode ser realizado de diversas formas, usando algumas cores de parede para sala, como amarelo, laranja, azul, vermelho, entre outras que, inclusive, podem ser uma composição por si só, montando um mosaico e tornando a sala um ambiente personalizado e artístico.

É possível usar todas as paredes em preto, mas com peças e elementos com cores vivas ou tons pastel. São diversos objetos, utensílios e mobílias que podem ser implementados na sala preta e trazer o que ela precisa. Veja abaixo quais são:

  • Cortinas;
  • Almofadas;
  • Sofás;
  • Tapetes;
  • Mesas;
  • Itens de decoração;
  • Eletrônicos.

Os elementos coloridos causam uma quebra de expectativa visual na sala escura e, assim, criam uma complexidade estonteante no ambiente que impacta sem ser desagradável. Certifique-se de não pecar pelo exagero e busque uma harmonia entre as cores escolhidas para contrastar com o preto.

sala preta com vários quadros na parede e almofadas amarela no sofá

2. Sala preta com quadros e pinturas P&B

Para quem não deseja perder a sobriedade que o preto entrega, uma escolha é enriquecer o contraste da sala com pinturas preto e branco. Esse tipo de composição combina com muitos estilos, e você pode usar recursos clássicos e modernos para criar uma sala única.

Existem muitas possibilidades de fazer combinação de cores na decoração, seja com pinturas artísticas, fotografias urbanas, de natureza ou paisagens. Também podem ser retratos de família, um luxo que carrega valor sentimental.

sala moderna toda preta decorada com quadro preto e branco

3. Sala preta em apartamento pequeno

A sala preta em um apartamento pequeno requer certos cuidados, principalmente por conta do ambiente. Além de pouco espaço para possíveis mobílias, enfeites e outros elementos que podem enriquecer o visual da sala, a própria cor preta pode parecer preponderante demais.

O ideal nessa situação é ter, pelo menos, alguma parede de cor neutra na decoração, como o cinza. O uso de um piso mais claro também é muito bem-vindo, ainda, aposte sempre em cortinas e tapetes mais claros que “quebram” a dominância do preto.

decoração de sala com sofá preto e parede cinza

4. Sala preta com decoração minimalista

A decoração minimalista combina bastante com um cômodo de cor preta e, claro, também cai bem com uma sala do mesmo tom. Essa decoração busca ter linhas fluídas e designs funcionais, aproveitando outros elementos que estão presentes na sala.

Nesse caso, esse elemento pode ser a estante, uma cortina e outras mobílias, talvez o próprio tom escuro do cômodo. Uma sala minimalista tem poucos elementos, mas com um grande destaque, o que abre espaço para você escolher qual objeto será o centro das atenções.

sala preta minimalista com parede branca

5. Sala preta com madeira

O chão de madeira é um componente maravilhoso e muito indicado para salas pretas. Nesses casos, vale pensar em montar uma decoração rústica e usar uma iluminação com cores quentes para tornar o ambiente mais aconchegante.

Quanto mais vibrante for a cor da madeira, brilhante e chamativa, melhor é para a composição visual do cômodo e a comunicação com o preto se torna ainda mais excepcional. Para todos os que preferem um estilo tradicional e sofisticado, a sala preta com madeira é uma das mais indicadas.

sala com parede preta e tv com mesa de madeira e planta na estante

6. Sala preta com muro tijolinho

As salas pretas podem ter uma atmosfera bem tradicional, pois as cores escuras evocam um sentimento mais maduro, até mesmo para o estilo rústico, e fazem com que visualmente a casa seja mais clássica. Esse estilo pode ganhar ares modernos quando combinado com uma parede feita de tijolinhos.

O tijolinho dentro de casa traz uma pegada muito atual e moderna. É elegante, mas tem uma forma bruta, o que contrasta bem com a sobriedade do preto. Inclusive, existem ideias acessíveis para fazer uma parede de tijolinhos e criar um ambiente cheio de memórias por você mesmo fazer parte da composição.

sala preta com porta de vidro e dois puffes coloridos

7. Sala preta com piso escuro

Quando se planeja um ambiente todo escuro, uma alternativa para garantir que o tom predomine é utilizar pisos escuros. Não necessariamente preto, mas um cinza mais escuro, tons pesados como o chumbo são opções que somam ao preto, sem contestar o seu protagonismo no ambiente.

Esse é um recurso que combina bastante com o estilo escandinavo e traz uma carga visual muito poderosa. É ideal para pessoas que preferem um ar de elegância e não buscam necessariamente um visual arrojado e moderno.

sala preta embutida com a cozinha com um lustre sofisticado no centro da mesa

8. Sala preta com lustre

Usar um belo lustre em uma sala preta é fundamental para garantir uma iluminação adequada que valoriza o ambiente. Mas não só isso, o lustre é uma peça fina e requintada que acrescenta bastante elegância para a sala escura. Há, também, várias categorias de lustres para você escolher e ter um estilo próprio.

A iluminação da sala é muito importante. Em ambientes com paredes pretas, geralmente o que combina melhor são cores de aspecto quente, como as luzes amarelas, avermelhadas e alaranjadas. Vale dizer que esse estilo de luz descansa os olhos e é ótimo para promover um ambiente acolhedor e relaxado.

uma sala de estar com um grande sofa cinza e um teto preto com um lustre pendurado

9. Sala preta com mármore

Ainda falando em ambientes elegantes e requintados, uma ótima forma de garantir que sua sala escura seja um ambiente sofisticado é apostar em peças de mármore. O mármore é uma pedra fina que pode transformar praticamente qualquer ambiente, por isso, tê-la em sua estante, mesa e até parede faz total diferença.

Existem peças de mármore que são escuras, o que contribui ainda mais para o seu estilo de sala com preto. Um ótimo jeito de aproveitar o mármore é no piso da sua sala, principalmente o preto.

piso da sala com Mármore Preto

10. Sala preta e cinza

O cinza é uma cor especial para se combinar com o preto. Embora ainda seja uma cor escura, é possível criar tons complexos com o uso dessa combinação, em especial, quando se aproveita o efeito degradê para produzir uma mistura de cores que pode iluminar ou escurecer o tom da sala.

A sala preta e cinza é uma forma “segura” de decorar a sala preta, pois independentemente do tipo de tom que escolher, a combinação sempre cai bem. Por isso, seja com móveis cinza ou outros elementos, se você não sabe exatamente o que quer, essa é uma aposta segura.

sala pequena com decoração preta e cinza

11. Sala preta e branca

A sala preta e branca é uma combinação quase perfeita. O contraste entre luz e sombra pode ser trabalhado de inúmeras maneiras e você pode produzir pontos focais com ambas as cores em um mesmo ambiente. No geral, essa combinação de cores está presente em azulejos, pisos, mármore e na pintura das paredes.

Mas é possível tornar todo o ambiente preto e branco por meio de quadros, fotos e imagens já mencionadas, sofás, tapeçaria e muito mais. É um elemento que, embora simples, permite uma série de aplicações e composições diferentes.

sala preta e branca com um sofé enorme na parede

Todos esses esquemas de tons, conjuntos e combinações para sala preta mostram o quão interessante pode ser essa cor para sua casa. Sem dúvidas, esse é um dos ambientes e uma das escolhas de tom mais interessantes para apostar e utilizar em seu dia a dia. Vale muito a pena optar por ela!

Aqui no blog, você encontra mais conteúdos que ajudam muito na decoração da sua casa. Veja nosso post sobre como usar a cor marsala na decoração!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

Quer decorar a sua varanda? Confira 9 inspirações com a Lemare

Como usar a cor creme na decoração? 8 dicas práticas

Próximo Post

Deixe um comentário